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Opt-in: o que é e como funciona? Tire todas as suas dúvidas

Na fotografia estão os braços de um homem, que está utilizando um notebook
Pedro Kruger
Hora Post 9 min de Leitura
Data Post 24 de maio de 2023

Não é novidade que receber e-mails aleatórios de marcas oferecendo os mais diversos produtos ou descontos é incômodo. Você possivelmente não deu autorização para receber esses e-mails e os envia para o spam assim que os recebe, certo? Muito diferente de quando recebemos uma newsletter sobre um produto que estamos realmente interessados há semanas ou meses. Por isso, é importante lembrar que o seu cliente também pensa assim. 

Muitas empresas, hoje em dia, se preocupam em seguir à risca as boas práticas de E-mail Marketing e uma delas é justamente não mandar newsletters para a caixa de entrada sem a autorização do consumidor. É aqui que o opt-in entra para ajudar!

Diferentemente do outbound marketing, onde você anuncia para o mercado como um todo e espera que alguém – seja ele quem for – se interesse pela sua comunicação, o Inbound Marketing indica que é importante o cliente vir até você, e não ao contrário.

Três pessoas olhando um celular, com diversos ícones de canais/redes sociais em volta para representar o encontro entre a marca e o lead. Opt-in.
Para o opt-in, o que é prioridade é encontrar o seu lead com produtos, ofertas e nos momentos adequados para ele.

Fazer conteúdo relevante, ter ofertas interessantes e segmentar suas ações para o público certo é o que aumentará a sua captação de novos leads. A comunicação pensada de maneira eficaz, direcionada e ética é o que aumentará suas chances de conversão e potencializará a fidelização dos seus clientes. 

Algumas empresas, no entanto, acreditam que se enviarem e-mails para qualquer pessoa, seja ela interessada ou não em seu produto, poderá melhorar as conversões e vendas. Pelo contrário, ações como essa geram uma péssima reputação para a empresa. O opt-in marketing ajuda a sua marca a desenvolver uma boa prática para diversos canais, por exemplo, E-mail Marketing e Notificação Push. 

Se você ainda não sabe o que é opt-in, iremos esclarecer todas as suas dúvidas neste conteúdo. Continue a leitura! 

O que é opt-in na prática?

Entender o que é opt-in é essencial para guiar as boas práticas de E-mail Marketing da sua empresa.

Solicitar a autorização do seu possível comprador para enviar e-mails e ofertas variadas parece o cenário ideal, certo? É assim que funciona o opt-in. Por definição, essa é uma abordagem em que o visitante aceita e se cadastra para receber as suas mensagens, conteúdos educativos ou ofertas.

Essa boa prática, além de não ser invasiva, é muito mais eficaz e aumenta consideravelmente suas chances de conversão e bom relacionamento com o lead, isso porque ele aceitou receber os seus e-mails, ou seja, tem interesse em sua empresa e produtos e/ou serviços.

Então, assim como o inbound marketing pontua, o lead vem até você e a sua empresa, de forma habilidosa e direcionada. Nesse momento, é a hora de você convocar todas as informações que possui sobre a jornada do consumidor, assim você poderá fazer uma abordagem muito mais eficaz, focando nos interesses do lead apresentando o produto que ele procura, com o desconto que ele deseja e na ocasião mais adequada.

O opt-in ajuda a sua empresa a criar uma lista de contatos, reduzindo drasticamente a possibilidade do seu e-mail cair no spam ou de ter o seu endereço bloqueado pelo comprador. Na prática, isso melhora a taxa de abertura e o acompanhamento da jornada do cliente. Além disso, cria uma base de cadastros sólida e completa e permite segmentar suas ofertas exatamente para o que seu público espera.

Assinar a newsletter, se inscrever em um formulário na sua landing page ou apenas assinalar para receber as novidades da sua empresa podem parecer simples, mas é o futuro da sua comunicação, fidelização e sucesso de vendas.

Assim, quando o cliente vem até você e escolhe receber sua comunicação, ele tem empatia por sua empresa e é a chance perfeita para você nutrir um bom relacionamento e consolidar uma boa imagem do seu negócio.

Muito além de apenas vender, trata-se de conquistar e solidificar a relação com o seu lead, fazendo com que se torne um futuro “embaixador” ou “advogado da marca”, ou seja, alguém que gosta e defende a sua empresa empaticamente. 

Vale destacar que o fato do usuário preencher um cadastro para realizar uma compra não quer dizer que ele queira receber as suas comunicações futuras. É importante ter nesse processo algum cadastro ou checkpoint de consentimento do lead, que valide o interesse dele em receber e-mails promocionais.

O que é double opt-in?

Já sabendo o que é opt-in, fica mais fácil entender o double opt-in, isto é, a dupla confirmação.

Foto de um notebook, além de elementos que simbolizam características de e-mail marketing e comunicação online
O que o opt-in faz, outras estratégias não fazem! Fique de olho e não perca essa oportunidade.

Essa variação do opt-in acontece quando o usuário escolhe receber a sua comunicação e, nesse momento, recebe um novo e-mail para confirmar sua assinatura. Normalmente, o double opt-in acontece através de um link em que o usuário clica e é direcionado a uma outra página. Assim, ele confirma que é o proprietário do endereço e que aceitou se inscrever para receber seus e-mails.

O double opt-in é a forma mais segura e eficaz de garantir que seu lead está disposto a receber suas ofertas e, possivelmente, fidelizar-se. Além disso, solicitando a confirmação após a assinatura, você pode garantir que aquele é um e-mail válido e que o seu lead está realmente disposto a receber sua comunicação, já que, além de assinar, precisa também confirmar a assinatura.

Algumas vantagens do double opt-in são:

  • Desenvolvimento de uma base de cadastros altamente qualificada;
  • Contato direto e personalizado com o seu cliente;
  • Diminui a taxa de cancelamento de inscrição, pois o lead optou por receber seus e-mails;
  • Melhora a taxa de cliques e conversão.

Essa é uma ótima opção para garantir que os seus e-mails marketing tenham boa performance, aumentando consideravelmente a taxa de conversão e estreitando o relacionamento com seus clientes.

Abaixo, listamos um passo a passo para te ajudar a entender melhor como funciona o double opt-in na prática:

  1. Usuário solicita o recebimento de seus e-mails ou campanhas;
  2. Você envia um e-mail com um link de ativação de cadastro;
  3. Ao clicar no link, o usuário é redirecionado ao seu site;
  4. Somente após clicar no link é que ele passa a integrar as suas listas de contatos.

Opt-out: e agora?

Ciclos sempre terminam, e a sua base de contatos não é diferente. Quando o cliente escolhe sair da sua lista de e-mails, é fundamental – sim, fundamental – que você dê essa opção para ele de forma simples e o menos burocrática possível. E isso não é só uma “boa prática”. É lei

Ele pode tomar essa decisão por não se interessar mais pelos seus serviços, por já ter realizado a compra, por apenas não querer mais receber seus e-mails ou por quaisquer outros motivos, e é importante que você entenda quais são eles para continuar aprimorando seus produtos, serviços e comunicação.

Uma boa ideia é elaborar um rápido questionário para o lead: por qual razão está cancelando o cadastro conosco ou o que podemos fazer para melhorar nesse aspecto? Dê opções para um checklist e abra uma caixa de diálogo. 

Vale ressaltar que, independentemente do preenchimento ou não desse formulário, o cliente deve ser removido da base no momento que ele solicita o opt-out. Evite trazer uma má reputação para sua empresa e dificultar o desenvolvimento de outras oportunidades com esse lead. 

Também é importante entender que, às vezes, o lead não quer, necessariamente, descontinuar o contato com a sua empresa, apenas prefere não receber mais e-mails e acompanhará sua empresa de outras formas, por exemplo, pelas redes sociais. 

Por isso, é importante reforçar e alinhar o marketing digital em todos os seus canais, ou seja, escolher a estratégia omnichannel adequada para a experiência do seu usuário. Nessa mesma linha é fundamental entender que: o que funciona para um lead, pode não funcionar para outros. 

Como realizar o opt-out?

Existem várias formas para possibilitar um cancelamento de cadastro. Aqui vamos te dar duas opções: 

  1. Indicar  a opção de opt-out de forma sútil, apenas com um “cancelar cadastro” no rodapé de seus e-mails ou enviar e-mails específicos perguntando ao usuário se ele ainda deseja receber as suas campanhas. 
  2. Possibilitar que o lead opte por se descadastrar de uma lista específica de e-mails, da news semanal, por exemplo, mas que possa continuar recebendo outras correspondências, como as news mensais. Assim a experiência dele será sob medida.  
  3. Mesmo que o lead opte por cancelar os e-mails da sua marca, deixe claro que ele será sempre bem-vindo!
Notebook com uma tela de “cadastre-se” numa inscrição de newsletter.
Opt-in ou opt-out: o seu lead é sempre bem-vindo!

Lembre-se: para o opt-out, o que é essencial é o desenvolvimento de uma lista de contatos de leads. Use isso a favor da sua marca, aproveite métricas como: taxa de abertura, engajamento e conversão, incorpore esses dados em seus resultados e relatórios, e não perca a oportunidade de nutrir um bom relacionamento com o seu lead.

Agora que você já é expert em opt-in marketing, que tal começar a fazer alguns testes na sua empresa? Comece a incorporar a tática em seus meios de comunicação e veja como é a reação dos seus visitantes; as adesões começarão gradualmente e, assim, você conseguirá entender o perfil, interesses e necessidades dos seus possíveis leads. Lembre-se: nenhum resultado virá imediatamente, o trabalho é gradativo, bem como os resultados.