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Escrito por 14:47 E-mail Marketing

Como fazer para e-mail não cair no spam do cliente: acerte nas palavras!

Ao criar uma campanha, todos pensam no seu destino final: onde ela chegará, se o assunto será chamativo o suficiente e se o conteúdo agradará os clientes. Para que todo esse trabalho esteja alinhado com a entregabilidade e boas práticas de e-mail marketing, também é preciso saber como fazer para e-mail não cair no spam e afetar todo o seu desempenho.

Confira em nosso artigo algumas dicas para evitar que aconteça das suas campanhas serem entregues na caixa de spam pelos provedores, antes mesmo do seu cliente ver ou até decidir se considera suas mensagens spam, ou não.

O que é caixa de spam?

Os provedores de e-mail possuem filtros que analisam o assunto e o  texto das suas campanhas. Esses filtros podem classificá-las como spam, por isso é preciso ficar atento em alguns pontos que podem estar interferindo no desempenho dos seus e-mails e fazendo com que eles caiam na caixa de spam dos seus clientes.

Além disso, os provedores trabalham de forma democrática, isso quer dizer que, quanto mais vezes seus envios forem classificado como spam, maior será a chance dos seus próximos envios serem direcionados automaticamente para a caixa de spam. Dessa forma, menor será sua chance de impactar clientes na caixa de entrada.

Portanto, é preciso ter em mente as boas práticas de e-mail marketing e  evitar a utilização de algumas palavras “proibidas”, que geram a possibilidade das suas campanhas serem entregues direto no spam!

Como fazer para e-mail não cair no spam?

Existem palavras que quando inseridas no corpo do texto do e-mail podem fazer com que este caia na caixa spam, mas ainda assim é possível usá-las sem que isso aconteça.

Uma das alternativas para evitar esse problema, é usar essas palavras na imagem do template. Dessa forma, elas não passam pelo filtro e você consegue transmitir exatamente a mensagem que precisa.

No entanto, outra ótima opção para entender como fazer para e-mail não cair no spam, são os sinônimos. Eles podem substituir termos que possuam riscos de prejudicar o seu trabalho. Assim, procure em dicionários outras palavras com o mesmo significado e que desempenhem o mesmo papel daquela palavra “proibida” e repense na sua estratégia.

Agora que você já sabe como fazer para seus e-mails não caírem no spam do seu cliente, confira algumas palavras que podem ser consideradas ruins pelos provedores:

1. Palavras que remetem à Promoção

As palavras que demonstram de cara que você irá ofertar algo mais barato ou que influencie os clientes a comprarem algo, são barradas. Veja alguns exemplos:

  • Promoção
  • Grátis
  • Compre
  • Oferta
  • Imperdível
  • Preço

2. Termos com tom de Urgência

O mesmo acontece com palavras que explicitam um tom de urgência. Procure evitar os seguintes termos:

  • Hoje
  • Amanhã
  • Urgente
  • Tempo limitado
  • Imediato

3. Palavras que demonstrem Persuasão

Uma dica de como fazer para e-mail não cair no spam, é evitar palavras que sejam persuasivas demais, como:

  • Hoje
  • Amanhã
  • Urgente
  • Tempo limitado
  • Imediato.

4. Expressões que remetam à Call to actions

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  • Atenção
  • Isso não é um spam         

5. Termos que falem diretamente sobre Finanças

Outros termos que podem fazer com que seu e-mail chegue na caixa de spam são aqueles relacionados à finanças. Veja alguns:

  • Crédito
  • Juros
  • Empréstimo
  • Taxas baixas
  • Juros
  • Dívida
  • Bônus
  • Financie

Além dessas, outras palavras podem ser barradas nos filtros anti-spam. A dica é sempre pensar com bom senso e analisar se alguma palavra no assunto pode ser considerada spam pelos seus usuários e pelo provedor do e-mail.

Lembre-se de não ser muito clichê ou invasivo na sua mensagem, assim é mais garantido que não seja reportado para caixa de spam.

Como monitorar denúncias de spam?

Até agora vimos as práticas de como fazer  para o e-mail não cair no spam, são simples. No entanto, é preciso ter estratégias preparadas para caso algo não saia como planejado.

Um bom modo de controlar as denúncias de spam, é ficar atento aos alertas que alguns provedores possuem. Para receber esses avisos, basta apenas se inscrever nos FBLS – feedback loops – que permitem ao remetente saber que determinado e-mail foi marcado como spam. Depois de acionado, o feedback loop encaminha de volta o e-mail para a pessoa que o enviou.

Não são todos os provedores que possuem essa função. O Gmail, por exemplo, é uma das empresas que não oferecem essa opção. Confira abaixo uma lista com alguns provedores que oferecem o feedback loop como recurso:

  • AOL
  • Hotmail
  • Terra
  • Yahoo
  • Comcast

Ainda possui alguma dúvida sobre como fazer para e-mail não cair no spam dos seus clientes? Deixe um comentário abaixo, a All iN ficará feliz em te ajudar nesse trabalho!

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Última modificação: 1 de julho de 2022
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