Escrito por 10:40 Estratégias

Saiba tudo sobre a comunicação integrada de Marketing!

A comunicação integrada de Marketing pensada como uma estratégia omnichannel.

 

A comunicação integrada de Marketing é uma estratégia essencial para empresas que buscam oferecer uma ótima experiência ao novo consumidor, que tem como uma das principais características ser omnichannel.

 

Isso porque, essa comunicação atua com base na unificação da comunicação em diversos canais de relacionamento. Ou seja, articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes meios, de modo a garantir que a linguagem esteja alinhada e os clientes fiquem satisfeitos com sua relação com uma marca, independentemente do canal escolhido. 

 

No artigo abaixo, vamos abordar o processo da comunicação integrada de marketing e como ela é articulada. Acompanhe!

 

Como fazer uma comunicação integrada de Marketing?

Como dissemos, a comunicação integrada de Marketing visa unificar a linguagem de uma empresa nos canais de relacionamento disponibilizados, com o objetivo de garantir uma boa percepção de clientes e potenciais clientes.

 

O conceito surgiu junto à ampla utilização da internet em todo o mundo e o crescimento na diversidade dos meios online, o que tornou o consumidor mais informado e exigente.

 

Se antes a divulgação de uma organização se limitava a poucos canais, como jornal, revista, rádio e televisão, hoje é possível estar presente também em mecanismos de busca, sites, blogs e redes sociais. Diante dessa realidade, tornou-se imprescindível criar estratégias que vão de encontro às necessidades e características do público-alvo em todos eles. 

 

A importância da comunicação integrada de marketing

Por meio de estratégias de comunicação integrada de Marketing elaboradas por profissionais especializados, as organizações garantem uma série de benefícios.

 

Veja alguns deles:

 

Redução de custos

Uma das grandes vantagens de uma comunicação integrada é a redução de custos. Isso acontece tanto pela minimização do desperdício de recursos quando pelo investimento em canais online, que costumam ser bem mais baixos do que os de marketing tradicional. 

 

Fortalecimento de marca

A partir do momento em que uma marca unifica sua identidade visual e linguagem nos canais de relacionamento, ela começa a se fortalecer. Isso porque, independentemente do meio de contato preferido pelos consumidores, esses sempre encontrarão a mesma forma de comunicação, o que denota personalidade.

 

Ao longo do tempo, basta que um cliente observe um logotipo, por exemplo, para saber de qual empresa se trata. 

 

Estratégias mais eficientes

Um dos principais objetivos de todas as estratégias de Marketing é aumentar a taxa de conversão, ou seja, fazer com que os clientes executem as ações pretendidas pela empresa. Por meio de uma comunicação integrada de Marketing isso se torna mais fácil, já que vários esforços são criados em prol de uma mesma meta. 

 

Melhor relacionamento entre equipes

Ao incluir a comunicação integrada de Marketing dentro das estratégias empresariais, é preciso que todos os setores estejam envolvidos, pois é essencial que se mantenha a mesma linguagem. Desse modo, há uma maior integração entre os times, o que colabora diretamente com um melhor clima organizacional.

 

Aumento nas vendas

Atualmente o tipo de relacionamento que as marcas mantêm com seus clientes se tornou um diferencial muito valioso. Quando se estabelecem relações sólidas e duradouras, fazer com que esses sejam fidelizados fica muito mais fácil. E, consequentemente, os resultados em vendas só tendem a aumentar.

 

Como criar campanhas eficientes?

Um homem aplicando uma comunicação integrada de Marketing em seu computador no trabalho.

Para que a comunicação integrada de Marketing realmente funcione, não basta somente investir em diversos canais de relacionamento e alimentá-los a partir de uma mesma linguagem.

A partir disso, é preciso seguir alguns passos essenciais para que as campanhas sejam eficientes e tragam os resultados esperados.

 

Confira a seguir alguns deles:

Conheça o seu público

O primeiro passo para qualquer estratégia de Marketing é conhecer o público-alvo da empresa de forma aprofundada. No marketing digital, esse público é chamado de persona, que nada mais é do que uma representação do cliente ideal, com suas características, dores e necessidades.

 

Para descobrir quem é a persona (ou personas) de um negócio devem ser feitas diversas análises e pesquisas até chegar a um perfil em comum.

 

Com esse dado em mãos, a empresa sabe para quem os canais serão criados, quais os meios de comunicação preferidos, as principais vias de contato e outras informações valiosas para a continuidade das ações. 

 

Planeje

Outro aspecto fundamental de uma comunicação integrada de Marketing é elaborar um planejamento minucioso e bem estruturado. Esse deve conter os canais mais interessantes, o orçamento disponível, os objetivos de cada comunicação, o período de campanhas, entre outros detalhes que favoreçam o sucesso das estratégias.

 

Mensure os resultados

Tão importante quanto desenvolver um bom planejamento e estabelecer uma comunicação unificada em diferentes canais é mensurar os resultados de cada ação. Afinal, a empresa só vai ter certeza de que está no caminho certo e quais campanhas devem ser reestruturadas para melhores resultados, por exemplo, se contar com dados que demonstrem isso. 

 

Invista em tecnologia

Entre as formas mais assertivas de manter uma comunicação integrada de Marketing satisfatória é por meio da utilização de recursos tecnológicos. Com sistemas e softwares específicos, é possível automatizar uma série de processos para garantir a otimização de processos, a organização e o monitoramento de resultados.

 

Uma das soluções mais eficazes do mercado é o Workflow da All iN,  voltado para campanhas transacionais. Seu objetivo é possibilitar a automação da comunicação de uma empresa por meio de múltiplos canais.

 

São diversas funcionalidades e recursos à disposição, como filtros de segmentação que utilizam dados disponíveis na base de contatos ou número de cliques, mensagens pós compra que incentivam novas aquisições por meio de sugestões de produtos e fluxos automatizados de Inbound Marketing.


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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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