Visão única do cliente: como a Yeesco triplicou o faturamento e aumentou o engajamento

Experience

A empresa nasceu no varejo físico lá em 2014 como Y&C, mas teve que dar uma guinada de 180º em 2020, quando viu as lojas fechadas e seu público em isolamento – e lançou a plataforma de estilo digital: a YEESCO.com.br.

Desafios e estratégias

Os desafios eram muitos: precisavam formar um time especializado para operar o digital, investir nos canais de comunicação e criar uma base de contatos — que até então contava apenas com os clientes das lojas físicas. 

Ao mesmo tempo em que conquistar clientes novos era central para o negócio, o desafio também estava em comunicar a transição da marca para os clientes antigos que tinham o hábito de compras nas lojas físicas, além de mostrar a evolução da marca para Yeesco. 

O objetivo então era migrar o público para o online, conquistar novos clientes e evoluir a marca para a nova estrutura, tudo ao mesmo tempo. É aí que a Wake Experience entra, como uma ferramenta integrada que dá uma visão única do cliente e permite que empresa use dados para se relacionar com seus consumidores e gerar acionáveis em todas as etapas da jornada de compra. Assim a Yeesco foi só crescimento, continue para ver os detalhes!

Depois, passar a tratar a base de clientes engajados com personalização e atendimento, explicando como comprar online através da tabela de medidas e outros detalhes, apresentando as novas marcas que integravam a plataforma Yeesco, depois comunicando os preços promocionais e eventos, como a campanha especial “Black de Inverno”, que trouxe super promoções para o público. Tudo isso com a ajuda de anúncios nas redes sociais, mas principalmente do email marketing, push e pop-ups.

Essa integração facilitou muito essa questão de emails e SMS também, para conseguir ter uma entregabilidade maior e conseguir trazer essa galera [clientes] para dentro, fazer com que elas se tornem mais engajadas.”

Mateus Souza

Canais Digitais da Yeesco

Resultados: A estratégia digital que deu certo

Além de um site e um time completo, a visão única dos clientes, isto é, uma visão completa das bases, proporcionada pela integração de Wake Experience, trouxe para a Yeesco maior entregabilidade das comunicações e possibilitou que os clientes engajassem mais em suas campanhas. O resultado? Mais visualizações, cliques e respostas diretas ao e-mail.

A marca aprendeu a interagir com os clientes de forma personalizada, resultado de um trabalho minucioso de aquecimento de base e depois de uma estratégia de segmentação de 30, 60 e 90 dias, além de entender outros conteúdos que os consumidores querem ler

Outra vantagem da parceria é que ficou ainda mais fácil cadastrar leads, ter contato direto via e-mail com os clientes e entender o comportamento dos consumidores, garantindo essas comunicações direcionadas. O que resultou em um tempo mais organizado para o time efetuar as demais tarefas internas, além de ótimos resultados de engajamento, que inclusive, cresceram 16% na média entre o período antes e depois da adoção da visão única do cliente (de abril a maio x de junho a agosto).

“Quando a gente fechou as lojas físicas e ficou somente no online ainda tinha gente que vinha procurando a Y&C, se não iriamos mais abrir as lojas, falando que não queriam comprar no site, que queriam comprar na loja física. Então o email serviu muito para isso, a gente ficou muito surpreso com os resultados que vieram desde o início, tanto em taxa de abertura, quanto em taxa de clique, assim como faturamento e a conversão.” – Mateus Souza – Canais Digitais da Yeesco

E não parou por aí! Os pop ups também tiveram mais cliques, assim como as SMS, que antes nunca tinham sido usadas e foram bem aceitas pelo público e também trouxeram resultados gratificantes, principalmente em meio aos eventos de queima de estoque. 

Além da fidelização de clientes, com toda essa estratégia, o faturamento aumentou em 200% de junho a agosto, comparado a março, abril e maio de 2021. 

O cadastro de uma base altamente qualificada e compreensão do comportamento do cliente, aliada ao algoritmo de recomendações inteligentes e a entregabilidade de comunicações pela plataforma, resultaram em uma comunicação mais personalizada e consequentemente na maior satisfação e fidelização do cliente.