É hora da festa! - All iN

É hora da festa!

Já falamos algumas vezes aqui sobre como é importante criar relacionamentos saudáveis e duradouros com seus clientes. O comportamento do consumidor muda constantemente, no início do varejo a demanda era muito maior que a oferta, então as escolhas do cliente eram limitadas e o comerciante costumava ter sucesso em seu negócio, afinal a concorrência era baixa e geralmente se uma pessoa gostava da sua marca, ela era fiel à ela e espalhava para todos os conhecidos adotarem a mesma marca.

Mas nos tempos atuais, o cenário do varejo mudou bastante. Além da globalização que quebrou as barreiras da distância física com a onda dos e-commerces, a quantidade de concorrentes aumentou exponencialmente. Se você continuar achando que o seu cliente se manterá fiel a você apenas pela qualidade do produto e não oferecer nenhuma experiência diferenciada, você será atropelado pela concorrência.

A regra de ouro na hora de se relacionar é não ser egoísta, precisa oferecer benefícios para ambos os lados, por isso as estratégias para conquistar o cliente são tão importantes. No começo da semana mostramos algumas dicas de como montar as suas estratégias para conquistar a confiança e atenção do seu cliente. Agora vamos te mostrar os recursos de e-mail marketing para você fazer a festa com aquele cliente que já se sente a vontade com você.

ABANDONO DE NAVEGAÇÃO

Antes de uma festa com os amigos na sua casa, o que você faz? Planeja a música, comes e bebes, e as vezes até o jogo que vai passar na TV. Como são seus amigos, você sabe as preferências de cada um, quem não gosta de bebida alcoólica, quem é vegetariano, se tem alguém de dieta, estilo de música e coisas assim.

Quando você está lidando com o seu cliente, não pode ser diferente. Utilize recursos como abandono de navegação para conhecer quais os produtos que o internauta navegou e o que mais o interessa, para que suas comunicações sejam personalizadas e mais assertivas.

Outro dado que você pode acompanhar para identificar as preferências do cliente é conhecer o comportamento do clique do cliente. Acompanhe qual a oferta que ele clicou no e-mail anterior, até onde ele navegou, se ele se interessou por produtos parecidos. Não tenha preguiça de mostrar que você quer agradá-lo.

ABANDONO DE CARRINHO

Seguindo a mesma linha de raciocínio do item anterior, quando um cliente do seu e-commerce coloca um produto no carrinho e o abandona, quer dizer que ele está interessado naquele produto, mas que por algum motivo ele não finalizou a compra.

Não perca a oportunidade de oferecer novamente o produto. Talvez ele não tenha finalizado a compra por falta de tempo ou estava sem o cartão para pagamento, ou até tem um pouco de dúvidas, mas se você lembrá-lo do produto, as chances dele finalizar a compra é de 40%.

Porém, fique atento para a quantidade de lembretes de abandono de carrinho que você envia, as vezes o cliente realmente não quer mais o produto, ou porque ele já comprou em outra loja, ou porque está caro. Diante desse cenário, o ideal é fazer campanhas de cross sell e oferecer produtos complementares ou similares ao que ele comprou.

REDUÇÃO DE PREÇO E REDUÇÃO DE PREÇO SIMILARES

Ainda utilizando as informações de preferências e comportamento do seu cliente, você tem a opção de fazer campanhas de redução de preços.

Você já sabe que ele navegou e se interessou pelo produto, avise-o quando o produto baixar de preço ou indique produtos similares e que estão com o preço reduzido. A conversão chega a aumentar em até 33%.

INATIVO

Com a correria do dia a dia, é comum não mantermos um contato tão constante com alguns amigos tão queridos que não queremos perder o contato. Nesses casos, é importante que você envie mensagens de vez em quando para saber como a pessoa está e manter a amizade acesa.

Você pode fazer a mesma coisa com seus clientes opt-in. Identifique os cadastros que não interagem com seus e-mails há algum tempo, a falta de abertura ou cliques é um bom indício de que aquele cliente não está engajado com suas comunicações. Tenha uma estratégia diferenciada, monte um HTML especial, diga que está com saudade, ofereça benefícios para ele voltar a se relacionar com a sua loja. Incentive a interação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *