Escrito por 13:35 E-mail Marketing

Campanhas Transacionais: o e-mail que o seu cliente pediu para receber!

O e-mail transacional é o melhor amigo de quem envia e-mail marketing, pois ele é o e-mail que o seu cliente pediu para receber!


Os e-mails transacionais basicamente são respostas a pedidos dos clientes como cobrança/forma de pagamento, confirmação de compra, troca de senha, download de conteúdo, optin de uma lista de conteúdo, etc. Por isso, as taxas de engajamento tendem a ser mais elevadas.


Segundo pesquisas de interação dos usuários em relação ao e-mails marketing, os e-mails transacionais possuem uma taxa média de abertura de 20% contra 12% dos e-mails marketings tradicionais. Prova disso, é: quem nunca recebeu um e-mail de confirmação do pedido depois de efetuar uma compra no e-commerce? E abriu?

Pensando na importância e taxa de abertura desses e-mails separamos algumas dicas para você aproveitar o máximo possível desse canal.

1) Envie o e-mail ASAP

Envie esses e-mails transacionais o mais rápido possível! Seus clientes estão ansiosos para receber as campanhas, seja para trocar a senha e realizar a ação que ele deseja no seu site, confirmar um pagamento ou receber um e-book.
Verifique sempre se suas campanhas estão chegando rápido e de forma eficiente, isso também evita abertura de chamados e reclamações.


2) Use um remetente de identificação rápida


Um dos principais fatores que influenciam a abertura ou não de um e-mail é o nome do remetente. Devido a importância da leitura dessa comunicação, evite utilizar nome de pessoas da sua empresa, mesmo que isso seja uma estratégia utilizada no e-mail marketing habitualmente com a sua base. Exemplo:

Evite:

Carolina da All iN  | Troca de senha
Carolina Silva        | Troca de senha

E preze por:
All iN Marketing Cloud   | Troca de senha

Dessa forma o cliente logo reconhece o e-mail transacional, lembrando que o assunto claro facilita mais ainda.

3) Garanta que seu e-mail seja compatível em todas as telas

Por mais que os e-mails transacionais sejam em sua maioria lidos em desktop, faça com que seus templates fiquem responsivos para mobile. Dessa forma, você consegue garantir, por exemplo, que um cliente que pediu reset de senha leia as instruções e realize as ações necessárias em seu próprio celular.

Pensando em comunicações diretas e de fácil entendimento, fique atento às dicas abaixo:
– Use imagens quando elas forem relevantes para o e-mail, evite poluir os templates
– Use botões grandes e claros que indiquem de forma direta as ações que o cliente pode realizar à partir desse e-mail
– Confira se o design do seu template em mobile não oculta informações secundárias

 

4) Vá um pouco além do transacional

Como vimos, as taxas de abertura dos e-mails transacionais são bem maiores do que dos e-mails normais. Aproveite esse canal para aprofundar um pouco mais o relacionamento com o seu cliente. Digo um pouco, pois não podemos perder o foco principal que é entregar o que seu cliente pediu. Aproveite, por exemplo, para divulgar textos do seu blog caso o cliente tenha solicitado o download de um e-book ou lembre-o que você tem um aplicativo quando ele solicitar um reset de senha.


5) Cross-sell ou Up-sell

E, por fim, não deixe de oferecer produtos relacionados ao que ele já comprou ou oferecer um produto que incremente a compra que ele já fez!
Mas claro, sempre tomando o cuidado de não perder o foco principal do e-mail transacional.


Viu só como o e-mail transacional é importante no ciclo de vida do cliente e na estratégia de e-mail marketing? Quer saber como a All iN trabalha o e-mail transacional? Acesse nossa página e confira todas as funcionalidades disponíveis neste recurso. 

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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