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Você trabalha com canais integrados?

Já falamos algumas vezes da importância de seguir as boas práticas de e-mail marketing e demos dicas de como manter boa a reputação do seu IP para que seus e-mails não caiam na caixa de SPAM.

Mas isso não é tudo, o conteúdo do seu e-mail deve ser pensado e direcionado para o público certo. De nada adianta chegar na caixa de entrada do seu cliente, se ele não se interessar pela sua mensagem.

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As suas campanhas de e-mail marketing devem ser cada vez menos genéricas e utilizar cada vez mais informações baseadas no comportamento do seu usuário. Jamais se esqueça que por trás de cada endereço eletrônico, existe uma pessoa real e que ela carrega experiências e preferências, o que acaba fazendo com que cada um deles tenha interesses diferentes em sua marca, bem como seus momentos de compra e interação sejam únicos.

Saber identificar essas informações e usá-las no planejamento das suas campanhas é o segredo para se diferenciar dos seus concorrentes e alavancar as conversões de e-mail marketing.

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Você pode integrar o SMS em suas campanhas de e-mail marketing e potencializar ainda mais a sua estratégia, mas é preciso ter muito cuidado, o cliente precisa ser opt-in não apenas em sua base de e-mails, mas também precisa ter optado por receber seus contatos via celular, não queremos que ele se indisponha com sua marca e a marque como SPAM.

Confira três dicas de como trabalhar com esses canais integrados:

Fuja do Spam

Assim como o e-mail marketing, o SMS é um canal de relacionamento, porém sua taxa de abertura costuma ser bem maior, chegando a 95%, uma vez que a mensagem chega direto na tela dos usuários. Por ser um canal tão pessoal, é importante ter muita cautela com a recorrência de envios, já que qualquer impacto negativo em SMS poderá refletir, também, na imagem da sua marca por e-mail ou até mesmo afastar totalmente o cliente da sua empresa.

Como falamos acima, o cliente precisa aceitar receber comunicações via SMS e o ideal é que não seja junto com o opt-in de e-mail marketing, você pode perder leads que estejam interessados em apenas um dos canais pela obrigatoriedade de aceitar os dois.

Foque na experiência

Já falamos da alta taxa de abertura de SMS que é grande vantagem da comunicação por esse meio para empresas. Mas como fazer para que o cliente não se sinta invadido e enxergue vantagens em receber suas mensagens? Faça com que a comunicação seja pessoal.

Ainda mais importante do que uma comunicação personalizada de acordo com as preferências e experiências do usuário via e-mail, é utilizar esses recursos no SMS. Trabalhe o máximo possível as informações de navegação e compra e, sempre que puder, chame-o pelo nome.

Outro ponto importante é o tempo. Utilize esse fator a seu favor! Faça testes e conheça o comportamento do seu cliente, entenda os horários que ele prefere um e-mail ou um SMS, e quantas vezes por dia, semana, mês ou ano, ele está aberto para este tipo de comunicação. As vezes ele aceita receber apenas SMS de relacionamento e repudia ofertas de produtos nesse canal, nesse caso, programe SMS de aniversário, natal ou outras datas comemorativas, mantenha a sua marca presente, mas não seja inconveniente!

Integre sempre que possível

Procure sempre identificar em seu mailing quem são os clientes opt-ins nos dois canais e planeje comunicações diferenciadas para esse público.

Mesmo que um canal esteja complementando o outro, é importante entender que a linguagem de cada um deve ser única e apropriada, porém sem deixar que a campanha seja desconexa, o cliente precisa identificar que a mesma marca que fala com ele por e-mail, está falando com ele via SMS. A prática menos efetiva quando se tem canais integrados é replicar a mesma comunicação em canais diferentes. Adapte sempre!

Você também pode usar o SMS como uma alternativa ao e-mail. Explore esse canal para reativação, por exemplo. Não é por que o seu cliente não interage com seus e-mails que ele não se interessa pela sua marca. Se ele é opt-in de SMS também, mostre que está com saudades e mande uma mensagem.

Utilizar o SMS como complemento para as suas campanhas de e-mail marketing, pode ser um grande potencial para aumentar a sua performance. Trate sua base de forma personalizada e única. Construa estratégias consistentes que respeitem sempre as naturezas de cada canal.

Entregar a mensagem certa, no momento certo e no lugar certo, é o segredo para o sucesso.

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