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Os maiores vilões do e-mail marketing

E-mail marketing é um dos formatos de mídia mais antigos e também o que oferece maior ROI, cerca de 40:1 em campanhas que utilizam gatilhos comportamentais e algoritmos de recomendação. Mas, é preciso ter cuidado com as más práticas de quem faz esse tipo de campanha.
Conheça abaixo os maiores vilões das campanhas de e-mail marketing:

ENVIOS EM MASSA

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e seletivos com as comunicações que recebem, fazer envios generalizados e sem personalização pode afastar os seus clientes. Ele precisa enxergar valor na sua mensagem e a partir daí, criar uma conexão com a sua marca.

Uma ótima forma de fazer isso é personalizando o conteúdo do e-mail. Evite enviar a mesma comunicação para todos da sua base, faça filtros e segmentações, personalize o conteúdo, a oferta, o tom da comunicação, faça campanhas específicas para cada perfil de público que você tiver e não se limite ao perfil demográfico, utilize informações de comportamento e recomendação. 86% das ações com maior retorno em e-mail marketing utilizam gatilhos comportamentais e, quando aliamos essa inteligência com os algoritmos de recomendação, esse número aumenta em até 30%.

Mas vamos supor que você tem uma campanha que deseja mandar para a base toda, como início da coleção primavera-verão (caso de segmento de moda), tente personalizar não só o nome do cliente, mas também a oferta. Se for um cliente antigo, use a informação comportamental que você já tem dele e indique algum produto que tenha a ver com as preferências dele, se for um lead novo, utilize os algoritmos de recomendação e sugira um produto de acordo com o perfil dele.

COMPRA DE BASE DE E-MAILS

Quando pensamos em publicidade, sabemos que as pessoas não se incomodam tanto ao serem impactadas por banners de empresas em sites diversos ou redes sociais, sejam elas conhecidas ou não. No entanto, quando falamos em E-mail Marketing, o buraco é um pouco mais em baixo.

Por considerarem o e-mail um dado pessoal, as pessoas entendem a Caixa de Entrada como um espaço privado, onde apenas pessoas ou empresas que receberam deliberadamente a permissão de entrar em contato, tem o direito de estar ali.

Por esse motivo, comprar base de e-mails é um tiro no pé, além de você gastar com envios para pessoas que não estão interessadas na sua comunicação, corre o risco de sujar o seu IP e comprometer a qualidade da sua entrega até mesmo para aqueles clientes que gostam da sua marca.

Existem várias formas para captar leads qualificados, tanto online quanto off-line, faça testes e identifique a melhor maneira para o seu negócio.

SPAM

Para quem trabalha com campanhas via e-mail marketing, não há nada pior que descobrir que o seu IP está em alguma blacklist.

Os motivos para seu IP cair em uma dessas listas são diversos, desde a reputação do seu IP, estrutura do HTML usado, palavras usadas no assunto ou corpo do e-mail, quantidades de Report Spam, Hardbounces e Spamtraps de seus envios, até o como os ISPs enxergam as suas mensagens. Muitos provedores de e-mails conseguem identificar o conteúdo dos e-mails, relacionar ao seu tipo de negócio e categorizar se a sua empresa está ou não praticando envio de mensagens não autorizadas.

Mas não se preocupe com esses vilões, baixe aqui nosso e-book de boas práticas do e-mail marketing e saiba como evitá-los.

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Tags:, Última modificação: 30 de outubro de 2020
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