Squid

As melhores 6 estratégias para engajamento nas redes sociais

Duas pessoas usando seus celulares com diversos símbolos representando interações e mídias sociais.
Pedro Kruger
Hora Post 8 min de Leitura
Data Post 24 de maio de 2023

O engajamento nas redes sociais é imprescindível e deve ser considerado como um dos objetivos principais do planejamento de marketing do seu negócio. A busca para atingi-lo é frequente e representa o sucesso no relacionamento entre empresa e clientes.

Para chegar a esse nível de envolvimento é preciso colocar em prática algumas ações nas suas mídias sociais. Algumas estratégias garantem que o cliente estará sempre com a sensação de pertencimento ao seu público. Neste post veremos o que significa engajamento e qual sua importância, além de 6 estratégias para aumentá-lo e como mensurar seus resultados. Confira!

O que significa engajamento nas redes sociais?

Antes de qualquer coisa, engajamento significa uma relação de confiança e empatia. O consumidor, nesse contexto, gosta da sua marca, se identifica com o tom utilizado nas postagens, gosta do produto e tende a ser um cliente a longo prazo.

O engajamento nas redes sociais acontece quando o usuário se comunica com sua marca por meio de curtidas, comentários e respostas de qualquer solicitação. Isso representa um nível interessante de envolvimento entre a marca e o consumidor.

No marketing digital, os números são importantes, mas eles podem ser vazios se não utilizados da melhor forma. O quão efetivo é ter muitos seguidores se eles não interagem ou visualizam suas publicações? É importante que haja essa proximidade, já que a interação é o ponto de partida para o consumo.

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Na prática, aumentar o engajamento nas mídias sociais é algo que se obtém com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. A seguir, veja as 6 principais estratégias para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais.

1. Conheça seu público

Como comunicar adequadamente e oferecer conteúdos relevantes sem conhecer a fundo o seu público? O primeiro passo é entender com quem você fala e se esse é, de fato, o seu público-alvo — e se não for, definir estratégias para alcançá-lo. Isso envolve questões básicas e fundamentais, como:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Região geográfica;
  • Classe Social.

Essas características amplas são avaliadas e então é possível definir a buyer persona, que é um cliente modelo da empresa. As personas reúnem as principais características do público da marca e facilitam o direcionamento da comunicação nas mídias sociais.

Pessoa analisando dados e colocando dardo em alvo para representar a precisão de conhecer seu cliente.
É superimportante atingir seu público-alvo de forma eficaz para evitar uma visão negativa da marca com anúncios para pessoas que não estão interessadas.

Uma vez que sua empresa tem esse conhecimento, tudo pode ser direcionado com mais precisão. Você usará o melhor tom, saberá explorar as principais redes sociais e estará capacitado para oferecer conteúdo altamente relevante.

2. Produza e compartilhe conteúdo relevante

Os usuários das mídias sociais estão em contato com uma enorme quantidade de conteúdos durante uma simples rolagem na linha do tempo. Entre tantas opções, se destacar depende diretamente da qualidade do que você posta.

Considerando o seu público, trabalhe em conteúdos autorais e que fortaleçam a imagem do seu negócio nas redes sociais. Revise-os com atenção antes de publicar e entenda se eles realmente se comunicam como o conceito da sua empresa.

Vincular conteúdos relevantes ao perfil da sua buyer persona é essencial para conseguir aumentar o engajamento nas redes sociais da sua marca e mantê-lo no topo.

3. Incentive a interação

Atualmente, há diversas maneiras de estimular a interação nas mídias sociais. No Facebook, por exemplo, posts simples podem trazer questionamentos que geram comentários. Já no Instagram, as enquetes e outros conteúdos interativos são ferramentas ainda mais objetivas para uma interação orgânica, enquanto o TikTok foca em vídeos curtos e objetivos.

Desenvolva cada publicação pensando sobre como as pessoas serão estimuladas a interagir. É preciso que os conteúdos sejam amigáveis e acessíveis; responder os comentários também é uma ótima forma de obter engajamento nas redes sociais, já que o público se sente ainda mais próximo da empresa.

4. Capriche no visual das publicações

O conteúdo visual tem grande força no engajamento das redes sociais, e é mais bem-aceito pelo público. A maioria das empresas sabem disso, então seu negócio precisa se esforçar para trazer vídeos, GIFs e fotos de qualidade que realmente se destaquem nas mídias sociais.

Outra opção é combinar boas imagens com textos. Esse tipo de post tem um desempenho melhor do que publicações sem ilustrações visuais, tendo em vista que o cérebro humano tem muito mais facilidade e rapidez em processar imagens. Você capta a atenção do usuário e consegue transmitir a mensagem com sucesso, sem precisar oferecer algo cansativo.

Pessoa fazendo retoque e seleção de imagens para postagens em mídias sociais.
Não esqueça de adequar as imagens ao perfil dos seus usuários.

Os vídeos merecem destaque nesse ponto. Eles já são o conteúdo mais consumido na internet, e a perspectiva é ainda maior: serão 82% do tráfego em 2023, tornando-se no tipo de conteúdo mais popular da internet. Boas produções autorais podem render um grande alcance e engajamento.

É importante entender também quais são as tendências que mais geram interação no momento para cada tipo de conteúdo. Um exemplo disso é a febre dos vídeos de tela cheia na vertical, em formato 9:16. Se o seu público acessa seus conteúdos pelo smartphone, por exemplo, é mais provável que ele interaja com esses conteúdos.

5. Engajamento nas redes sociais: invista em bons CTAs

Call To Action (CTA) ou chamada para ação representa uma das estratégias mais simples, mas que tem maior poder de engajar o público na rede. A proposta é simples: sugerir alguma conversão para quem está acompanhando as redes.

Um CTA estimula que o usuário faça algo que terá um resultado positivo. Por exemplo, um e-commerce acabou de lançar um novo produto e fez um post sobre ele nas redes sociais, com boa imagem e uma descrição potente. Seria ótimo saber a opinião do público sobre ele, certo?

Neste momento, um CTA é a chamada para ação desejada: ”conte para nós o que você achou desse novo produto”. Esse é um exemplo da execução dessa estratégia, com grandes chances de obter engajamento nas redes sociais por meio de comentários na publicação.

6. Seja constante nas publicações

É fundamental estar presente e próximo ao seu público. O engajamento nas redes sociais depende do contato frequente e constante com quem acessa suas páginas. Como marcar e fazer a diferença se você pouco aparece na linha do tempo de quem curte ou segue sua página?

Mantenha uma regularidade nos posts, sempre planejando alimentar as páginas diariamente. Organize um agendamento, de preferência para que alguns conteúdos sejam disparados automaticamente. Isso otimiza o trabalho e garante que as páginas sejam alimentadas.

Dessa forma, o cliente se acostuma com as publicações diárias da página e se fideliza. Elas se tornam parte de suas rotinas e fazem diferença na experiência de navegação. O sucesso pode ser tanto que, se sua empresa deixar de postar, seu cliente vai sentir falta.

Como mensurar os resultados das estratégias de engajamento?

O monitoramento do resultado das estratégias se faz totalmente necessário. É preciso mensurar esses números e entender o que está por trás das métricas geradas em todas as campanhas e ações.

A primeira forma de fazer isso é observando as interações. Comentários e compartilhamentos são ótimos indicadores de engajamento. Se as respostas forem positivas, sinal de que sua empresa está obtendo sucesso nas estratégias. Quanto mais comentários e interações, maiores as chances de engajar nas mídias sociais.

Computador numa mesa com gráficos na tela, com duas pessoas em volta analisando e anotando resultados.
Para entender seu público e continuar sempre atualizado nas novas tendências, acompanhar as métricas e resultados com frequência é o ideal.

Há também algumas métricas para ficar de olho que têm grande relação com o engajamento nas redes sociais. O índice de alcance mostra o quanto suas publicações estão chegando ao público. Quanto maior, mais gente visualizando e maiores chances de conversão.

A taxa de rejeição ajuda a entender o que não foi bem-aceito. Essa métrica é de extrema importância para evitar erros e não insistir em estratégias que geram bloqueios, ocultações e outras ações negativas.

O engajamento nas redes sociais é uma busca imprescindível e que deve ser constante. Essas 6 estratégias possibilitam ótimos resultados e clientes mais envolvidos.