Experience

Conheça as 7 principais plataformas de marketing digital

Na imagem, a mão de uma pessoa branca repousa sobre o notebook enquanto acessa a internet.
Pedro Kruger
Hora Post 7 min de Leitura
Data Post 13 de julho de 2023

Definitivamente, não dá para fugir do digital. Este é um fato não tão recente, mas que vem ganhando ainda mais força nos últimos anos.

O comércio online é uma tendência consolidada no país e já é atendido por mais de 600 empresas e startups, que viram no mundo online uma nova oportunidade de se destacarem no mercado; as redes sociais são outra febre dos brasileiros: o país é o que mais consome as mídias no mundo; o faturamento do e-commerce tem previsão de atingir R$ 185 bilhões em 2023 e todos esses números continuam crescendo.

Pensando nisso, o marketing digital se tornou a principal estratégia para atender essa fatia de mercado que está sedenta por agilidade, qualidade e experiências memoráveis. A sua empresa já atende esse público? De que maneira? Colocar o cliente no centro da estratégia e saber como priorizar a experiência nesse processo de compra online é uma tarefa essencial e complexa.

Você utiliza alguma ferramenta para te ajudar nessa jornada? Existem plataformas incríveis que podem facilitar o seu trabalho e otimizar a experiência do seu usuário que com certeza farão diferença na sua rotina de trabalho.

Separamos as principais plataformas de marketing digital para você conhecer e implementar em seu negócio!

O que são as plataformas digitais?

Pessoa apontando para um tablet com símbolos representando diferentes tipos de mídia online para representar as plataformas digitais.
As plataformas digitais têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, inclusive as plataformas de marketing digital.

Não é segredo para ninguém: o mundo mudou e o consumidor também. Para acompanhar essas transformações, os negócios também precisaram se atualizar e foi nesse cenário que as plataformas de marketing digital se tornaram importantes aliadas dos empreendedores.

O que antes era um trabalho manual, lento e passível de muitos erros humanos, hoje pode ser feito em apenas alguns cliques. Sem contar o que nem era possível fazer manualmente antes, como saber os dados de quem acessa o seu site ou segmentar campanhas baseadas em interesses.

Ou seja, as plataformas de marketing digital surgiram para serem uma espécie de apoio fundamental para as empresas e, principalmente, ferramentas facilitadoras que contribuem para otimizar a experiência do cliente, tornando-a mais agradável, assertiva e eficiente.

Quais são as principais plataformas de marketing digital?

Pessoa analisando gráficos e resultados através de plataformas de marketing digital.
Existem várias plataformas de marketing digital que podem te ajudar a alavancar o seu negócio. Saber suas especificidades é primordial!

Google Analytics

O Google Analytics, ferramenta proprietária do Google, é gratuita e pode ser instalada em qualquer domínio para monitorar e analisar o tráfego de um site.

Por meio dela, é possível entender qual o perfil do usuário que acessa seu site, quais as páginas mais visitadas, quanto tempo as pessoas ficam nas suas páginas, taxa de cliques, de rejeição, entre outras métricas.

A ferramenta é fundamental para entender como é a experiência do seu site para os usuários e o que você pode melhorar para otimizar esse canal, de acordo com as suas métricas de sucesso.

Google Search Console

O Google Search Console, ferramenta também de propriedade do Google, pode contribuir muito com a sua estratégia de SEO

Essa plataforma possui diversos recursos que ajudam o seu site a se tornar mais interessante para os indexadores de busca, além de trazer métricas que ajudam a compreender o desempenho do site de maneira técnica.

A ferramenta também é gratuita e pode ser utilizada em qualquer domínio, mas é interessante contar com uma equipe especializada para configurá-la corretamente e saber analisar as informações teóricas que ela traz, como sitemaps e link building

Google Ads

Uma opção muito usada por profissionais de marketing digital é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. É através dela que as empresas podem pagar para se destacar no mecanismo de busca, por meio de anúncios de pesquisa, Display, YouTube, Gmail e na Play Store.

Com base em cookies e em palavras-chave, as marcas podem segmentar onde seus anúncios serão exibidos, fazendo com que sua comunicação chegue a um público direcionado e mais assertivo, através de leilões.

Vale lembrar que não é só pagar para sair entregando por aí. É preciso caprichar no criativo e atender a algumas regras impostas pela plataforma para veicular o anúncio, que pode ser criado em formatos variados.

Facebook Ads

Parecido com o Google Ads, o Facebook também criou sua própria plataforma de anúncios. Através dela, é possível veicular campanhas em diferentes formatos nos veículos da marca: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

No Facebook Ads, também é possível criar públicos e segmentar suas comunicações via localização, interesses, idade, etc. Além disso, você consegue mensurar o público que pode atingir de acordo com o seu investimento e fazer um acompanhamento constante das suas campanhas na ferramenta.

Hotjar 

Você já ouviu falar dessa plataforma? Por meio do Hotjar, é possível mapear a jornada do consumidor dentro do seu site!

Desse modo, você consegue analisar onde os visitantes passam o mouse na tela, quais são as áreas mais clicadas, qual a profundidade de rolagem do mouse na página, além de também ser possível gravar a sessão do usuário para entender os movimentos do mouse dentro da página e os cliques que ele dá em seu site. Impressionante, né?

Tela de computador com símbolos de foguete e ferramentas, representando o domínio da área.
Ter pleno conhecimento sobre as principais plataformas de marketing digital é dar mais um passo em direção ao pleno domínio da área.

WordPress 

Muito famoso na criação de blogs, o WordPress se tornou uma saída para quem quer fazer um site, mas não tem skills de desenvolvimento. A ferramenta oferece diversos templates gratuitos, criação de conteúdo intuitivo e centenas de plugins que contribuem na performance da página.

Vale lembrar que o WordPress pode atuar como um facilitador para o seu blog ou site, mas é recomendado contar com um especialista para atuar no desenvolvimento das suas páginas.

Etus 

A Etus é uma plataforma de agendamento de posts, acompanhamento de performance e geração de relatórios que facilita a vida dos profissionais de redes sociais.

Por meio dele, é possível acompanhar a sua estratégia nas mídias, aprovar conteúdo com o cliente e agendá-lo com apenas alguns cliques.

Wake Experience

Quando se fala de plataformas de marketing digital, a Wake Experience tem autoridade; captar, medir e entender o comportamento do consumidor é vital para o varejo hoje, e foi por isso a Wake Experience possui uma CPD (Customer Data Platform) que, além de receber dados on e offline, de maneira parametrizável, cria audiências e fomenta ações através de insights usando IA (Inteligência Artificial). 

Além das audiências e insights acionáveis, a Wake também possui a mais eficiente plataforma de disparos de e-mails e intermediador de WhatsApp, formando o mais amplo portfólio de canais do mercado.

Conheça melhor nossas soluções!

Se quiser saber mais sobre marketing digital, estratégias e ferramentas que podem contribuir com o seu negócio, não deixe de continuar navegando pelo nosso blog.