Mulher preparada para entender sobre as plataformas de marketing digital

Escrito por 09:00 Marketing Digital

Conheça as 7 principais plataformas de marketing digital!

Definitivamente, não dá para fugir do digital. Esse é um fato não tão recente, mas que vem ganhando ainda mais força nos últimos anos.

O comércio online é uma tendência consolidada no país e já é atendido por mais de 600 empresas e startups que viram no mundo online uma nova oportunidade de se destacarem no mercado; as redes sociais são outra febre dos brasileiros: o país é o que mais consome as mídias no mundo; o faturamento do e-commerce passou a casa dos R$ 160 bilhões em 2021 e todos esses números continuam crescendo…

Pensando nisso, o marketing digital se tornou a principal estratégia para atender essa fatia de mercado que está sedenta por agilidade, qualidade e experiências memoráveis. A sua empresa já atende esse público? De que maneira? Será que você coloca o cliente no centro da estratégia e sabe como priorizar a experiência nesse processo de compra online?

Quais ferramentas você utiliza para te ajudar nessa jornada? Existem plataformas incríveis que podem facilitar o seu trabalho e otimizar a experiência do seu usuário, sabia?

Siga com a gente: separamos as principais plataformas de marketing digital para você conhecer e implementar em seu negócio!

O que são as plataformas digitais?

Computador com as principais plataformas de marketing digital

As plataformas digitais têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, inclusive as plataformas de marketing digital.

Não é segredo para ninguém: o mundo mudou e o consumidor também. Para acompanhar essas transformações, os negócios também precisaram se atualizar, e foi nesse cenário que as plataformas de marketing digital se tornaram importantes aliadas dos empreendedores.

O que antes era um trabalho manual, lento e passível de muitos erros humanos, hoje pode ser feito em apenas alguns cliques. Sem contar o que nem era possível fazer manualmente antes, como, por exemplo, saber os dados de quem acessa o seu site ou segmentar campanhas baseadas em interesses.

Ou seja, as plataformas de marketing digital surgiram para serem uma espécie de apoio fundamental para as empresas e, principalmente, ferramentas facilitadoras que contribuem para otimizar a experiência do cliente, tornando-a mais agradável, assertiva e eficiente.

Quais são as principais plataformas de marketing digital?

Computador aberto em plataformas de marketing digital

Existem várias plataformas de marketing digital que podem te ajudar a alavancar o seu negócio. Saber suas especificidades é primordial!

Google Analytics

O Google Analytics, ferramenta proprietária do Google, é gratuita e pode ser instalada em qualquer domínio para monitorar e analisar o tráfego de um site.

Por meio dela, é possível entender qual o perfil do usuário que acessa seu site, quais as páginas mais visitadas, quanto tempo as pessoas ficam nas suas páginas, taxa de cliques, de rejeição, entre outras métricas.

A ferramenta é fundamental para entender como é a experiência do seu site para os usuários e o que você pode melhorar para otimizar esse canal, de acordo com as suas métricas de sucesso.

Google Search Console

O Google Search Console, ferramenta também de propriedade do Google, pode contribuir muito com a sua estratégia de SEO

Essa plataforma possui diversos recursos que ajudam o seu site a se tornar mais interessante para os indexadores de busca, além de trazer métricas que ajudam a compreender o desempenho do site de maneira técnica.

A ferramenta também é gratuita e pode ser utilizada em qualquer domínio, mas é interessante contar com uma equipe especializada para configurá-la corretamente e saber analisar as informações teóricas que ela traz, como sitemaps e link building

Google Ads

Um dos queridinhos dos profissionais de marketing digital é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. É através dela que as empresas podem pagar para se destacar no mecanismo de busca, por meio de anúncios de pesquisa, Display, YouTube, Gmail e na Play Store.

Com base em cookies e em palavras-chave, as marcas podem segmentar onde seus anúncios serão exibidos, fazendo com que sua comunicação chegue a um público direcionado e mais assertivo, através de leilões.

Vale lembrar que não é só pagar para sair entregando por aí. É preciso caprichar no criativo e atender a algumas regras impostas pela plataforma para veicular o anúncio, que pode ser criado em formatos variados.

Facebook Ads

Parecido com o Google Ads, o Facebook também criou sua própria plataforma de anúncios. Através dela, é possível veicular campanhas em diferentes formatos nos veículos da marca: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

No Facebook Ads, também é possível criar públicos e segmentar suas comunicações via localização, interesses, idade, etc. Além disso, você consegue mensurar o público que pode atingir de acordo com o seu investimento e fazer um acompanhamento constante das suas campanhas na ferramenta.

Hotjar 

Você já ouviu falar dessa plataforma? Por meio do Hotjar, é possível mapear a jornada do consumidor dentro do seu site!

Desse modo, você consegue analisar onde os visitantes passam o mouse na tela, quais são as áreas mais clicadas, qual a profundidade de rolagem do mouse na página, além de também ser possível gravar a sessão do usuário para entender os movimentos do mouse dentro da página e os cliques que ele dá em seu site. Impressionante, né?

Computador aberto em gráficos de plataformas de marketing digital.

Ter pleno conhecimento sobre as principais plataformas de marketing digital é dar mais um passo em direção ao pleno domínio da área.

WordPress 

Muito famoso na criação de blogs, o WordPress se tornou uma saída para quem quer fazer um site, mas não tem skills de desenvolvimento. A ferramenta oferece diversos templates gratuitos, criação de conteúdo intuitivo e centenas de plugins que contribuem na performance da página.

Vale lembrar que o WordPress pode atuar como um facilitador para o seu blog ou site, mas é recomendado contar com um especialista para atuar no desenvolvimento das suas páginas.

Etus 

A Etus é uma plataforma de agendamento de posts, acompanhamento de performance e geração de relatórios que facilita a vida dos profissionais de redes sociais.

Por meio dele, é possível acompanhar a sua estratégia nas mídias, aprovar conteúdo com o cliente e agendá-lo com apenas alguns cliques.

All iN 

E claro que se vamos falar de plataformas de marketing digital que contribuem com a sua estratégia, não poderíamos deixar a All iN de fora dessa. Isso porque a plataforma atua como uma solução completa de marketing digital para o seu negócio.

Soluções estratégicas, inteligência analítica e resultados são as nossas maiores paixões. Por isso, estamos sempre trabalhando para oferecer experiências inigualáveis aos nossos clientes. Veja o vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre a gente:

Você já utiliza alguma dessas plataformas de marketing digital no seu negócio? Compartilhe com a gente quais são suas preferidas e, se tiver outras sugestões de plataformas incríveis, escreva nos comentários.

Se quiser saber mais sobre marketing digital, estratégias e ferramentas que podem contribuir com o seu negócio, não deixe de continuar navegando pelo nosso blog. Esperamos por você!

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Tags:, Última modificação: 9 de março de 2022
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