Shop.Org 2015 explora tendências e apresenta uma visão otimista para o futuro. Parte 01 - All iN

Shop.Org 2015 explora tendências e apresenta uma visão otimista para o futuro. Parte 01

O Shop.Org Digital Summit é com certeza um dos principais eventos com escala global para o público varejista. Este ano, o evento de dois dias aconteceu na Filadélfia e apresentou uma série de insights e experiências que foram compartilhadas e debatidas em tempo real em mais de 60 sessões no Pennsylvania Convention Center.

Nossos executivos foram até lá e trouxeram os hot topics para dividir com vocês, desde inovação e mobile commerce, até aquisição de clientes e convergência de canais.

Acompanhem os próximos posts que falaremos sobre todos eles em uma mini-série com três postagens.

Neste primeiro texto, abordaremos o Digital Retail.

The Next Generation of Digital Retail

Figurinha já carimbada do Shop.Org, Sucharita Mulpuru da Forrester, foi responsável pela abertura do evento e aproveitou para compartilhar seus conhecimentos sobre e-commerce de forma rápida e muito objetiva, abordando temas como;

– Mobilidade no topo da lista dos varejistas;

– Content e Engage;

– A importância do varejo básico;

– Especial and Seasonal Date, relevância e preços altos;

Durante toda sua apresentação, Sucharita enfatizou o Mobile como principal canal de comunicação a ser explorado, seguido de Omnichannel e Marketing. O Mobile é pelo 2º ano seguido o primeiro lugar no ranking de prioridades para online merchants, e ainda sofre com os mesmos problemas de usabilidade, fator extremamente importante para conversão das vendas na web.

Outro ponto importante é a grande influência do Mobile durante o processo de compra no off-line, conhecida como Webrooming. A tendência diz respeito ao hábito que os consumidores tem de pesquisar online enquanto estão comprando nas lojas físicas, seja para comparar preços de dois canais da mesma marca ou encontrar um desconto frente a um preço concorrente menor. De acordo com Sucharita, o número de compras feitas nesse formato já é superior à venda on-line no próprio mobile.

Após esta rápida abertura, o CEO da QVC, Mike George falou sobre a próxima geração do varejo e as principais práticas e tendências adotadas pela empresa, com especial atenção para:

– Criação de relevância durante a jornada do seu cliente;

– Mais do que informação: as estórias que inspiram;

– Mais que serviço: Experiência

– Mais que Social: pessoas;

shoporg-hottopics

De uma forma geral, o recado inicial do Shop.Org foi repetido durante todo o evento, onde conteúdo, personalização, experiências e pessoas ganham destaque especial em qualquer boa estratégia de marketing no varejo atual.

Destacamos uma frase muito interessante do CEO que nos faz refletir sobre o tipo de estratégia que devemos seguir:

“O segredo é: continue se reinventando, especialize-se e integre-se. Seja atual e ao mesmo tempo tenha visão do futuro. Seja local e global e alinhe tecnologia e vendas”.

Mike destacou um ponto ainda pouco explorado aqui no Brasil: o Lifecycle Marketing e como organizar ações de engajamento junto ao seu cliente.

Ele dividiu a jornada do cliente em:

– Inspiração e entretenimento – Social media engajando pessoas e mantendo o entusiasmo sobre determinado produto.

– Impulsionar a compra – mostre o tempo de duração de campanha, crie boas estórias e uma experiência second screen, seja ele mobile ou desktop. Quando o cliente tem toda a informação que precisa terá mais chances de comprar. A personalização é uma estratégia que dá certo.

– Compra e entrega – torne o processo mais simples e mais rápido (inclusive na plataforma mobile)

– Possua e desfrute – torne o fato de possuir algo importante para o engajamento do seu cliente. Mande um vídeo sobre o produto, assim quando ele tiver o produto em casa, poderá desfrutar.

Continue acompanhando, na próxima quarta, falaremos sobre outros dois Hot Topics abordados durante o Shop.Org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *