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Como o assunto pode influenciar no resultado da sua campanha de email marketing

O assunto é o primeiro contato que você terá com seu cliente e por isso, a grande oportunidade de chamar sua atenção. O objetivo da linha de assunto de uma campanha de email marketing é ser atrativo de tal modo que desperte no usuário a vontade de abrir aquela mensagem.

O assunto é o primeiro contato que você terá com seu cliente e por isso, a grande oportunidade de chamar sua atenção. O objetivo da linha de assunto de uma campanha de email marketing é ser atrativo de tal modo que desperte no usuário a vontade de abrir aquela mensagem.

Elaborar um assunto relevante para seu email marketing requer pesquisa e estratégia. Entender as necessidades e o comportamento da sua base de contatos é fundamental para o sucesso de qualquer ação. É preciso oferecer ao público o que ele quer e na hora que ele quer. Ao enviar email marketing você tem uma vantagem, essa conquista do público pode estar ao alcance de um clique!
Há pouco tempo, para garantir um bom assunto recomendávamos que os remetentes evitassem o uso de palavras que pudessem ser classificadas como Spam e isso bastava. Atualmente, com o avanço da tecnologia dos provedores e pela própria experiência dos usuários, além da escolha das palavras, é preciso estar atento a outros detalhes.
Realizar testes de uma mesma campanha com linhas de assuntos diferentes é a melhor forma de observar o que desperta maior interesse em seus usuários. O método propõe o envio da mesma peça de email marketing com assuntos diferentes para pequenas partes da sua lista, antes do envio definitivo. Com métricas das respostas é possível avaliar qual assunto gerou mais impacto. Essa é uma forma de evitar o gasto de recursos sem garantias de retorno sobre o investimento. Na All In Mail, você consegue enviar a mesma campanha com até 5 assuntos diferentes para ver qual terá a maior taxa de abertura. É o que chamamos de teste ABCDE.
Listamos aqui algumas dicas para que você construa uma linha de assunto atrativa e desperte curiosidade dos usuários.
 1.      Seja relevante – A relevância é o elemento mais importante de uma linha de assunto. Seus assinantes devem receber informações que de fato são interessantes para eles. Entender as necessidades do seu público é fundamental para que o destinatário se identifique logo que cara com sua mensagem e perceba que ao abrir o email ele vai encontrar aquilo que estava procurando.
 2.      Haja com coerência  – É claro que o principal objetivo é despertar a curiosidade dos usuários e fazer com que assim eles abram sua campanha, no entanto, de nada adianta construir um assunto chamativo, se o mesmo não refletir o conteúdo da mensagem. Isso é prejudicial para sua credibilidade. Em um primeiro momento, as pessoas podem até abrir, mais ao perceberem que foram “enganadas” passarão a rejeitar suas campanhas, podendo até classificá-las como Spam.
3.      Seja claro e objetivo – Assuntos curtos determinam uma maior taxa de abertura. Se você fizer uma chamada muito extensa, de modo que não caiba no espaço destinado, o provedor poderá corta-la de forma aleatória, muitas vezes deixando o texto sem sentido, o que gera desinteresse e desconfiança nos usuários. O ideal é que esse texto esteja entre 10 e 50 caracteres. Um bom assunto é aquele que vai direto ao ponto, ou seja, que com poucas palavras consegue revelar o objetivo da sua ação.
4.      Personalize suas mensagens – As linhas de assunto podem ser personalizadas, ou seja, você pode se comunicar diretamente com cada um dos usuários logo no primeiro contato. Ao ser chamado pelo nome, por exemplo, o usuário irá confiar em sua mensagem, pois isso demonstra que sua marca se relaciona com os consumidores e que realmente conhece suas necessidades. Essa é uma estratégia que mexe com a emoção das pessoas. Todo mundo gosta de se sentir único e de ser tratado com exclusividade. Ao amarrar o tom de sua marca junto com a emoção, você vai construir uma conexão genuína entre o seu conteúdo e seu público.
Um erro muito cometido por empresas que enviam email marketing é acreditar que se pode simplesmente “copiar e colar” trechos de mensagens criativas, com jargões conhecidos ou que estão fazendo sucesso em outras mídias e achar que isso é garantia de sucesso. Lembre-se que a internet, e principalmente o email, que tem um caráter tão pessoal, são meios com características únicas que devem ser respeitadas.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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