Escrito por 08:00 Estratégias, Marketing Digital

Confira as melhores ferramentas de automação de marketing!

Buscando entender melhor sobre ferramentas de automação de marketing e como elas podem ajudar o seu negócio?

A aceleração que aconteceu na transformação digital no último ano não é novidade para ninguém. Percebendo o crescente – e permanente – movimento dos consumidores online, as empresas buscaram também tornar o meio digital um canal nativo para comunicar, vender e se relacionar.

Com isso, foi preciso repensar os processos, sistemas e tecnologias disponíveis para trabalhar no mundo online. E, nesse cenário, as ferramentas de automação de marketing se popularizaram.

Quer saber mais do assunto, então continue lendo!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing está diretamente ligada à simplificação dos processos. Trata-se de utilizar tecnologias e ferramentas com o intuito de automatizar processos, reduzindo assim custos, erros humanos e aumentando a produtividade, uma vez que é escalável.

É possível que quando leia a palavra “automação”, a maioria pense em robôs que seguem perfis nas redes sociais. Mas o conceito vai muito além! 

Trabalhando com automação é possível ser mais assertivo em estratégias, utilizando chatbots para atendimento e disparo de e-mails automatizados, por exemplo, tornando a operação do seu negócio mais eficiente.

Mas, afinal, o que são as ferramentas de automação?

As ferramentas de automação de marketing são tecnologias/sistemas/softwares pensados especialmente para simplificar determinado processo.

É através dessa ferramenta que a estratégia toma forma e permite a sua visualização por completo. Isso porque é nessa ferramenta que será possível integrar times, definir as regras da automação, reunir dados, analisar métricas e observar o funcionamento de cada etapa do seu funil.

Existem ferramentas, inclusive, que geram dashboards onlines para você acompanhar a performance do seu negócio em tempo real. Outras permitem a criação de comunicações direto com o consumidor como mensagens personalizadas via e-mail, sms, notificações… E tem aquelas que integram isso e muito mais.

Em suma, as ferramentas de automação de marketing são plataformas que permitem uma gestão completa da sua estratégia de marketing digital, trazendo mais escalabilidade, produtividade e redução de erros.

Para que serve a automação de marketing?

Para saber como escolher as melhores ferramentas de automação de marketing, continue a leitura!

Segundo a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, mais de 68% das empresas entrevistadas na América Latina usam alguma ferramenta de Automação de Marketing. Ou seja, é mais do que possível trabalhar com a estratégia e utilizá-la para diversos fins. 

A automação de marketing foi pensada, desenvolvida e é constantemente atualizada para servir como um facilitador para pessoas e negócios.

É através desse conceito que as empresas começaram a perceber pequenos gargalos que poderiam ser solucionados com a implementação de um simples software, por exemplo.

Entre os benefícios mais conhecidos da utilização da automação de marketing, estão:

  • o aumento de produtividade;
  • a diminuição de custos;
  • a redução de riscos e erros;
  • o acompanhamento constante e em tempo real;
  • e a análise detalhada com poucos cliques.

E esses são apenas alguns. Compartilhe com a gente: qual o principal benefício da automação de marketing para a sua empresa?

O que é possível através da automação de marketing e vendas?

Boas ferramentas de automação de marketing podem auxiliar sua marca na hora da segmentação, dessa forma, você tem comunicações mais personalizadas com seus clientes em potencial.

Basicamente, a automação pode ser usada em todas as etapas da sua estratégia. Basta saber como usá-la para o seu objetivo.

Utilizando ferramentas de automação de marketing você pode:

  • Criar fluxos de automação: ou seja, campanhas de abandono de carrinho, nutrição, reativação de base, indicação de conteúdos e ofertas, entre outros fluxos que sejam interessantes no relacionamento da sua empresa com o consumidor;
  • Atribuição de status aos leads: em qual momento seu lead está? É possível classificá-lo dentro desse fluxo;
  • Personalização: você sabe o quanto tratar o seu cliente com exclusividade é importante, né? Com ferramentas de automação você consegue criar mensagens personalizadas de engajamento e entregá-las de forma automática, na hora certa, pelo canal certo; 
  • Segmentação: é possível segmentar suas listas de acordo com o momento de cada base, sem perder a personalização;
  • Template automatizados: dentro da própria ferramenta, muitas vezes você já tem templates estruturados para manter a qualidade de sempre, mas diminuir o tempo gasto nas tarefas recorrentes; 

Além de integrações com outras plataformas, monitoramento de leads, testes e outras funcionalidades.

Essas são algumas funções das ferramentas de automação de marketing que podem contribuir com o seu negócio e, consequentemente, com as suas vendas.

Mas é importante lembrar que cada ferramenta possui suas particularidades e pode oferecer mais ou menos opções de automação. Por isso pesquise e escolha a que melhor atende os seus objetivos.

Quais são as melhores ferramentas de automação de marketing?

O mercado já tem diversas ferramentas que trabalham automação de marketing, mas é preciso estudá-las para entender qual a mais vantajosa para o seu negócio. A  All iN, por exemplo, usa gatilhos automatizados que enviam comunicações personalizadas com base no comportamento do cliente no seu e-commerce, de acordo com a sua etapa de conversão; além de oferecer fluxos de cadastros, mensagens personalizadas de engajamento e muito mais.

E aí, você já sabia de todas essas funcionalidades e benefícios de trabalhar com ferramentas de automação de marketing? 

Se você já adotou essa estratégia, compartilhe suas percepções com a gente! 

Se ainda não implementou, não deixe de conhecer a solução para quem precisa de automação.

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Última modificação: 20 de abril de 2021
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