Também conhecida como sexta-feira negra pelos brasileiros, a Black Friday começou nos Estados Unidos e hoje se estende pelo resto do mundo, com o propósito de fomentar o comércio de milhares de produtos em diversos departamentos por meio de grandes ofertas.
De acordo com dados do Computer World em outubro de 2018, o faturamento previsto para as lojas online durante a Black Friday deste ano será de R$2.43 bilhões de reais, um aumento de 15% comparado aos dados do ano passado.
Grande parte dessas vendas está relacionada ao bom e velho e-mail marketing, que por ter um amplo alcance e formato flexível, torna-se um dos principais canais para alavancar as vendas do e-commerce nesta data.
Contudo, é de extrema importância que boas práticas sejam exercidas para obter melhores resultados, garantindo que o layout de sua campanha seja funcional e livre que quaisquer transtornos que possam prejudicar a performance desse canal cheio de potencial. Uma vez que o evento é único e aguardado por milhões de consumidores, um pequeno erro ou falta de conteúdo relacional pode se tornar uma perda incalculável.
Para isso, certifique-se que a criação de seu layout esteja no controle e atinja o público de maneira correta. Como? Iremos te ajudar com essas 5 valiosas dicas para desenvolver um html campeão em vendas na Black Friday.
1. Crie um storytelling com seus htmls
Imagine que você criou uma régua de relacionamento para usuários inativos – que não abrem suas comunicações há mais de 60 ou 90 dias e outra para usuários ativos durante a Black Friday. O ideal é que todas as comunicações durante o tempo de funcionamento das automações, tenham uma mesma linha raciocínio. Isso quer dizer: tome cuidado para não misturar outros temas como “aniversário da loja” ou criar campanhas gerais para toda a base que não fazem menção a data, pois isso pode confundir seu cliente e até gerar um desconforto com descontos diferentes do anunciado.
2. Transmita a identidade da campanha em sua arte
Provavelmente você já reconheceu uma certa campanha pela paleta de cores utilizada, não é? Pois bem, com a Black Friday não é diferente. A identidade da mesma é facilmente vista e compreendida em qualquer tipo de mídia, seja ela online ou offline.
Use e abuse de tons escuros e cores de alto contraste, pois além de remeter a agressividade das ofertas e preços apelativos, convidam o cliente a ter uma imersão total e grande proximidade da campanha em sua navegação.
Apresente também os descontos de forma clara e com maior evidência. Afinal, seus consumidores estão em busca da melhor oportunidade para garantir seus produtos e por isso, vale a pena destacar porcentagens altamente atrativas.
3. Garanta a funcionalidade e usabilidade do HTML
Garantir que seu layout está desenvolvido de forma correta é sem dúvidas o fator primordial para a prática de e-mail marketing. Antes de mais nada, devemos ter absoluta certeza da funcionalidade do HTML nos principais provedores, evitando quebras e bugs indesejáveis.
Equilibre a quantidade de textos e imagens dentro do HTML, pois além de assegurar uma melhor entregabilidade, irá facilitar o carregamento do conteúdo em conexões mais lentas.
E não esqueça de utilizar o atributo “Alt” nas imagens, com intuito de descrevê-las em texto caso estejam bloqueadas ou que não sejam baixadas.
Segundo pesquisas realizadas pela equipe de Estratégia e Operação da All iN Marketing Cloud, os dispositivos mobiles são responsáveis por 45% das aberturas de e-mail. Com isso, o uso da responsividade, quando possível, torna-se uma arma poderosa para reforçar a usabilidade em qualquer aparelho.
4. Imagem e links: o casamento perfeito
De nada adianta ter um html incrível, com o padrão da sua marca, imagens e textos alinhados e em destaque, sem links. Para aumentar o tráfego na sua loja e converter mais, é fundamental que todas suas imagens tenham um link de direcionamento. Além disso, é preciso cuidar do tagueamento correto dos links escolhidos. Dessa forma, você poderá atribuir corretamente seus acessos ao canal e-mail no seu Analytics, identificando quais banners foram significativos para a conversão, seja direta ou indiretamente.
5. Traga a sensação de tempo limitado
Estima-se que 80% dos consumidores realizam compras impulsivas estimulados pelo o que chamamos de gatilhos mentais de neuromarketing. Já falamos aqui sobre alguns, mas na Black Friday, o gatilho de escassez e urgência são os melhores para ajudar a atingir sua meta de vendas! O primeiro gatilho mostra quantos itens estão disponíveis em estoque, o que pode gerar um impulso maior para aquisição do item. Palavras como “restam apenas..” são excelentes para provocar esse sentimento. O de urgência por sua vez, cria a sensação de tempo limitado. “Somente 24h”, “só hoje”, “você tem 2 horas”, são frases relevantes para serem usadas.