Escrito por 15:36 Sem categoria

Criação do banco de dados garante o sucesso do Email Marketing

O email marketing é hoje umas das ferramentas mais utilizadas no e-commerce. Segundo pesquisa da Abemd, Associação Brasileira de Marketing Direto, 78% das empresas entrevistadas utilizam o email marketing em campanhas de marketing direto. Mas como criar um banco de dados de emails?

O email marketing é hoje umas das ferramentas mais utilizadas no e-commerce. Segundo pesquisa da Abemd, Associação Brasileira de Marketing Direto, 78% das empresas entrevistadas utilizam o email marketing em campanhas de marketing direto. Mas como criar um banco de dados de emails? O quanto essa ação é significativa para aprimorar o desempenho da empresa e estabelecer uma boa relação com os clientes?
Toda comunicação entre empresa e usuário de email deve iniciar com um cadastramento ou prévia aceitação de receber campanhas, também chamado de opt-in.  Existem duas maneiras de se construir um banco de dados:
ONLINE
1- Através do campo de cadastro no site da empresa
Você pode utilizar seu site de vendas ou serviços para aumentar a sua base de emails. Basta criar um campo onde, ao fazer uma visita, o usuário tem a opção de cadastramento para receber news, informações e promoções da empresa. Para aumentar o fluxo de pessoas no seu site, é interessante que você anuncie sua marca em canais de comunicação que atinjam o seu público alvo.
Os cadastros podem ser adquiridos em formulários simples apenas com nome e e-mail, ou em formulários mais completos com os dados de endereço, cidade, sexo etc. É recomendado, mas não obrigatório, o envio de um e-mail ao endereço cadastrado pedindo a confirmação do cadastro (Double opt-in). Lembre-se de armazenar data, hora e o endereço IP do usuário que efetuou o cadastro.
2- Solicitar que seus clientes, ao realizar uma compra ou serviço, optem por receber seus emails. O envio de news faz com que você estreite o relacionamento entre sua empresa e seu consumidor.
OFFLINE
Caso você queira enviar para uma lista ou cadastro não online, devem-se tomar alguns cuidados. É muito comum a realização de cadastros em eventos, palestras, feiras e por telemarketing. Esse procedimento também é válido. No entanto, esse documento deve conter a seguinte frase “Desejo receber emails e boletins informativos da empresa X”. Ao completar a lista de cadastro, esta página deverá ser digitalizada e arquivada para comprovação de opt-in, em caso de reclamação do usuário. A compra de cadastros é uma prática ilegal. Você só deve enviar emails para os usuários de sua respectiva lista, ou seja, que solicitaram o recebimento de seus e-mails promocionais e/ou informativos.
A criação do banco de dados é fundamental para a boa prática do email marketing.
Comunicação All In Mail

(Visited 350 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , , , , , , , , , Última modificação: 3 de novembro de 2020
Fechar