Escrito por 11:50 Estratégias

Saiba como o Mobile Marketing pode impulsionar o seu negócio!

Para representar o mobile marketing, a imagem apresenta uma pessoa segurando seu smartphone, acessando aplicativos.

Mobile marketing é um termo que veio para ficar. Essa forma de chegar até o consumidor permite falar com ele a qualquer hora, em qualquer lugar e pelos dispositivos mais diversos. E este artigo vai te explicar exatamente como.

Você que chegou até este artigo, diria que consegue viver sem seus dispositivos móveis? A resposta dessa pergunta pode ser muito mais difícil do que parece, já que nossos celulares, tablets e até relógios inteligentes fazem parte de uma infinidade de tarefas do nosso cotidiano, certo?

Esse impacto, facilmente sentido no dia a dia das pessoas, também é percebido pelas empresas. E é daí que nascem estratégias de marketing inteligentes e que conseguem acertar em cheio o consumidor.

Por isso, vamos falar agora sobre mobile marketing. Continue lendo para entender e aprender a colocar em prática esse conceito!

 

A era do mobile e seus impactos nos negócios

 

Os números de dispositivos móveis no mundo são impressionantes e o Brasil segue bem essa tendência.

Uma pesquisa sobre o tema, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada em abril de 2019, trouxe a previsão de que o número de dispositivos digitais no Brasil passe de 400 milhões. Apenas os smartphones já são responsáveis por parte significativa dessa estatística: são 230 milhões de aparelhos em atividade. 

Esse número, por si só, já um indicativo de que vivemos na era do mobile e que os dispositivos digitais estão em todos os bolsos, bolsas e palmas da mão. Mais importante ainda é medir o impacto que o mobile tem nas vendas.

O Panorama do Comércio Móvel no Brasil, realizado pelo Mobile Time e Opinion Box mostra que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online. Essas compras são variadas, indo desde uma reserva de hospedagem, um ingresso para um evento até todo tipo de bens físicos.

Por isso, falar sobre mobile time significa aproveitar o dispositivo móvel como canal de publicidade, de relacionamento, e ainda, de compra. E que empresa não quer se aproveitar disso, não é mesmo?

 

Mobile Marketing: por que essa tendência dá certo?

 

Uma usuária de smartphone acessando as redes sociais, sendo impactada pelo mobile marketing.O mobile marketing é uma estratégia muito eficaz para as empresas que desejam ser responsivas em suas ações para atingir os clientes.

 

O mobile marketing é o nome dado a uma estratégia de marketing digital multicanal que visa atingir um público-alvo por meio de seus dispositivos móveis.

Assim, o caminho para atingir o consumidor é por meio de seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, via sites, email, SMS, mídias sociais, push de aplicativos e tecnologias mais diversas.

O mobile faz a diferença nas estratégias de marketing de forma muito simples. Afinal, tudo que pode ser feito em um computador desktop já está também disponível de forma móvel. Desde a abertura de um e-mail, a visita ao site, a leitura de um conteúdo no blog ou nas redes sociais, tudo é acessível através de uma tela móvel.

Assim, o mobile marketing se garante, antes de mais nada, pela possibilidade de chegar até a pessoa certa, em horários e locais mais variados.

Não dependa apenas do marketing offline, ou seja, de esperar o consumidor passar pela veiculação de um anúncio. Até mesmo o marketing digital, apenas em um computador desktop, já não cumpriria o mesmo que o mobile. Com dispositivos móveis, você alcança o consumidor de formas dinâmicas, interativas e de acordo com o comportamento e os hábitos dele.

 

Estratégias para Mobile Marketing

 

Chegando até aqui, nós exploramos a tendência do mobile no cotidiano, seu impacto nos negócios e o poder do mobile marketing. O próximo passo é descobrir como utilizar o mobile marketing na prática.

Veja a seguir algumas estratégias de mobile marketing que dão certo e podem ajudar a impulsionar o seu negócio. Vamos lá?

 

Marketing por QR Codes

 

O nome QR code vem do inglês, que em tradução literal poderia ser “Código de Resposta Rápida”

De forma simplificada, o que os QR codes oferecem é um método de adicionar conteúdo da web, como um URL, a mensagens, objetos ou locais do mundo real.

Dessa forma, QR codes são ótimos para campanhas integradas, já que oferecem uma possibilidade de ofertar digitalmente e impulsionar o envolvimento com uma marca, levando a interações em um site, site social por meio do celular.

A interação acontece quando o smartphone lê, digitaliza e “clica” no código para acessar o conteúdo, para que eles estejam inerentemente vinculados ao uso do celular. Assim, qualquer usuário com um smartphone pode usar sua própria câmera, caso ela tenha a função de leitura do QR code. 

 

Push notifications

 

É muito comum que todo usuário de smartphone receba notificações de seus apps. O entregador da refeição acabou de sair do restaurante, o carro solicitado chegou até sua porta, seu pagamento foi aceito: essas mensagens são comuns e vêm no formato de push notifications, recebidas em tempo real na tela do celular.

Essas notificações são recebidas por smartphones e se caracterizam sempre como um aviso enviado de um aplicativo instalado. Os avisos podem ser informativos como os citados acima, ou podem conter mensagens de marketing.

É possível disparar campanhas via push notifications com promoções exclusivas e em tempo real, por exemplo. Uma oferta relâmpago que notifica o consumidor pode despertar um senso de urgência que outras comunicações, menos diretas, não conseguiriam.

Além disso, o push pode ser enviado com base no comportamento do consumidor. O cliente deixou o carrinho vazio? É possível estimulá-lo a completar a compra. O produto que buscava está com um novo desconto? É possível também enviar uma notificação com essa informação. 

As possibilidades são várias, com a devida limitação de formato. O texto do push é bastante curto, portanto, precisa ser bem direto e chamativo. Além disso, as notificações que um usuário de smartphone recebe são inúmeras, então, a criatividade, a relevância e o valor que sua mensagem carrega devem ser os focos para ganhar a atenção do consumidor.

 

Marketing por SMS ou SMS marketing

 

As mensagens de texto para celular, ou SMS, não ficaram no passado.

É verdade que a internet mudou a forma como nos comunicamos. O WhatsApp, hoje em dia, dominou grande parte das comunicações diárias, mas nem por isso devemos abandonar totalmente outros formatos.

O SMS tem um conteúdo bastante objetivo, com dois grandes diferenciais: ele dispensa a conexão com a internet e está presente em 100% dos celulares.

Atualmente, o SMS é pouco utilizado na comunicação pessoal, mas ainda é válida para o contato entre clientes e marca. Assim, em campanhas e estratégias de marketing, é uma boa ideia enviar um torpedo rápido com anúncios de descontos, promoções exclusivas para usuários e clientes e, até mesmo, ofertas com data de validade mais curta, aproveitando o caráter de imediatismo da mensagem SMS.

Vale mencionar o SMS Transacional, em que é possível interagir com o usuário através da confirmação de alguma ação, como compras concluídas, pedidos que saíram para entrega e muito mais. Alguns exemplos de uso do SMS Transacional, são:

 

  • Mensagens de boas vindas;
  • Uso do cartão de crédito;
  • Compra efetuada com sucesso;
  • Compra cancelada.

 

Um cuidado importante, porém, é não perturbar o consumidor. Assim como nas estratégias de e-mail marketing e todo tipo de contato com o cliente, não abuse nos anúncios e use do consentimento do cliente para enviar comunicações a ele. Assim, garanta que seu cliente te deu a devida permissão para receber mensagens diretamente em seu telefone.

 

Otimização de páginas da web

 

Até agora nós falamos sobre estratégias exclusivas do mobile, mas o trabalho não deve se resumir a elas.

Também é importante que os negócios adaptem seus outros canais e conteúdos de marketing ao ambiente dos dispositivos móveis. Por isso, tanto o design quanto o conteúdo do seu site e outras páginas devem ser responsivos – ou seja, funcionarem na versão mobile tão bem quanto na versão aberta nos computadores.

É nesse conceito, inclusive, que surgiu a ideia de mobile first.

Esse termo, já muito difundido nos meios de marketing e tecnologia, significa o planejamento da arquitetura de dados priorizando as telas de dispositivos móveis. Por se tratarem de espaços menores e que variam muito de tamanho, tanto o design das interfaces deve ser pensado para caber e fazer sentido na infinidade de possibilidades que os dispositivos atuais possuem.

 

E-mail marketing pensado para o mobile

 

Seguindo a lógica das três estratégias de marketing acima, os e-mails também devem:

 

  • Ser pensados e produzidos para quem vai abrir e ler por dispositivos móveis;
  • Trazer conteúdo relevante, chamativo e que aproveite da possibilidade de chegar até a palma da mão do consumidor, no momento que lhe for mais conveniente.

 

Por isso, precisamos mais uma vez reforçar a importância do e-mail marketing. 

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas dentro do Marketing Digital, seja para criar, manter ou estreitar um relacionamento com o seu cliente, além de intensificar as suas vendas no mobile marketing.

Com tamanha importância, ele também deve acompanhar a tendência do mobile marketing e ser otimizado para esses dispositivos.

Ler um e-mail no smartphone é uma tarefa completamente cotidiana, mas que precisa acompanhar a era do mobile. Pensando nisso, os assuntos de e-mail marketing devem aparecer corretos na tela, geralmente utilizando apenas 35 caracteres.

Além disso, o conteúdo deve ser fácil de ler e ser compreendido no dispositivo menor. Usar sentenças mais curtas e bullet points pode ajudar nesse caso. O uso de imagens e outras mídias também deve ser pensado com cuidado: nada muito pesado e que abuse muito do uso de dados do smartphone do seu consumidor. 

Seguindo esses preceitos básicos, pode acreditar: sua estratégia de e-mail marketing tem muito a ganhar com o mobile.

 

Quais estratégias de marketing mobile escolher?

 

O smartphone é o protagonista de umas principal estratégias, o mobile marketing. Na imagem, uma usuária de mobile aparece segurando seu celular.Há uma gama de estratégias de mobile marketing para serem escolhidas e você pode usá-las em conjunto.

 

Diante de tantas possibilidades, cada uma com seus benefícios, agora você pode optar por uma delas e investir em uma estratégia que pode ser efetiva para o seu mobile marketing.

A escolha, nesse caso, vai variar de acordo com seus objetivos de negócio, o perfil do seu consumidor e o tipo de campanha que sua marca realiza. Além disso, é fundamental entender que as estratégias de marketing são convergentes e trabalham muito bem em conjunto.

Para ajudar na estratégia de mobile marketing, de forma inteligente e automatizada, você pode contar com ferramentas de marketing cloud da All iN, uma plataforma de marketing digital que oferece diversos canais de comunicação, como: e-mail, sms, push, além do gerenciamento da sua base de contatos e redes sociais sob demanda.

Clique aqui e conheça mais sobre esse tipo de solução!

 

(Visited 340 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar