Confira como faturar ainda mais no dia do consumidor! | Blog da All iN

Como aproveitar o Dia do Consumidor para aumentar as suas vendas?

Um cliente com seu cartão de crédito e várias sacolas de compras aproveitando o dia do consumidor.

 

Sem dúvidas, o Dia do Consumidor tornou-se uma das melhores oportunidades para alavancar as vendas ao longo do ano. Quer saber sobre a origem desse evento e como escolher as melhores estratégias para aproveitar e faturar nesse período? 

Confira as nossas dicas!

 

A origem do Dia do Consumidor

 

O Dia do Consumidor foi criado em 1962 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, com o intuito de garantir a proteção dos interesses dos consumidores. A saber: 

 

  • Informação;
  • Direito à segurança;
  • Escolha;
  • Direito a ser ouvido. 

 

No Brasil, a data popularizou-se muito tempo depois, ganhando notoriedade apenas em 2014, reforçando os direitos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Esse, apesar de ter sido criado em 1990, entrou em vigor apenas em 1991.

Com o intuito de seguir defendendo os interesses dos consumidores, mencionados por John Kennedy, foram criados também os PROCONs (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor). 

O programa ganhou força em 76 e até hoje atua na proteção dos consumidores, inclusive em grandes datas como o dia do consumidor, quando lojas acabam não sendo claras e honestas com seus clientes.

Com isso, a data escolhida para celebrar o Dia do Consumidor foi 15 de março, sendo considerada, inclusive, uma Black Friday do primeiro trimestre, devido o alto potencial de movimentação para os comércios on e off.

 

A semana do consumidor!

 

O Dia do Consumidor ficou tão famoso e criou tantas oportunidades que ampliaram as vendas, possibilitando a conquista de tantos clientes no primeiro trimestre, que hoje em dia já se fala na semana do consumidor.

Uma pesquisa divulgada pelo Zoom, afirma que 35 milhões de brasileiros já conhecem a data e 58% dos entrevistados esperam para conferir boas ofertas e realizar compras.

 

Uma mulher com sacolas de compras vendo promoções do dia do consumidor em seu smartphone.Levando em conta o pouco tempo em que o dia do consumidor é comemorada no Brasil, os números surpreendem!

 

A semana do consumidor tem movimentado consideravelmente o ticket médio e a taxa de conversão de compras das empresas.

Confira alguns dados importantes:

 

A imagem apresenta pesquisas com dados em relação ao dia do consumidor.

Em relação às pesquisas no motor de busca, podemos observar um crescimento cada vez maior ao longos dos anos:

 

 

Em 2020, também de acordo com o Google, o interesse dos usuários na data varia em:

 

Um infográfico do Google sobre o interesse dos usuários no dia do consumidor.Fonte: Google Survey 2020

 

Levando esses dados em consideração, não dá para negar a relevância da data no Brasil, não é mesmo? 

Empresas de diversos nichos trabalham para alavancar as vendas nesse período, enquanto os clientes esperam ansiosamente para realizar suas tão esperadas compras. 

E você, já está com a sua estratégia definida e pronta para movimentar as vendas da sua empresa? 

 

6 dicas para vender mais no dia do consumidor

 

Se você ainda não sabe o que fazer para alavancar suas vendas e aproveitar a semana do consumidor, elencamos algumas dicas que ajudarão a aperfeiçoar sua estratégia, tanto no digital, quanto no off. Confira:

 

1. Experiência omnichannel

Os consumidores estão por todo o lado, em abundância. No entanto, você precisa identificar e entender que o objetivo de uma estratégia de marketing não é atingir todas e quaisquer pessoas, mas um público ideal entre elas.

Quando falamos em experiência omnichannel, sugerimos que você trabalhe com uma estratégia multicanal. Em outras palavras, a sua marca deve estar presente em todos os lugares que o seu público está: 

 

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • SMS

 

Não importa qual seja o canal, é preciso que você atenda o seu cliente e saiba guiar a jornada de compra para conseguir convertê-lo. principalmente em uma data pontual e cheia de oportunidades, como a semana do consumidor.

 

2. Prepare o seu site

A data promete grande movimentação no comércio, então é preciso que o seu site esteja preparado para receber um grande número de usuários e suportar diversas ações simultâneas. Por isso, verifique se o seu sistema está pronto e a usabilidade está adequada para o grande evento do primeiro trimestre. 

Não esqueça que um bom desempenho do site é fundamental para que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Portanto, é preciso que tudo esteja funcionando perfeitamente para que ninguém seja prejudicado, evitando quaisquer transtornos relacionados à imagem da sua marca.

 

3. Timing

É importante aproveitar as oportunidades que você encontra dentro da jornada do seu cliente. Trabalhe com segmentações assertivas e procure encontrar o timing perfeito para enviar a sua comunicação com o que o seu cliente precisa, no momento ideal. 

Fazendo o acompanhamento constante das ações do seu cliente e entendendo o perfil dele, você encontrará o momento perfeito para apresentar os seus produtos. Fique atento!

 

4. Remarketing

As datas comemorativas costumam possuir um alto índice de abandono de carrinhos e compras interrompidas. Não pense que no dia do consumidor isso será diferente. Por isso, é importante incluir estratégias de remarketing em seu planejamento da semana do consumidor.

Com o remarketing, você terá tempo hábil para entender o motivo da desistência de uma compra e tentar um novo contato (mais assertivo) com aquele cliente que não finalizou a compra. Lembrando que as desistências podem acontecer por:

 

  • Valor da compra;
  • Valor do frete;
  • Prazo de entrega;
  • Produto esgotado.

 

É importante que você entenda o que levou a desistência da compra para que seja certeiro no próximo contato, levando uma possível solução ao seu cliente.

 

5. Experiência do cliente

Vivemos na era do UX, então é importante entender que esse é um item obrigatório em qualquer estratégia de marketing efetiva. Uma boa experiência do cliente pode fazer toda a diferença em seu negócio

É preciso contar com um atendimento eficaz, informações claras no processo de compra e, principalmente, um pós-venda efetivo. 

Lembre-se que você terá apenas um dia (ou semana) do consumidor para se destacar entre os seus concorrentes, então é preciso ir além de preços atrativos e condições especiais.  

Experimente se destacar com um bom storytelling, um atendimento excelente e gerar uma experiência incrível ao seu cliente. Obviamente, você precisará trabalhar durante todas as etapas da jornada de compra. 

 

6. Unified commerce aplicado

Se você ainda não conhece o conceito de unified commerce ou, comércio unificado, vale a pena procurar entender a estratégia.

 

A imagem apresenta um carrinho de compras em miniatura, com sacolas de compras e um notebook em um e-commerce no dia do consumidor.A tendência visa colocar o cliente sempre em primeiro lugar, valorizando a experiência que ele tem com a sua marca e integrando todos os canais da empresa.

 

Mais que trabalhar com diversos canais, como no omnichannel, o unified commerce trabalha com um gerenciamento único de toda a comunicação com o público. Ou seja, social media, site e loja física estão conectados, compartilhando dados e eliminando qualquer tipo de dúvida ou imprecisão de informações. 

 

Garantindo agilidade, comodidade e simplicidade ao processo de compra, a estratégia promete ser o futuro do varejo! 

 

Segundo um estudo publicado pela Boston Retail Partners em 2019, 73% dos varejistas pretendiam integrar a tecnologia ao seu modelo de negócio. Os gestores tanto já entenderam suas necessidades que, a tecnologia apesar de nova no mercado brasileiro, já tem conquistado diversos adeptos dos mais diversos nichos.

O unified commerce proporciona diversos benefícios significativos para sua empresa, como:

 

  • Aprimora a experiência do cliente;
  • Alcança o cliente em qualquer canal online ou offline;
  • Aperfeiçoa diversos processos com um sistema completamente integrado.


Essas são algumas estratégias que podem te ajudar a alavancar suas vendas na semana do consumidor, mas lembre-se que cada estratégia deve ser aplicada de acordo com o público e necessidades da sua empresa. É importante entender o momento onde cada um está inserido e, para te ajudar nessa pesquisa, confira alguns dados disponibilizados pela Social Miner em 2019:

Um infográfico com alguns dados em relação ao dia do consumidor.

Esses são alguns dados importantes para analisar, entender e, a partir disso, refletir o que pode fazer a diferença em sua estratégia para garantir um bom desempenho no dia do consumidor. 

Lembre-se que, apesar de cada cliente ter uma necessidade e um desejo, todos querem ser tratados da melhor forma possível, ter um atendimento personalizado, encontrar preços atrativos na semana do consumidor, condições especiais e conseguir comprar e receber o que tanto desejaram.

Então, é preciso que a sua empresa esteja disponível para atender essa demanda e satisfazer os consumidores que depositaram uma enorme confiança em sua marca.

Lembre-se que esse primeiro contato, mesmo acontecendo em uma data comemorativa, como a semana do consumidor, pode gerar grandes frutos para a sua empresa, como compras recorrentes, aumento do ticket médio e até um cliente fiel, que recomenda a sua marca! 

 

Lembre-se de caprichar em suas estratégias para obter leads qualificados e conseguir converter ainda mais.

 

E aí, qual dica você mais gostou ou qual combina mais combina com o seu negócio? Seu planejamento da semana do consumidor já está pronto e conta com essas estratégias altamente eficientes? Se não, quais você incluirá? 

Avalie suas necessidades e, principalmente, os desejos do seu cliente e entenda qual tecnologia funciona melhor para o seu negócio!

 

Se precisar de ajuda para alcançar o seu consumidor e contribuir para potencializar suas vendas, não deixe de nos contatar. Estamos sempre disponíveis e com uma ação inteligente para contribuir com a sua empresa!

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