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O que é EMM? Entenda melhor sobre esse conjunto de tecnologias

Mão masculinas segurando um celular

A era do digital e dos dispositivos móveis está transformando a maneira como as empresas trabalham há algum tempo.

Hoje, o sucesso e o desempenho nos negócios depende, em grande parte, do quão bem você se adapta às mudanças constantes na área da T.I. Isso inclui lidar com problemas de mobilidade de maneira eficaz e é aí que os serviços gerenciados de mobilidade, ou EMM, desempenham um papel importante.

Qualquer infraestrutura eficaz de suporte de TI terá que lidar com questões ligadas à mobilidade e, quanto a isso, não há discussão. O número de dispositivos móveis e de estratégias voltadas para eles está crescendo continuamente, o que torna o processo de gerenciamento desses dispositivos ainda mais complexo.

As empresas precisam entender, controlar e gerenciar sua infraestrutura móvel, para que possam tirar o máximo proveito em termos de aumento de produtividade e receita.

Nesse cenário, o gerenciamento da mobilidade se tornou um padrão importante em todos os locais de trabalho. E é por isso que precisamos falar sobre o que é EMM e como essa sigla deve fazer parte do seu dia a dia. Acompanhe o artigo! 

O que é EMM e por que sua empresa precisa disso?

A sigla EMM, do inglês Enterprise Mobility Management, representa um conjunto de tecnologias de gerenciamento de dispositivos móveis, além de aplicações e conteúdo em toda a infraestrutura de uma empresa.

Na prática, adotar plataformas EMM para os negócios tem como objetivo possibilitar uma maior segurança nos processos tecnológicos, além de garantir mais praticidade e agilidade aos dispositivos da empresa e dos próprios colaboradores. 

Para entender o que é EMM também é preciso falar de como essas ferramentas garantem a proteção de dados corporativos e sigilosos. Em uma época em que é normal trabalhar com diferentes dispositivos, seus ou da empresa, conectados a uma mesma rede, privacidade vira uma preocupação essencial.  

Utilizando um EMM, você garante a proteção de dados da empresa que não devem ser abertos a terceiros. Por exemplo, informações de auditoria, dados de rastreio e relatórios internos não são informações abertas a mais ninguém exceto os responsáveis por eles, certo?

Então, se no seu negócio existe a necessidade de protegê-los completamente, você precisa entender o que é EMM e adotar essa tecnologia o quanto antes. 

Importância prática do EMM para as empresas

O que é EMM? entenda melhor sobre esse conjunto de tecnologias

Entender o que é EMM e adotar tecnologias para otimizar os processos é fundamental atualmente, principalmente para empresas que querem se destacar no mercado.

Adotar tecnologias na gestão e nos processos de uma empresa sempre é uma forma de obter diversos benefícios. Tecnologias como o EMM são capazes de aumentar a produtividade, segurança e, claro, agilidade de processos.

Na prática, algumas das vantagens que um EMM proporciona ao dia a dia da empresa envolvem:

  • Controle e centralização de informações importantes: com a proteção dos dados que só dizem respeito à própria empresa e não devem sair de lá;
  • Mais produtividade no trabalho: ao limitar e organizar canais de informação necessários ao trabalho;
  • Segurança: o EMM proporciona segurança e uma divisão mais clara do que é tráfego de trabalho e o que vem de fora da empresa, seguindo a linha de que as organizações, cada vez mais, usam de materiais e dispositivos de fontes diversas.

De forma geral, o EMM funciona melhor para uma empresa, mas isso depende das suas necessidades de mobilidade específicas. Assim, o que funciona para uma negócio pode ser inadequado para outros. Dentro do próprio conceito de EMM, existem uma série de abordagens, como:

Gerenciamento de aplicativos móveis (MAM)

As ferramentas MAM permitem que as organizações gerenciem aplicativos móveis em vez de hardwares. O MAM abrange a implantação e atualização de apps, incluindo suporte administrativo por push notifications e gerenciamento de licenças de aplicativos.

O MAM também permite que as empresas adotem suas próprias políticas de segurança a esses aplicativos e os removam seletivamente (incluindo quaisquer dados associados a eles) de um dispositivo específico.

Assim, as informações corporativas podem ser protegidas sem a necessidade de limpar completamente um dispositivo. Esse tipo de abordagem ganhou popularidade à medida que mais trabalhadores trazem seus próprios dispositivos para o local de trabalho. O MAM e as plataformas usadas para distribuí-lo representam os maiores setores do mercado de EMM, com previsões de crescimento impressionantes. 

Gerenciamento de identidade móvel (MIM)

Os sistemas MIM, ou gerenciamento de identidade móvel, assumem várias formas em uma estrutura EMM, incluindo certificados de usuário e dispositivo, assinaturas de códigos de aplicativos, autenticação e logon único.

O objetivo principal do MIM é garantir que apenas dispositivos e usuários confiáveis possam acessar certos dados ou mesmo aplicativos corporativos. O MIM também pode ajudar as organizações a rastrearem métricas de aplicativos e dispositivos, e fornecer credenciais em nível de departamento para o uso de aplicativos corporativos.

Gerenciamento de dispositivo móvel (MDM)

O MDM é uma tecnologia complementar que gerencia remotamente o ciclo de vida de dispositivos móveis e suas respectivas plataformas. Nas empresas, a tecnologia MDM geralmente envolve a instalação de perfis exclusivos para uso em certos dispositivos móveis.

Esses perfis oferecem às organizações a capacidade de controlar remotamente, criptografar e aplicar políticas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Eles podem, por exemplo, ser usados para limpar um dispositivo de todos os aplicativos e dados se ele for perdido ou roubado.

Gerenciamento de informações móveis (MIM)

O gerenciamento de informações móveis, ou MIM, refere-se aos bancos de dados acessíveis remotamente.

A tecnologia de um serviço MIM é principalmente integrada aos serviços MDM ou MAM, porque os serviços de gerenciamento de dispositivos e aplicativos contam com ferramentas baseadas na nuvem, que armazenam e sincronizam arquivos em vários dispositivos.

Existem muitos serviços públicos populares para isso, como Box, Dropbox, Microsoft e Google, além de versões controladas por empresas do MIM.

Alguns sistemas EMM podem querer bloquear completamente os dispositivos dos funcionários, centralizando a tecnologia apenas nos dispositivos da empresa. Outros podem focar em proteger aplicativos, sites e sistemas específicos. Outros ainda podem se concentrar apenas nos dados de navegação da rede da empresa. No entanto, muitas empresas agora veem as ferramentas e os serviços de EMM como uma maneira de permitir que seus funcionários façam mais enquanto estão móveis.

E, por isso, é importante relacionar o que é o EMM ao dia a dia do marketing e da comunicação nas empresas.

O que é EMM na relação com o marketing digital

Homem encostado na parede mexendo no celular

Saber o que é EMM ligado ao marketing é uma ótima oportunidade para analisar e otimizar a segurança de dados.

Agora já sabemos o que é EMM e sua importância internamente nas empresas, mas como ele também afeta o marketing? O que é EMM dentro das estratégias de comunicação digital e, principalmente, na estratégia de e-mail marketing?

Para entender sobre EMM, podemos pensar, por exemplo, no investimento que você faz em mídias digitais. Esse investimento, para os objetivos de marketing, é tão importante quanto a utilização do EMM, afinal, é uma chance de integrar o atendimento ao cliente ao mesmo tempo que o encanta e traz lucratividade de forma eficaz.

Imagine, ainda, que você tem uma equipe trabalhando em um projeto interno. Em qualquer empresa, para o melhor resultado nessa empreitada, é importante que a equipe trabalhe totalmente em sincronia e, ao mesmo tempo, que as informações inerentes à execução do projeto estejam seguras e distribuídas corretamente. Deu para notar como é possível relacionar com o que é EMM na prática?

Quando falamos sobre EMM, também é possível relacionar esse tipo de tecnologia à importância que o marketing digital deve dar para a segurança dos dados. Tanto na gestão da tecnologia dentro das empresas, quanto nos dados fornecidos por campanhas de marketing pelo seu consumidor, é importante lembrar (e garantir a ele) que a navegação e as informação que são trocadas no processo estão seguras com a sua empresa.  

EMM e e-mail marketing: como integrar os dois conceitos?

Pensando especificamente no e-mail marketing, também há algumas lições sobre o que é EMM que podemos integrar na estratégia.

O EMM ressalta a importância dos colaboradores navegarem por sistemas e dispositivos seguros e consumirem conteúdo de qualidade. Por isso, ao pensar nas suas próprias estratégias de e-mail marketing, é essencial pensar em passar uma mensagem confiável para quem vai recebê-la.

Quando pensar sobre o que é EMM, associe a necessidade de segurança dentro dos dispositivos móveis ao conteúdo que você vai entregar ao seu público via e-mail marketing. É por esse e por outros motivos que se faz necessária a preocupação em manter uma base limpa e focar em uma boa taxa de entregabilidade dos seus e-mails.

Quando falamos de disparos de e-mail marketing, existe uma série de processos de verificação pelos quais uma mensagem deve passar antes de chegar ao destinatário. Entre as etapas estão, por exemplo, a codificação do e-mail e as análises sobre a autenticidade do remetente e sua reputação.

Pensando nisso, lembre-se do conceito de EEM e reflita: seu conteúdo poderia ser barrado caso fosse sujeito a uma tecnologia que controla dados sensíveis dentro das empresas?

Pode parecer um exercício simples demais, mas para se ter uma ideia, segundo o relatório Sender Score Benchmark 2018, remetentes com pontuação entre 91 e 100 (maior reputação de domínio  possível) tiveram 91% de suas mensagens entregues.

Já para remetentes com pontuação entre 81 e 90 a taxa caiu para 68% e, no caso de marcas com reputação entre 71 e 80, as entregas de e-mail ficaram em 42%.

Só com esses dados já dá para entender como a qualidade do seu conteúdo e da entrega dos disparos até a caixa de entrada do consumidor fazem a diferença, certo?

Para continuar aprendendo a elaborar as melhores estratégias de marketing digital, especialmente de e-mail marketing, continue lendo sobre o assunto aqui.

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Última modificação: 4 de julho de 2022
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