Você está preparado para 2016? - All iN

Você está preparado para 2016?

É difícil adivinhar como o consumidor vai se comportar e quais serão suas exigências para com o mercado no ano que está por vir. No entanto, é possível analisar o quanto o Marketing evoluiu neste ano e entender quais serão as tendências que dominarão o Marketing Digital durante 2016.

Vimos em 2015 as campanhas e conteúdos ficando cada vez mais personalizados e baseados no comportamento online do cliente. Termos como Behavioral, Comunicação Integrada, Inbound Marketing, Conteúdo, Personalização, Automatização e Omni Channel, foram ficando mais populares e, por isso, acreditamos que para 2016, o foco do Marketing deverá ser voltado para eles.

Os usuários procuram por uma experiência digital personalizada e, para isso, as marcas começaram a usar estrategicamente ferramentas sofisticadas para planejamento e controle das campanhas digitais, afim de integrar todos os canais e entregar uma experiência única, personalizada e pessoal para os clientes.

Pensando em tudo isso e em como podemos facilitar o seu dia a dia, listamos algumas dicas, tendências e predições para você ficar de olho em 2016 e não ficar para trás.

1. CONTEÚDO CONTEÚDO E MAIS CONTEÚDO

Ser mais uma empresa que presta um determinado tipo de serviço ou oferece certo produto, já não é mais um diferencial, a concorrência hoje em dia é tão grande e tão acirrada que até a qualidade do que é oferecido é muitas vezes muito parecido. Sabe-se que 74% dos internautas ficam frustrados quando entram em um site e não encontra conteúdo que estejam relacionados com seus interesses.

Mediante esse cenário, como o cliente faz para escolher entre uma marca e outra?

O segredo é o conteúdo que você entrega. Mais do que o segredo para uma boa estratégia de Inbound Marketing, o conteúdo ajuda na hora que construir o posicionamento digital da marca, bem como gera confiança em quem consome a marca. Empresas que possuem um canal informativo geram até 67% mais oportunidades de venda.

Mas não é só o conteúdo informativo que trará benefícios em 2016, trabalhar a comunicação visual será mais importante do que a otimização das palavras chaves. Isso por quê, devido atualizações nos algoritmos do Google, os motores de busca estão utilizando o sistema Dwell Time, que é a combinação do tempo que o internauta fica na página e da quantidade de cliques que ele da no site. Sabendo que imagens, infográficos e animações são mais chamativos, utilizar esses artifícios pode ser muito bom para o SEO do seu site.

2. INTEGRAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO

Antigamente, as empresas não tinham a preocupação em conhecer o comportamento do seu cliente e, muito menos, se preocupava em ter uma comunicação padrão e linear em todos os meios de comunicação. Hoje em dia isso mudou, e a companhia que não acompanhar essa evolução, estará abrindo espaço para que a concorrência conquiste os seus clientes.

Com a evolução dos conceitos e estratégias de marketing, ferramentas para planejar, aplicar e controlar cada ação de marketing foram surgindo e se tornando essenciais, mas é importante que essas ferramentas sejam capazes de conversarem entre si e te deem uma visão 360º do seu negócio e do comportamento do seu cliente.

Junto com a integração dessas ferramentas, veio o conceito de Automatização, que permite que você programe envios de e-mail marketing, posts em redes sociais, envios de SMS, entre outros, baseados no comportamento do usuário, permitindo que você saiba quando ele está mais propenso a ver a sua mensagem e, consequentemente, convertendo muito mais.

3. MOBILE

Não é de hoje que se fala em Mobile, nós já sabemos, mas é sempre bom lembrar dele quando falamos do que é importante para o Marketing.

O Mobile já não é uma tendência, é uma realidade! Pense e planeje em Mobile, antes de Desktop.

4. PERSONALIZAÇÃO

A regra de ouro para encantar os clientes é a personalização. As marcas que oferecem experiências únicas e fazem com que os clientes se sintam especiais, estão um passo à frente para conquistar a preferência dos consumidores.

Mas esse trabalho não pode ser feito apenas na hora da conquista, precisa ser perene e perceptível durante todo o relacionamento que a empresa tiver com o cliente.

Acompanhar o comportamento dos usuários para prever e anteder as suas necessidades, antes mesmo que eles a percebam, é algo que as empresas estão cada vez mais empenhadas em fazer. O Marketing é responsável por criar desejos.

Por isso a segmentação é tão importante hoje em dia. É importante saber quais informações você precisa, onde encontrá-las e como usá-las para que as suas ações sejam mais assertivas e, como consequência, o seu ROI (return on investment) ainda mais.

As tecnologias Wearable (vestíveis) estão ficando mais populares e serão importantes fontes de informação sobre o comportamento dos usuários para segmentações. A estimativa é que este tipo de device chegue a uma taxa de adoção de até 28% em 2016.

5. FAÇA O QUE FOR, SEJA MULTICANAL!

Aproveitar todos os momentos que o seu cliente estiver apto a receber a sua comunicação é o ideal. Por isso é importante que, na hora de fazer as estratégias das suas campanhas de Marketing, você pense em todos os canais (e-mail marketing, social, mobile, publicidade) e utilize as informações que você coletou em todos os canais para dar uniformidade às suas comunicações.

E aí, está pronto para 2016?

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