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Qual o papel do instagram shopping e do facebook business?

Uma pessoa acessando o instagram shopping pelo computador.

A possibilidade de fazer compras pela internet chegou há muito tempo, prometendo uma praticidade jamais vista. Usar o meio online para comprar ou contratar serviços, através de poucos cliques e nenhum deslocamento, já é vantajoso, certo? Porém, o e-commerce consegue oferecer benefícios ainda maiores. Os principais são a economia e a possibilidade de chegar até lojas ou produtos que, fisicamente, não seria possível.

 

Com essas vantagens claras, não surpreende que o e-commerce seja uma tendência que não para de crescer. Prova disso é o que traz o relatório Webshoppers, realizado anualmente pela Ebit, indicando que o e-commerce faturou mais de R$ 53 bilhões apenas em 2018. 

 

No meio desse crescimento impressionante e no volume de compras realizadas (que passou de 120 milhões no ano de 2018) é muito comum não saber quais estratégias de marketing são as mais eficazes, não é mesmo?

 

Os caminhos que o marketing pode percorrer para vender no e-commerce são vários, mas nem todos são amplos, acessíveis e com resultados tão expressivos quanto as mídias sociais

 

É por isso que, no artigo abaixo, traremos a você informações completas sobre como funciona o instagram shopping e o facebook business: tudo para que você entenda melhor sobre essas ferramentas e otimize suas vendas! Vamos lá?

 

O papel da mídia social: vendas e comportamento do consumidor

 

Quando falamos de marketing e do varejo em geral, as mídias sociais também se tornaram uma força dominante. Essas ferramentas não são mais apenas uma parte de um mix de estratégias de marketing, mas, em muitos casos, se tornam o principal canal de vendas e de relacionamento com o consumidor.

 

Pensando nisso, vamos explorar duas das maiores mídias sociais do mundo: o Facebook e o Instagram. 

 

Além de servirem para que as empresas divulguem conteúdo próprio, mostrem seus produtos e conversem com os consumidores, as redes como Instagram e Facebook estão cada vez mais relevantes na decisão de compra do consumidor.

 

Sabendo disso, as próprias mídias sociais desenvolveram formatos e plataformas próprias para quem deseja aparecer para o consumidor certo e conquistá-lo mais facilmente. É o caso do Facebook Business e do Instagram Shopping

 

Ferramentas de impulsionamento de vendas

 

Uma pessoa segurando seu smartphone em uma tela com aplicativos como instagram e facebookUsar as mídias sociais como  Instagram Shopping e o Facebook Business pode ser uma ótima estratégia para as vendas, principalmente pelo alcance dessas redes.

 

Abaixo, listamos as vantagens e as formas de usabilidade de cada mídia social. Confira e tire suas dúvidas!

 

Instagram: vantagens e como usar

 

O Instagram se tornou uma gigante das mídias sociais nos últimos anos – e os números comprovam isso. A rede tem mais de 800 milhões de usuários pelo mundo, sendo que o Brasil é o segundo país com mais perfis criados: 70 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo a revista EXAME.

 

Esses números expressivos já indicam o potencial que o Instagram tem para quem deseja anunciar ou vender seus produtos. Mais ainda, uma pesquisa realizada pelo Opinion Box sobre o Instagram no Brasil, comprova que os usuários valorizam muito o conteúdo do Instagram na hora de realizar suas compras.

 

Entre todos os usuários de Instagram entrevistados pelo Opinion Box, 48% dizem já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram. Além disso, 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram, seja um especialista ou um influenciador digital.

 

Para facilitar o trabalho das marcas que querem anunciar seus produtos no Instagram, a própria rede investe em formatos especiais, como o Instagram Shopping. 

 

O que é o Instagram Shopping?

 

Esse recurso, chamado no Brasil de Instagram Compras, funciona como uma “vitrine”, na qual as pessoas podem explorar os produtos que as empresas oferecem, inclusive, a sua.

 

Com o Instagram Shopping, você pode compartilhar produtos em destaque por meio de seus stories e publicações orgânicas ou, ainda, permitir que as pessoas descubram os produtos na seção Pesquisar e Explorar.

 

Na prática, o Instagram Shopping possibilita que as empresas escolham as fotos que gostariam de promover e marquem até cinco produtos por imagem ou vinte produtos por carrossel de fotos.

 

Este tipo de publicação fornece acesso à detalhes e preços, informando sobre o produto final que o cliente poderá adquirir. A função Shopping, mostra um link que leva os usuários ao site onde eles podem comprar o produto, o que facilita a sua jornada de compra em tempo real. Assim, engajando o consumidor, ele consegue comprar de forma mais rápida e fácil.

 

Resumindo, as principais vantagens do recurso são: 

 

  • Para usuários: os usuários do Instagram podem comprar produtos diretamente pela rede social.
  • Para empresas: o Instagram Shopping ajuda a aumentar as vendas após a configuração desse recurso e a atrair mais pessoas para o site sem enfrentar barreiras.

 

Como acessar o Shopping no Instagram

 

As empresas e lojas que pretendem usar essa ferramenta devem atender aos seguintes requisitos:

 

  • Ter um perfil comercial;
  • Ter uma página criada no Facebook;
  • Ter criado pelo menos nove publicações de compras;
  • Ter a versão mais recente do aplicativo Instagram;
  • Vender produtos físicos de um site oficial.

 

E para acessar de fato o Instagram Shopping, é só seguir as etapas a seguir para ativar esse recurso em seu perfil:

 

  • Vá para as configurações na sua conta do Instagram;
  • Toque em compras;
  • Selecione um catálogo de produtos;
  • E pronto!

 

Depois disso, é só começar a colocar seus produtos à disposição dos consumidores.

 

Facebook Business: vantagens e como usar

 

2 bilhões de pessoas usam o Facebook todos os meses, segundo o G1, o que representa a alta chance das empresas encontrarem novos clientes e construir relacionamentos duradouros com eles.

 

O Facebook Business, ou Facebook para empresas, ajuda a criar presença virtual na maior rede social do mundo.

 

Com uma página de negócios na rede, ou impulsionando conteúdo via anúncios, é possível chegar exatamente até pessoas que: se interessam pelos produtos que sua marca vende, já pesquisaram por eles, já compraram produtos semelhantes ou têm características sociais e comportamentais que possam indicar interesse pela sua marca.

 

As vantagens em termos de engajamento são claras, mas o Facebook quer ir além e desenvolve outras ferramentas próprias, muito além do ato de criar uma fan page.

 

Exemplo disso é que o Facebook tem o seu próprio marketplace, voltado para empresas que vendem bens físicos, chamado de Facebook business.

 

Embora qualquer empresa possa ter uma loja, esse recurso atende melhor aos comerciantes, anunciantes de varejo e e-commerce. O serviço é recomendado por exemplo, para empresas que vendem roupas, acessórios, artigos de decoração e produtos para bebês ou crianças.

 

Além disso, o Facebook business funciona centralizando uma série de ferramentas e estratégias de marketing. Criar sua página na rede já inclui a possibilidade de conversar com o consumidor, criar anúncios e gerenciá-los, oferecer produtos no marketplace e, ainda, integrar todos esses serviços com o Instagram.

 

Para listar, as principais vantagens do Facebook Business são:

 

 

  • Publicidade bem segmentada 

 

 

O Facebook business pode analisar todas as informações que milhões de usuários inserem em seus perfis, suas interações com páginas e com lojas até de fora da própria rede. Com essas informações, você consegue gerar anúncios bem segmentados, que chegam exatamente até o seu potencial consumidor. 

 

Para impulsionar as vendas, você ainda pode encontrar pessoas com quem já construiu algum tipo de relacionamento, como aquelas que conhecem sua marca, que já compraram com você antes e já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. Públicos-alvo personalizados é o nome da opção de segmentação que permite alcançar os clientes existentes no Facebook.

 

 

  • Marketplace próprio

 

 

Você vende bens físicos e está no Facebook com sua empresa? Ótimo. Você pode unir esses dois pontos e vender dentro da própria rede social. A página do seu negócio pode funcionar como uma vitrine e ajudar a fechar vendas mais rapidamente, sem que o cliente precise ser direcionado para outras várias páginas.

 

 

  • Tráfego para o site

 

 

Além das interações dentro da própria rede social, o Facebook é uma ferramenta importante para levar tráfego até o seu site ou e-commerce. Uma fan page configurada corretamente vai ter todos os seus endereços importantes. Além disso, o Facebook serve para que seus conteúdos tenham links relevantes que levem o consumidor a conhecer melhor o seu produto visitando o site ou loja virtual.

 

Qual mídia escolher para suas estratégias de marketing?

 

Porta de um estabelecimento com uma placa "open"É possível optar por diversas estratégias de marketing e, inclusive, fazer uso de diferentes mídias (como o Instagram Shopping e o Facebook Business), porém, antes disso, você precisa analisar alguns pontos relevantes.

 

Diante dos benefícios de cada mídia, fica a pergunta de qual seria a ideal para usar na sua estratégia de marketing, não é mesmo?

Por isso, abaixo, listamos os principais pontos que você deve levar em conta para decidir suas estratégias.

 

Onde o seu público está?

 

O primeiro fator a levar em conta sempre que for escolher uma frente para atacar no marketing, é onde seu público está. No caso do Instagram e do Facebook, porém, são grandes as chances de que seus consumidores ideais estejam em ambas as redes. 

Nesse caso, considere ainda que as mídias sociais podem ser complementares entre si. No caso do Facebook, que é a empresa “dona” do Instagram, a possibilidade de uni-las é ainda mais real. 

 

Como você pode atingi-lo?

 

Um stories postado no Instagram pode ser compartilhado na página do Facebook, por exemplo. Mais importante ainda, a central de gerenciamento de anúncios, da criação à análise, pode ser compartilhada a partir do Facebook Business. Assim, as informações são centralizadas e fica muito mais fácil acompanhar os resultados e ver o que funciona de verdade.

Além disso, é importante que o trabalho de mídias sociais, inclusive o seu Instagram Shopping e Facebook Business, estejam conectadas a outros formatos de marketing. Só assim a estratégia fica completa e consegue alcançar os consumidores em todas as etapas da sua jornada de compra.

 

Uso de outras estratégias

 

Mesmo com mudanças no comportamento do consumidor e inovações nas mídias sociais, você não deve abandonar o que dá certo em outras áreas. O e-mail marketing, por exemplo, pode fazer toda a diferença para complementar ações que começaram com a captação do endereço de email do consumidor a partir de interações via redes sociais.

De outra forma, também é possível utilizar de remarketing para criar os melhores anúncios nas suas mídias sociais com base em interações que os usuários tiveram fora delas. As possibilidades são várias e devem ser exploradas em conjunto, de acordo com seus objetivos de negócio, de marketing e vendas.  

E então, o que achou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo a vender mais pela internet? Veja nosso guia sobre estratégias de marketing digital para impulsionar as vendas!

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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