Escrito por 11:46 Cases

Veja como a Marisa cresceu 38% no volume de cliques!

Embora a tecnologia passe por constantes mudanças e transformações, o e-mail marketing continua sendo uma grande ferramenta de conversão e apoio das empresas para a construção de um relacionamento com o cliente e consequente aumento nas vendas.

Segundo pesquisa realizada pela E-mail Marketing Trends, mais de 95% dos brasileiros acessam diariamente o e-mail, o que facilita a divulgação através desse canal. Porém, embora os números sejam otimistas, os maiores desafios enfrentados pelas empresas tem sido o de engajar os seus consumidores, dado que apenas 14% dos e-mails são efetivamente lidos.

A Marisa, grande rede de lojas de departamento, tinha como meta aumentar a base de clientes engajados no canal e-mail, pois as taxas de abertura e clique estavam diminuindo. Com isso, as vendas desta origem não estavam entregando o resultado desejado.

Sabendo da necessidade de oferecer uma boa experiência para os seus clientes e melhorar a saúde da sua base, a Marisa iniciou uma parceria com a área de Estratégias e Operações da All iN Marketing Cloud, plataforma brasileira de relacionamento digital, em fevereiro desse ano. O objetivo principal era analisar o comportamento do mailing e implementar ações que impulsionassem as principais métricas, tornando as campanhas mais competitivas.

“Buscamos uma plataforma que nos auxiliasse e nos desse condições de realizar ajustes em nossos e-mails, além de realizar de forma mais assertiva a segmentação de nossas bases. O objetivo era potencializar os resultados, tornando nossas ações mais efetivas e com conteúdo relevante para cada perfil de cliente. Então, a All iN foi fundamental na condução desse processo.”, comenta Renata Koketu, coordenadora de CRM da Marisa.

A estratégia de envios segmentados por IPs

O primeiro passo foi centralizar os esforços em três principais atividades: a melhoria de reputação do domínio e dos IPs utilizados, aumento na base de engajados e reativação de base. Dessa forma, foi possível atingir o objetivo com um custo menor, apostando na reconquista de usuários inativos, ao invés de investir nos novos.

Na estratégia, a All iN unificou clientes com comportamentos parecidos e decidiu selecionar diferentes IPs para cada grupo, destinando os mais aquecidos para usuários que mais abriam as comunicações. “Vimos que estávamos com queda nos usuários engajados do canal há alguns meses e passamos a segmentar a base de uma maneira mais inteligente, utilizando dados de abertura, clique e comportamento no site.”, revela Dayane Vianna, coordenadora da área de Estratégias e Operações da All iN.

O novo direcionamento rendeu à Marisa um crescimento de 38% no volume da base de cliques, 27% de aumento no volume da base de abertura, sem contar com novos usuários entrantes na lista. “Acompanhamos a evolução da base e das conversões semanalmente e vimos uma grande evolução na conta”, finaliza Dayane.

Outra estratégia para reengajamento foi feita para a base de inativos (usuários que não abrem
e-mails durante determinado período) usando uma campanha com clique único e no formato de texto. Dessa forma, a comunicação se tornou mais direcionada, com tom mais pessoal e personalizado.

As melhorias foram consideradas muito positivas pela área de CRM, comenta Renata: “Tivemos uma melhora significativa em nossas bases, podendo tomar decisões estratégicas com mais segurança em nossas campanhas”.

A empresa pretende continuar utilizando a plataforma para envio dos seus e-mails e realizando estratégias de segmentação: “Nosso objetivo é conseguir atingir de maneira assertiva nossos clientes, para que eles sintam confiança e enxerguem valor nos produtos e serviços que oferecemos. Esse é o ponto principal. Esperamos continuar com a All iN nessa experiência de sucesso”, finaliza Renata.

Sobre a Marisa

Com mais de 60 anos de experiência, conhecendo e acompanhando as necessidades do público-alvo da Companhia, a Marisa construiu uma relação de cumplicidade e intimidade com a mulher brasileira. A marca “Marisa”, associada ao reconhecido slogan “De Mulher pra Mulher”, possui forte reputação com o público feminino e uma identificação com os desejos e necessidades de seu público-alvo, que a Companhia acredita ser única no mercado brasileiro. Saiba mais em https://www.marisa.com.br/

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Última modificação: 7 de julho de 2022
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