Você sabe identificar se o seu cliente está gostando das suas comunicações? - All iN

Você sabe identificar se o seu cliente está gostando das suas comunicações?

Qualquer ação de marketing deve ser muito bem avaliada e os resultados precisam ser acompanhados diariamente, pois o comportamento das pessoas mudam a todo momento, uma ação que foi sucesso ontem, hoje pode ter caído no desgosto do cliente.

Pensando nisso, listamos os principais indicadores de e-mail marketing que você precisa acompanhar para saber se as suas comunicações estão agradando o público alvo.

Taxa de Abertura

É esse relatório que vai te dar a primeira dica se o seu conteúdo está de fato agradando o seu cliente. De nada adianta fazer um esforço para que seu IP tenha boa reputação e entregue nas caixas de entrada dos ISPs se o destinatário não se interessar pelo conteúdo.

Não existe uma taxa ideal de abertura de e-mails, cada segmento no mercado se comporta de maneira diferente. O aconselhável é que você acompanhe seus primeiros envios e trace metas para aumentar cada vez mais os números, mas seja real e não coloque números abusivos.

Geralmente, a característica que causa mais impacto nessa métrica é o assunto do e-mail, quanto mais curto e objetivo, mais assertivo você será para conquistar o cliente.

Taxa de Clique

Se você já acompanha a Taxa de Abertura das suas campanhas de e-mail marketing e já tem ações planejadas para alavancar esse dado, é hora de olhar para a Taxa de Cliques. Afinal, seu e-mail chegou na caixa de entrada, o seu cliente se interessou pelo seu assunto, mas não clicou no seu e-mail. Esse cenário geralmente indica que ou o conteúdo não condiz com o assunto que você enviou e o cliente se frustrou ao abrir o e-mail, ou o seu call to action precisa ser redesenhado.

Claro que muitas vezes a oferta no e-mail tem grande relevância para que aconteça o clique, mas, se você estiver usando os gatilhos comportamentais para personalizar a sua comunicação, dificilmente esse será o problema da sua comunicação.

Taxa de Descadastro ou Opt-out

Esse é o momento que você precisa evitar! Quando um cliente pede para sair do seu mailing, quer dizer que sua comunicação não é mais bem-vinda e agora ficou muito mais caro e difícil reconquistá-lo.

Essa taxa deve ser acompanhada de perto e, qualquer sinal de aumento significativo, pare tudo e mude a sua estratégia.

Taxa de Report Spam

Alguns ISPs te informam como está a taxa de report spam do seu domínio e esse pode ser um dado importante para evitar que o seu cliente solicite o descadastro.

Caso esse número esteja aumentando, quer dizer que a sua comunicação não está personalizada e o seu cliente não está se interessando. Reveja as suas regras e estratégias de envios.

Se quiser mais dicas de como montar um relatório de e-mail marketing efetivo, confira as 7 dicas que listamos para você.

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