Escrito por 09:49 Estratégias

Passos fundamentais para melhoria de resultados em ações de Email Marketing

O uso do Email Marketing pode ser uma maneira muito eficiente de divulgar seus produtos e serviços por meio de mensagens totalmente personalizadas. Seus clientes passarão a saber sobre novidades, promoções ou notícias sem o alto custo das campanhas impressas ou nos diversos tipos de mídias.

*Por Douglas Brizola, executivo de contas da All In Mail
Muitos acham que Email Marketing é o envio de emails para clientes ou prospects apenas para vender algo e, dessa forma, sua concepção está totalmente errada. É muito mais do que isso.
Email Marketing é relacionamento com o cliente, é identificar seus interesses e necessidades.
O uso do Email Marketing pode ser uma maneira muito eficiente de divulgar seus produtos e serviços por meio de mensagens totalmente personalizadas. Seus clientes passarão a saber sobre novidades, promoções ou notícias sem o alto custo das campanhas impressas ou nos diversos tipos de mídias.
Falarei um pouco sobre como montar a sua estratégia e potencializar as ações de email marketing em três passos básicos:
1º) Mensagem direta a quem interessa:
O bom uso do email marketing requer um planejamento. A regra número um, é ter a autorização de quem vai receber seu email. Nada mais desagradável do que sua caixa postal ficar cheia de mensagens não solicitadas. O resultado pode ser extremamente negativo para sua marca, gerando o efeito contrário do que se espera.
Como sabemos, o envio de spam é proibido e, portanto, está fora de discussão. A regularidade das mensagens deve ser estabelecida com critério, podendo ser mensal, quinzenal, semanal ou diária, de acordo com a necessidade do seu negócio e sem cansar a sua base de clientes.
Outro ponto fundamental é deixar sempre em fácil acesso, a opção para que cada destinatário possa se descadastrar da base de dados. Ao enviar sua campanha para uma base de clientes que optaram por receber suas mensagens, as chances de resultados positivos serão maiores.
2º) Vários tipos de mensagens:
Criar mensagens de newsletter também é uma opção positiva. Mesclar notícias com promoções pode ser uma forma interessante de criar vínculo com seus clientes, informando-os das novidades do segmento. Além disso, pode ser uma boa ação de venda indireta.
Divulgue suas ações, campanhas, eventos e ofertas exclusivas para os assinantes de sua newsletter. Se construídas com conteúdo agradável e atrativo, podem se tornar uma eficiente forma de fidelizar seus clientes.
3º) Segmente seu público:
Para melhorar o resultado do uso do email marketing é imprescindível a segmentação por público alvo. Podendo ser feita de várias formas de acordo com objetivos e estratégias de marketing.
Alguns dos critérios mais utilizados são sexo, idade, região e grupos de interesse. De nada adianta você divulgar a venda de serviços que são feitos somente em São Paulo para um público que mora no Acre. Por isso, a segmentação deve ser feita caso a caso e quanto mais focada, melhor o resultado. Além disso, os provedores de email estão analisando cada vez mais o comportamento do usuário frente a uma mensagem recebida. Segmentar suas ações quase que individualmente torna-se necessário para melhorar suas taxas e sua reputação frente ao Gmail, Hotmail, Yahoo, etc. Para isso, é necessário utilizar uma ferramenta que consiga gerar informações comportamentais do usuário. Um exemplo disso é conseguir separar dentro da sua base, apenas usuários que clicaram em televisores e aparelhos de DVD e enviar um email com esses produtos e com um subject “TVs e aparelhos de DVD em promoção”. A chance do usuário abrir seu email é muito maior e isso irá melhorar sua reputação, sua abertura e suas vendas.
Outro  exemplo pode ser uma divisão entre os clientes que compram com freqüência e os que compram esporadicamente. Para o primeiro grupo, você pode enviar um e-mail com ofertas exclusivas e planos de fidelidade. Já para o segundo, envie conteúdo sobre lançamento de produtos.
Aqui, como em qualquer ação de marketing, é primordial conhecer a fundo seu público alvo para enviar a cada um de seus grupos, a mensagem que esperam. Com foco, bom senso e conteúdo interessante, as chances de resultados positivos são também muito maiores.
Outra possibilidade é a criação de ações sobre resultados, ou seja, criar ações sobre resultados mostrados em outras ações já enviadas.
Exemplo:
– Mensagem enviada para 1000 pessoas
– Desse grupo, 500 pessoas abriram a mensagem
– E, das 500 pessoas, 200 clicaram no link do produto
Nesse exemplo existem duas possibilidades, sendo que as duas dependem da estratégia comercial ou de marketing que será adotada:
A primeira é enviar uma nova mensagem para as pessoas que abriram mostrando algum novo produto ou informativos, noticias entre outros: você que recebeu a mensagem anterior.
A segunda é enviar uma nova mensagem para todos que clicaram no link do produto, mostrando mais informações sobre o produto ou ate mesmo criando algum tipo de desconto especial: na mensagem enviada anteriormente, identificamos o interesse pelo produto.
São regras simples e práticas, de forma a conduzir suas ações a alcançar resultados a curto prazo.
Um ponto importante é não deixar o relacionamento com seu cliente esfriar, saiba que a todo tempo existem concorrentes diretos ou indiretos que estarão batendo na porta deles.
Comunicação All In Mail

(Visited 208 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , Última modificação: 3 de novembro de 2020
Fechar