Escrito por 13:51 Estratégias

Quer uma descrição de produtos que dê resultados? Veja aqui como fazer!

Gestores e donos de e-commerce frequentemente têm dúvidas sobre como escrever uma descrição de produto. Perguntas sobre o que dizer, o quão longa deveria ser a descrição, o melhor formato e como isso poderia ajudar no ranqueamento em motores de busca, são feitas com frequência.

Não é de se admirar que haja essa preocupação, já que a qualidade da descrição pode simplesmente ser a linha entre fazer ou não uma venda. Isso fica ainda mais evidente quando ela não inclui, por exemplo, informações essenciais para a tomada de decisão de compra. Combinar técnicas de SEO com um texto persuasivo de copywriting é a melhor estratégia para escrever uma descrição de produto de e-commerce. Quer entender esse processo?

Acompanhe!

Descrição de produto como estratégia de vendas no e-commerce

Independentemente de seus produtos terem uma função específica — como um celular ou uma furadeira — ou um propósito pessoal — como vestuários ou perfumaria —, todos os produtos existem para melhorar a qualidade de vida do comprador.

À medida que o prospect navega pela loja virtual, ele se imagina usando e apreciando o produto. Quanto maior o desejo do cliente de possuir o produto, mais facilmente será convencê-lo a comprar. Portanto, uma descrição de produto deve ser pensada como uma junção de storytelling com gatilhos emocionais de vendas.

Uma boa forma de começar é usando o acrônimo anglófono W5H: Who, What, Where, When, Why, How:

  • Who: Para quem é o seu produto? Defina o seu público-alvo;
  • What: Quais são os detalhes básicos do produto? Isso inclui atributos como tamanho, tipo de material, características e funções;
  • Where: Onde alguém usaria esse produto? No carro, em casa, ou próprio corpo?
  • When: Quando alguém usaria o produto? Durante uma hora específica do dia, do ano, em ocasiões especiais ou o tempo todo? Isso diz muito sobre a durabilidade do produto;
  • Why: Por que o seu produto é útil ou melhor do que o de seus concorrentes? Esta é um dos principais pontos, pois é quando você vai destacar as qualidades, o valor e os benefícios do produto para o seu cliente.
  • How: Como o produto funciona? Esta etapa pode não ser necessária para muitos produtos (você não precisa dizer como funciona uma peça de roupa, por exemplo). Mas, se estiver vendendo alguma novidade tecnológica, um eletrônico e afins, é interessante destacar suas funcionalidades.

O papel da descrição de produto no SEO do e-commerce

O primeiro objetivo de uma descrição de produto é certamente aparecer nos resultados da pesquisa. Por isso, você tem que insistir muito no SEO de seus produtos. Como qualquer parte textual em seu site, a descrição do produto é essencial para a indexação nos motores de busca.

Para melhorar e otimizar o SEO, você precisa usar palavras-chave específicas, ou seja, aquelas que o usuário utiliza para procurar produtos nos buscadores. As palavras-chave incluídas na descrição garantem maior visibilidade e aumentam as vendas exponencialmente. Procure colocar as palavras-chave apropriadas no nome do produto — uma vez que é o primeiro conteúdo exibido nos motores de busca —, e na descrição de cada produto individual.

Criando uma descrição de produto que venda mais

Se você utilizou a técnica do W5H mostrada acima, já deve ter identificado o seu público. A partir dessa identificação você deve desenvolver uma persona, pois a descrição detalhada construirá uma imagem do seu cliente ideal.

Fica muito mais fácil realizar o processo quando você consegue visualizar para quem está vendendo. As próximas etapas envolvem o desenvolvimento da descrição:

  1. Use as palavras com cuidado

Você precisa descrever o item detalhadamente, enfatizar seu valor e excitar o cliente para conduzi-lo à compra. Seja honesto sobre o produto, pois você precisa construir o senso de confiança entre você e o cliente. Evite palavras que apelem para a emoção na descrição, como “incrível” ou “magnífico”.

Uma descrição honesta e uma boa história agregam valor ao produto. As equações e o raciocínio que levam a uma compra são coisas tão complexas que, durante milhares de anos, tentamos dominá-las. É a capacidade de aproveitar um momento que decide uma compra.

A descrição é o cerne da questão quando se tenta vender um produto em um ambiente virtual. Ele serve como um substituto da impossibilidade de segurar um produto em sua mão e responde a perguntas que ajudam um comprador a decidir por que ele deveria ter aquele produto.

  2. Crie, não copie

Quando os visitantes do seu site chegam à listagem dos itens, seu trabalho é dar-lhes algo interessante para ler, de preferência convencendo-o a fazer a compra.

Se você simplesmente copiar as descrições padrão, como aquelas fornecidas pelo fabricante ou fornecedor, você está fazendo o mesmo que as centenas de outros vendedores fazem.

A mensagem principal é garantir que as descrições dos produtos criem uma relação entre estes e sua marca. Assim, você poderá se conectar aos clientes de uma forma que atenda às suas necessidades de compras e aos seus desejos.

  1. Faça uma descrição útil

É necessário que você represente textualmente o que está vendendo: tamanho, cor e todas as especificações que os clientes precisam saber. Inclua imagens representando fielmente o seu produto, mas não confie apenas nelas.

A combinação de uma imagem de qualidade com uma descrição fidedigna é que vai fazer seu cliente entender exatamente o que é o produto.

  1. Evidencie o que realmente interessa

Além de fazer uma descrição útil para o produto, lembre-se de destacar também a utilidade do produto em si.

Designers e fabricantes fazem o possível para incluir recursos únicos e ter produtos que são melhores do que outros, bem como mais adequados a necessidades específicas.

Coloque todas as informações que ajudarão seus clientes a entender o que seus produtos fazem, quais problemas podem resolver e por que eles devem comprar.

Outros e-commerces certamente vendem o mesmo item e, para isso, é imperativo dar um passo à frente: explique o produto melhor que seus concorrentes e mostre por que o cliente precisa comprar de você, e não deles.

  1. Personalize o produto

Como parte integrante do relacionamento com clientes, a descrição de produto deve explicar como ele será benéfico. Inclua um texto que fale diretamente com os desejos e esperanças do cliente.

Se você tem uma loja de roupas e escreve, por exemplo: “É o casaco de inverno mais quente e apropriado para proteger você do frio que está chegando, ao mesmo tempo que é tão leve que

não prejudicará nenhum movimento”, você está criando uma conexão pessoal com o cliente, compreendendo o que ele está procurando e por que deseja ter esse objeto.

A descrição precisa conversar com os clientes e explicar como essa compra vai melhorar as experiências dele. Use os pronomes “você” e “seu” para falar diretamente com seus clientes. Escrever uma descrição de produto eficaz é um processo simples, mas que exige perspicácia e técnica. O seu objetivo é conseguir realizar a venda, e, para isso, precisa se diferenciar dos seus concorrentes.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre que você entendeu o processo para criar uma descrição vendedora! Seus clientes agradecem.

(Visited 336 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar