Escrito por 17:15 E-mail Marketing, Estratégias

5 dicas básicas para sua empresa não levar um tombo nas comunicações

Fazer uma comunicação efetiva em todos os canais e mensurar o engajamento do seu consumidor nos pontos de contato ainda é um desafio para pequenas e grandes empresas. E claro, quando sua marca está em evidência ou é conhecida por um número muito grande de pessoas, maior ainda é a cobrança de uma comunicação transparente e útil para o cliente.

É por conta dessa cobrança – que vem dos próprios consumidores – que as algumas marcas estão deixando de olhar apenas para a análise de KPIs mais conhecidos e dando lugar à real preocupação com o engajamento, ou seja, com a interação dos clientes em todos os canais como telefone, redes sociais ou e-mail.

Veja abaixo algumas dicas simples para sua empresa não levar um tombo nas suas comunicações:

  • Nem todos os clientes querem falar com você

Quando falamos em Marketing de Relacionamento, a regra é clara: Nem todos os clientes querem falar com você. Ou seja, ao invés de falar da mesma forma com toda a sua base de contato, vale à pena segmentar seus clientes mais engajados e dedicar mais tempo na criação de uma estratégia de comunicação rica para esse cluster. Uma vez separados, você pode tentar outro tipo de abordagem com os usuários inativos da sua base, como mensagens de “Estamos com saudades”, cupons de descontos e outras ações.  

  • Cuidado com a blacklist

Será que vale correr o risco de entrar para a blacklist só para tentar fazer um cliente acessar seu e-commerce ou comprar algum item? Se você acha que sim, tome cuidado! Falar com clientes que não deram autorização para receber e-mails da sua marca pode custar sua reputação nos provedores, prejudicando o envio de comunicações para os clientes da sua base. O mesmo acontece quando você insiste em enviar mensagens para quem já deu opt-out na sua lista. Esse cliente pode ficar bem chateado e denunciar você como spam. Afinal, ele deixou claro que não quer falar com você, né?

  • Invista no cadastro progressivo

Já pensou em criar formulários de cadastro progressivo para usuários da sua base? Dessa forma, você pode usar as informações coletadas para entender melhor o perfil do seu público. Para criar um bom formulário, primeiro você precisa pensar no que deseja saber. Se você tem um e-commerce de roupas e calçados, por exemplo, que tal tentar descobrir looks preferidos, cores e tamanhos dos seus clientes? Dessa forma, poderá segmentar os usuários que tiveram o mesmo padrão de respostas e enviar comunicações mais personalizadas.

  • Crie uma estratégia para os seus envios

O e-mail marketing ou qualquer outro canal de comunicação, só será realmente efetivo para sua empresa, se você tiver uma sólida estratégia como base. Ou seja, não adianta investir dinheiro e tempo para enviar campanhas uma vez ou outra e não ter recorrência na sua comunicação. Uma boa estratégia passa por todo o ciclo de vida do cliente, que vai desde o conhecimento da sua marca, a aquisição do serviço ou produto, até a parte que ele deixa de comprar com você. A Amazon faz isso com perfeição. Afinal, se você experimentar comprar um berço ou brinquedo para seu bebê hoje, você vai notar que a marca “acompanhará” o crescimento do seu filho, enviando ano após ano outras opções de brinquedos, roupas e utensílios de acordo com a idade que ele possui. Incrível né?

  • Crie um padrão visual para seus e-mails e fique atento ao conteúdo

Lembre-se que todos seus e-mails precisam ter um mesmo padrão visual. Evite usar layouts poluídos e que não remetam à sua loja virtual. O cliente tem que se sentir “navegando” no seu e-commerce, tendo uma navegação e clara visão dos produtos ou serviços que você está oferecendo. Outra dica é ficar atento ao conteúdo das mensagens. Enviar só e-mails de promoções não engaja alguém por muito tempo! Foque em dicas de pós-compra, sugestões de compras em datas comemorativas e conteúdo para os seus clientes.

Gostou dessas dicas? Continue navegando no blog da All iN para ler outros textos e tornar as suas campanhas de marketing cada vez mais efetivas.

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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