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Black Friday 2022: 10 dicas para ser um sucesso de vendas

O que esperar da Black Friday 2022? O evento é sempre um grande marco para compras e vendas e bastante esperado pelo varejo.  Criada nos Estados Unidos, a Black Friday chegou no Brasil em 2010 e, desde então, tornou-se uma data importante para varejistas que buscam aumentar seus lucros e liquidar estoques.

Em 2021, a data conquistou um lucro de R$5,41 bilhões no e-commerce, ou seja, 5,8% maior em relação a 2020. 

Grande parte dessas vendas na Black Friday está relacionada à ascensão digital, que vem acontecendo ao longo dos últimos anos. Os canais digitais estão se popularizando cada vez mais, estando presente no e-mail marketing, redes sociais, SMS e WhatsApp. 

Por isso, é essencial conhecer as tendências para a Black Friday 2022, prospectando ainda mais os seus consumidores. Além disso, veja também dicas imperdíveis para a época. Confira!

Tendências de venda para a Black Friday 2022

Nesse ano de estabilização no período pós isolamento e do retorno do varejo físico, é preciso estar atento às tendências da Black Friday 2022 para garantir seus resultados. 

Com os pontos de vendas físicos ativos novamente, uma ótima abordagem é investir na experiência omnichannel.

Assim como em 2021, a tendência para a Black Friday 2022 é investir no digital, porém não deixando seus pontos físicos de lado. Trabalhe a experiência do cliente on e offline!

Aqui vão algumas dicas para otimizar a experiência do usuário no digital e no físico, potencializando as chances de fidelização e conversão.

Dicas para as vendas na Black Friday 2022

1. Crie um storytelling com seus htmls

  • Primeiro, imagine que você criou regras de relacionamento para usuários inativos que (I) Não abrem suas comunicações há mais de 60 ou 90 dias; e (II) Se tornam ativos durante a Black Friday. 

Na Black Friday 2022, o ideal é que todas as comunicações durante o tempo de funcionamento das automações sigam o contexto adequado

Isso quer dizer: tome cuidado para não misturar outros temas como “aniversário da loja” ou criar campanhas gerais que não façam menção a data para toda a base, pois isso pode confundir o seu cliente e até gerar um desconforto com descontos diferentes dos anunciados.

Para que os seus e-mails não desviem seu potencial cliente dos objetivos, opte por trabalhar com o e-mail inteligente. Com ele, os anúncios se adaptarão às verdadeiras ofertas e promoções do site, ou seja, se algum produto ou valor é alterado, o e-mail automaticamente será atualizado, evitando que os seus clientes vejam uma informação desatualizada do produto. 

Para além dele, existe também a solução que chamamos de BTG. Ela  possibilita trabalhar com uma estratégia de comunicação diferente em múltiplos canais, totalmente focada em experiência! Entenda melhor com o nosso vídeo:

Lembre-se que a Black Friday 2022 será comemorada no dia 25 de novembro, mas você pode aproveitar essa data para fazer comunicações especiais por semanas ou até durante o mês inteiro. Aproveite o poder da data para alavancar suas vendas!

2. Transmita a identidade da campanha em sua arte

Provavelmente você já reconheceu uma certa campanha pela paleta de cores utilizada, não é? E com a Black Friday 2022 não deve ser diferente. A identidade da mesma é facilmente vista e compreendida em qualquer tipo de comércio, seja ele online ou offline.

Use e abuse de tons escuros e cores de alto contraste, pois além de remeter a agressividade das ofertas e preços de forte apelo, convidam o cliente a ter uma imersão total e grande proximidade da campanha em sua navegação.

Apresente também os descontos de forma clara e com maior evidência. Afinal, seus consumidores estão em busca da melhor oportunidade para garantir seus produtos e, por isso, vale a pena destacar porcentagens altamente atrativas.

3. Garanta a funcionalidade e usabilidade do seu ambiente

Ilustração de uma pessoa navegando em um site com boa navegabilidade

Durante a Black Friday 2022, invista no seu site e na experiência do usuário.

Antes mesmo da Black Friday 2022, garanta que seu site esteja desenvolvido de forma correta. Sem dúvidas, este é um fator primordial para as boas vendas, uma vez que os consumidores procuram por praticidade e agilidade. Por isso:

  • Tenha absoluta certeza da funcionalidade do HTML nos principais provedores, evitando quebras e bugs indesejáveis. Ainda que você possua automações qualificadas para evitar esse tipo de problema, pense na possibilidade do acontecimento, por isso, personalize também a página error 404, por exemplo.
  • Equilibre a quantidade de textos e imagens dentro do HTML, pois além de assegurar uma melhor entregabilidade, irá facilitar o carregamento do conteúdo em conexões mais lentas.
  • Utilize o atributo alt text nas imagens, com intuito de descrevê-las em texto caso estejam bloqueadas ou que não sejam baixadas. Além disso, essa ferramenta também auxilia na acessibilidade para os usuários deficientes visuais.
  • Invista no mobile! 71 milhões de brasileiros acessam a internet apenas pelo celular, 49% de todos os emails são abertos em dispositivos móveis (IBM, 2018), e, em 2019, as compras via mobile representaram 55% dos pedidos durante a Black Friday.

4. Imagens e links: o casamento perfeito

De nada adianta ter um HTML incrível, com o padrão da sua marca, imagens e textos alinhados e em destaque, sem links. Para aumentar o tráfego na sua loja e converter mais, é fundamental que todas as imagens tenham um link de direcionamento

Além disso, antes da data da Black Friday 2022, é preciso cuidar do tagueamento correto dos links escolhidos. Dessa forma, você poderá atribuir corretamente seus acessos no Analytics, identificando os canais e banners que mais geraram conversões, seja direta ou indiretamente. Para isso, uma estratégia pode ser o uso de UTMs.

Ilustração de uma mulher com um carrinho de compras da Black Friday 2022

Algumas estratégias e gatilhos mentais podem impulsionar suas vendas na Black Friday 2022.

5. Traga a sensação de tempo limitado

Estima-se que 60% dos consumidores realizam compras impulsivas, estimulados pelos gatilhos mentais de neuromarketing, alguns exemplos são os de escassez e urgência. Uma dica é apostar nesses gatilhos a fim de atingir sua meta de vendas. 

O primeiro gatilho de escassez mostra quantos itens estão disponíveis em estoque, o que pode gerar um impulso maior para aquisição do item. Frases como “restam apenas X unidades” são excelentes para provocar essa sensação. 

Já o de urgência, cria o feeling de tempo limitado. Por exemplo:

  • “Somente 24h”;
  • “Só hoje”;
  • “Você tem 2 horas”;
  • Cronômetro com quantas horas, minutos e segundos restam até o fim da promoção.

Essas frases são bastante relevantes para estimular as compras e aumentar seu faturamento na Black Friday 2022. Porém, vale o alerta: cuide para que o incentivo não se torne ansiedade, ou seja, avise que é somente 24h, mas que nesse tempo você estará 100% presente em todo o processo de venda.

 6. Conheça os itens mais vendidos 

Pesquisas indicam que os interesses variam de acordo com a faixa etária:

  • O público de 19 a 45, está passando mais tempo em casa, portanto, estão procurando por objetos que auxiliam na harmonização e organização do ambiente, como móveis. 
  • Já o público 45+, por ter uma vida mais estruturada e impulsionados pela aceleração da transformação digital, devem dar mais atenção para os artigos de informática e eletrônicos. 

No entanto, segundo uma pesquisa da All in, em geral, eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e acessórios  possuem o maior interesse de compras, entre 2019 e 2021.

7. Atendimento e suporte ao cliente antes e pós-venda

A Black Friday também é conhecida pelas reclamações. Em 2019, segundo o Reclame Aqui, o número chegou a 4.800 queixas no período de 2 dias.  Em 2020, as reclamações foram ainda mais expressivas.

Para evitar esse tipo de feedback, é fundamental atribuir atenção redobrada no setor de atendimento, principalmente depois da Black Friday, no pós-venda, que também é conhecido por ser carente de cuidados.

Portanto, invista em atendimento, dê suporte aos seus clientes, ajude, ouça-os e sempre foque na solução. Nessa etapa, é fundamental que o time de atendimento tenha autonomia e dados sobre os leads, para tomar decisões, ajudar e acolher o consumidor de forma assertiva.

Ilustração de uma pessoa efetuando uma compra com ajuda de uma atendente online, pelo computador, na Black Friday 2022

Um bom atendimento pode ajudar seu negócio na fidelização!

Para isso, você pode investir em mais pessoas na sua equipe de resolução de problemas ou optar por ajuda de tecnológias humanizadas, que otimizem o processo, mas não deixam de focar na experiência da jornada de consumo. 

Esteja preparado para atender os consumidores na Black Friday 2022, além da otimização do atendimento, ofereça ações personalizadas

Sendo assim, é importante:

  • Conferir o histórico de compras do usuário, oferecendo produtos que chamem sua atenção;
  • Ficar de olho na lista de favoritos e nos produtos mais navegados
  • Localizar abandono de carrinhos, avisando sobre uma nova informação sobre o produto em questão;
  • Garantir um pós-venda de qualidade, por meio de gatilhos em multicanais, como e-mail marketing, Mobile Pus, Web Push, SMS e claro, foco no atendimento.

Aqui, novamente o BTG pode ser uma solução estratégica e criativa para sua empresa! 

8. Otimize o frete e facilite o pagamento

As vendas da Black Friday 2022 podem ser a porta de entrada para o consumidor conhecer a sua marca, sendo esse o momento ideal para se conectar e fidelizar leads.

Ainda em nossa pesquisa de dados históricos de Black Friday, em 2021 56% dos consumidores deixaram de efetuar uma compra pelo alto valor de frete e 46% não comprou por falta de confiança na loja. Assim, trabalhe suas ofertas de frete e a transparência e confiabilidade do seu negócio.

Além disso, ofereça cuidados, facilidade, otimização e praticidade! Considerando que você já adotou as estratégias anteriores, depois da Black Friday, o pós-venda “fecha com chave de ouro” a venda realizada no dia do evento.

Outra dica é otimizar todo o processo de compra. Formulários muito extensos ou compras trabalhosas podem gerar muito abandono de carrinho!

Por fim, com a entrega o cuidado também é redobrado. Além do prazo precisar ser extremamente claro, é preciso atenção na forma que você entrega o produto ao seu cliente. Nossas pesquisas da Black Friday 2020 mostram que a entrega é um ponto delicado da jornada de compra, sendo decisiva para a conversão de 34% dos leads, que desistem de comprar mesmo diante de uma boa oferta. 

Opte por meios de entrega que sejam vantajosos para ambos: viável financeiramente para a empresa e que também entregue os produtos com o cuidado que o cliente espera. 

E se não for possível abaixar o valor do frete, pense em estratégias de cashback ou cupons de desconto, algo que faça o cliente entender que você está interessado em proporcionar maior comodidade.

Não esqueça, esse pode ser o início de um relacionamento duradouro, por isso, é fundamental que todo o processo de compra seja feito com excelência.

Ilustração de uma atendente dando suporte online ao comprador

O período pós-venda é tão importante quanto os lucros conquistados. Na Black Friday 2022, certifique-se de dar todo o suporte aos seus clientes!

 9. Recorra a soluções digitais

Confira algumas opções bastante viáveis para o seu negócio:

E-mail marketing

Segundo um estudo divulgado pela DMA em 2019, para cada R$ 5,25 gasto em email marketing, é possível esperar um retorno médio de R$ 221,61. Além disso, a taxa média de abertura de um email de boas-vindas é de 82%, segundo pesquisa realizada pelo GetResponse em 2017. 

Para implementar ainda mais recursos no e-mail, relatórios mostram que incluir vídeos pode aumentar as taxas de cliques em 300%.

Históricos de vendas

É fundamental saber quais são os interesses dos seus clientes, reconhecendo o que já compraram, quais os produtos que visitam em seu site e se já abandonaram o carrinho.

Todas essas informações são essenciais para montar o planejamento de vendas para a Black Friday 2022, pois, sabendo o que os usuários procuram, é muito mais fácil realizar promoções e comunicações assertivas.

Vitrines organizadas

Principalmente no dia da Black Friday 2022, que costuma proporcionar uma quantidade exorbitante de anúncios, os consumidores buscam facilidade e otimização. Portanto, organize seus produtos e crie categorias mais relevantes.

10. Dica que só a All in conta

Conheça a jornada do consumidor e seja omnichannel 

Não adianta criar uma super estratégia de vendas para a Black Friday 2022 e não conhecer o seu consumidor, certo? Considerar os dados do seu público de forma analítica pode não apenas facilitar a escolha da estratégia de vendas, mas também torná-la mais assertiva. 

Por exemplo: de acordo com nossas pesquisas sobre a Black Friday 2020, 48% dos leads baseiam-se em bons prazos de entrega na hora de efetivar a conversão. Ou seja, quase metade dos consumidores valorizam a experiência da entrega. Ao investir em estratégias omnichannel você tem a chance de cobrir justamente estas possíveis lacunas na relação entre sua marca e seus clientes. 

No omnichannel a experiência do consumidor é o foco. Ao integrar o online e offline, o cliente pode ter a escolha sobre a forma de entrega que melhor se adeque às suas necessidades — a retirada na loja, para quem precisa de algo mais imediato e não pode esperar, por exemplo. 

Mas não se engane. Omnicanalidade não se resume em pick up store. Trata-se de trabalhar de forma integrada, de modo que você possa oferecer o melhor para o seu cliente, independentemente de onde ele esteja, se na loja do shopping ou no app. 

Você recebeu aqui dicas para potencializar a divulgação e todo processo de venda na Black Friday 2022, portanto, invista no digital e prepare-se para essa importante data e os frutos que ela pode trazer à sua marca.

Gostou do conteúdo? Você pode encontrar muitas dicas de marketing inteligente – e para a Black Friday! – em nosso blog. Além disso, não deixe de conhecer nossas soluções para seu negócio.

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Tags: Última modificação: 25 de novembro de 2022
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