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Black Friday: atualize as suas estratégias de e-mail marketing!

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O e-mail marketing é uma das principais táticas para quem deseja atingir, converter e fidelizar clientes. O uso dessa estratégia permite que você esteja em contato direto com o usuário, trabalhando de acordo com suas necessidades e desejos, acompanhando sua jornada de compra, além das métricas e resultados mais importantes para o seu negócio. Por isso, as estratégias de e-mail marketing podem ser um sucesso entre as marcas e os consumidores.

Agora que você já sabe compreende alguns dos muitos benefícios de utilizar as estratégias de e-mail marketing em sua empresa, que tal aderi-las em um dos maiores picos de vendas do ano? Isso mesmo, a black friday!

A data é esperada por empresas e consumidores por ser famosa pelos preços baixos e, utilizando estratégias de e-mail marketing convenientes, você pode vender ainda mais nessa data e consolidar a imagem da sua empresa.

Primeiramente, é importante levar em consideração que, como nas suas ações diárias, na black friday é fundamental que as suas estratégias de e-mail estejam de acordo com a jornada de compra do seu lead. Ou seja, a sua comunicação deve estar exatamente voltada para as ações que ele está tomando, seja a demonstração de  interesse, visita, conversão, fidelização, entre outras.

Trabalhe com uma abordagem individual para cada momento do seu consumidor, planeje suas ações e entenda o que o seu cliente precisa. Antes, no entanto, conheça um pouco mais sobre as estratégias de e-mail marketing e confira nossas dicas!

Estratégias de e-mail marketing: dicas iniciais

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Aprenda, neste texto, algumas dicas para impulsionar as suas estratégias de e-mail marketing.

Todo departamento de marketing trabalha com estratégias bem definidas e, preferencialmente, com um fluxo de trabalho extremamente alinhado e baseado em dados. Dessa forma, quando falamos de e-mail não poderia ser diferente. 

Ter suas estratégias de e-mail marketing bem definidas é fundamental para o sucesso dos seus resultados e, consequentemente, das suas vendas. Para isso, é importante que esteja ciente das constantes ações do seu lead, para entender o que ele espera da sua marca e qual será seu próximo passo, para que assim suas ações sejam efetivas. Veja algumas dicas de quais estratégias utilizar:

Crie uma lista de contatos consistente

É essencial trabalhar com a abordagem opt-in, que é quando o cliente aceita receber sua comunicação. Assim, você pode saber que ele está interessado em sua empresa e consegue tomar decisões assertivas quanto ao momento de compra. 

IMPORTANTE: Nunca opte pela compra da lista de contatos, essa decisão, além de prejudicar consideravelmente sua imagem e suas estratégias de e-mail marketing, pode ter sérias consequências legais.

Periodicidade

Defina a frequência e os horários que enviará os seus e-mails, de acordo com o retorno que está tendo dos seus clientes. Como a semana da black friday é extremamente agitada para o comércio, opte pela automação de e-mail marketing para obter dados de forma rápida e prática.

Lembre-se de utilizar comunicações diferentes das demais com aqueles usuários que não interagem há bastante tempo com os seus e-mails.

Personalize

Seu cliente quer se sentir VIP, então, considere e-mails nominais e segmentados, seja por região ou interesses. Ele, com certeza, notará a sua preocupação e se sentirá mais confortável e seguro com a sua empresa.

Cuidado com o SPAM

Verifique como está a sua reputação e se os textos dos seus e-mails então seguindo as boas práticas. Evite ao máximo cair em spam, já que isso pode acabar prejudicando suas estratégias de e-mail marketing para a black friday.

Capriche no assunto

O assunto é a cara do seu e-mail, a primeira coisa que o seu cliente verá. Por isso, para aumentar sua taxa de abertura e engajamento, seja minucioso nesse momento. Lembre-se que, se o assunto não for atrativo, o usuário pode não abrir o seu e-mail e você perderá uma grande oportunidade de entregar conteúdos e promoções sobre a black friday.

Imagem também é importante

Conteúdos compartilhados através de imagens chamam atenção do lead, então, capriche em seu visual e saiba equilibrá-lo com os textos. Experimente colocar link nas imagens e siga a identidade visual da sua empresa.

Nos dias antes da black friday, envie e-mails promocionais com imagens que chamem atenção do seu lead, com produtos ou ofertas especiais. No entanto, seja sempre responsivo.

Aposte em estratégias bem definidas

Além da lista opt-in, que tal trabalhar com remarketing? Atingir aqueles clientes que abandonaram os carrinhos ou visitaram sua página e não concluíram a compra.

Invista também na automação dos seus e-mails e atinja os clientes de forma escalonável, rápida e prática. Assim, é possível trabalhar com uma jornada de compra consistente para conseguir fidelizar seu lead e fazer com que ele torne-se seu cliente fiel.

Essas são apenas algumas das estratégias de e-mail marketing que vão contribuir para o crescimento das suas vendas na black friday e, também, valorizar a imagem da sua empresa. 

É importante compreender que a black friday é um evento que aumenta, consideravelmente, as chances das marcas conquistarem novos clientes e fidelizar os antigos. Para isso, é extremamente necessário que você tenha um planejamento pré e pós data para certificar-se que tudo ocorrerá do jeito que deve. 

A data é uma chance para a sua  marca impactar centenas de visitantes, então, use-a de forma inteligente e organizada para garantir que esse contato se tornará um cliente.

Decidiu colocar as estratégias de e-mail marketing em prática, mas ainda quer aumentar seus resultados? Confira, abaixo, 9 dicas de otimização das estratégias de e-mail marketing, que farão a diferença em seu negócio durante e após a black friday.

1 – Inclua percentuais no assunto

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Aumente as chances das suas estratégias de e-mail marketing darem certo apresentando dados consistentes aos leads. 

Com essa estratégia, é possível oferecer mais credibilidade ao seu cliente, já que é uma informação consistente e comprovada. Sentindo-se seguro quanto ao seu conteúdo, a chance do lead abrir seu e-mail é consideravelmente maior. Além disso, você pode se destacar dentre os vários e-mails de black friday que ele, provavelmente, receberá.

2 – Inclua CTA’s

Os call to actions – ou “chamadas” para ação – são essenciais para as suas estratégias de e-mail marketing. Entretanto, cuidado para não encher seu e-mail de ordens.

Escolha, em média, duas CTA’s para colocar em um e-mail. O interessante é que você indique o objetivo principal da mensagem, para não confundir o leitor. Por mais que o intuito seja alavancar suas vendas na black friday, é importante ser agradável e deixar o lead sempre confortável.

3 – Cuidado com as imagens

Claro que colocar imagens em seu conteúdo pode ser muito bom, mas atente-se ao peso de cada uma delas para não correr o risco do provedor não exibi-las quando o e-mail chegar ao lead. Além disso, adicione links em todas elas, assim, o cliente é facilmente direcionado ao produto ou serviço que você está oferecendo.

4 – E-mails interativos

Aproxime-se do seu cliente, use uma linguagem que é comum para ele, aumentando a possibilidade de que suas estratégias de e-mail marketing deem certo.

Experimente adicionar dados, contagens regressivas – que são ótimas para a black friday – e bons assuntos em seus e-mails, mas lembre-se de fazer testes previamente para garantir que seu conteúdo está funcionando como deveria e dando o retorno esperado.

 

5 – Foco no mobile

O celular está presente no cotidiano de grande parte da população e não utilizá-lo a favor das suas estratégias de e-mail marketing é um grande erro. Segundo pesquisas, mais de 53% dos e-mails são abertos via dispositivo móvel, dessa forma, é fundamental que o seu e-mail seja responsivo.

Investindo em mobile, você diminui consideravelmente a chance de ter o seu e-mail “esquecido” porque o lead terá que abri-lo depois pelo computador, por exemplo.

6 – Automação de e-mail marketing

Personalização e automação de e-mail marketing podem (e devem) caminhar juntas. Segundo pesquisas feitas pela State of Email da Litmus, os emails personalizados têm 108,5% mais chances de gerar, pelo menos, metade da receita esperada para os e-mails marketing.

Então, utilize a automação de forma inteligente e benéfica tanto para a sua empresa quanto para o seu cliente.

7 – Humanize

Ninguém gosta de falar com um robô. Os usuários sentem necessidade de conversar com pessoas reais, que entendem suas necessidades e que estejam dispostas a ajudar.

É extremamente importante que você humanize a sua linguagem para melhorar as suas estratégias de e-mail marketing, principalmente na black friday. Um contato personalizado e humanizado pode conquistar e fidelizar um cliente, muito mais que apenas uma resposta automática. 

8 – Dados da black friday

Utilizando a automação, você terá uma infinidade de dados importantes sobre o seu cliente, obtidos através da black friday. Por isso, reúna-se com a sua equipe e veja qual a melhor forma de usá-los posteriormente. 

As informações que você conseguiu durante a black friday são muito valiosas e, com um bom planejamento, você pode utilizá-las em suas estratégias de e-mail marketing através de uma boa segmentação.

9 – Teste sempre

Considerando que você começou seu planejamento de black friday meses antes, é imprescindível que você avalie o formato do seus e-mails. Faça testes A/B com textos, CTAs diferentes nos assuntos, diferentes segmentações e o que mais achar necessário para garantir que tudo correrá como o esperado.

Essas são algumas dicas para você otimizar suas estratégias de e-mail marketing e conquistar mais do que visitantes na black friday. Colocando-as em prática, você, além de alavancar as vendas, poderá criar uma imagem excelente para a sua empresa e, principalmente, conseguirá conquistar e fidelizar clientes.

A black friday é a sua chance de divulgar a sua marca de forma coerente, interessante e segura. Então, aproveite essa oportunidade e use-a de forma inteligente, com muito planejamento e organização.

Preparado para inovar na próxima black friday? Planeje-se, faça testes, acompanhe regularmente suas métricas e resultados e, se precisar, conte com a gente!

 

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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