Black Friday 2020: 10 dicas para ser campeão de vendas digital

Black Friday 2020: 10 dicas para ser campeão de vendas digital

Black Friday 2020: 10 dicas para ser campeão de vendas digital

Vinda dos Estados Unidos, a Black Friday chegou no Brasil em 2010 e, desde então, tornou-se um marco para varejistas, que buscam aumentar seus lucros e liquidar estoques.

Em 2019, a data superou o faturamento de 3 bilhões de reais em apenas 2 dias, adquirindo um crescimento de 23%, se comparado ao ano anterior. 

Grande parte dessas vendas na Black Friday está relacionada a ascensão digital que vem acontecendo ao longo dos anos. Os canais digitais estão se popularizando cada vez mais, estando presente no e-mail marketing, redes sociais, SMS e WhatsApp. 

Por isso, é essencial conhecer as tendências para a Black Friday 2020, prospectando ainda mais os seus consumidores. Para além delas, veja também dicas imperdíveis para a época. Confira!

Tendências de venda para a black friday 2020

Em um ano marcado por uma pandemia global e a taxa de desemprego em 13,3%, muitos varejistas se perguntam como será a black friday 2020. No entanto, o cenário não é tão preocupante, entenda o porquê. 

As vendas via e-commerce aumentaram consideravelmente, durante a pandemia:

  • No primeiro semestre do 2020, houve um aumento de 145% nas vendas, o que representa um crescimento de 105% no faturamento dos lojistas em relação a 2019.
  • O número de lojas online também aumentou. O Brasil registrou um aumento médio de 400% de lojas físicas que optaram por também abrir o comércio eletrônico durante a quarentena.

Visto isso, a tendência para a Black Friday 2020 é investir ainda mais no digital, apesar da reabertura parcial do comércio físico, a população já tornou as compras online parte da sua rotina. 

Segundo uma pesquisa realizada pela área de inteligência de mercado da Globo, intitulada “Black Friday 2020”:

  • 42% dos entrevistados têm planos de realizar compras durante a Black Friday 2020;
  • Entre os que não sabem (35%) ou não pretendem comprar (23%), 8 em cada 10 mudariam de ideia se pudessem ajudar a manter empregos;
  • 29% dos entrevistados pretendem comprar apenas online;
  • 65% dizem que comprar algo será uma forma de se presentear;
  • 51% afirmaram que vão priorizar marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia.

Outro ponto importante levantado pela pesquisa são os canais com mais influência na decisão de compra, sendo ele:

  • Televisão, liderando com 39% de influência;
  • Publicidade em sites e redes sociais, com 37%;
  • Páginas de influenciadores e celebridades, com  22%.

10 dicas para as vendas na Black Friday 2020

A Black Friday pode ser o momento ideal para prospectar seus clientes.
A Black Friday pode ser o momento ideal para prospectar seus clientes.

A fim de garantir ainda mais sucesso em vendas durante a Black Friday 2020, conheça também algumas dicas para otimizar a experiência do usuário no digital, potencializando as chances de fidelização e conversão.

1. Crie um storytelling com seus htmls

Imagine que você criou réguas de relacionamento para usuários inativos que: 

  • Não abrem suas comunicações há mais de 60 ou 90 dias;
  • Se tornam ativos durante a Black Friday. 

O ideal é que todas as comunicações durante o tempo de funcionamento das automações, sigam o contexto adequado. Isso quer dizer: tome cuidado para não misturar outros temas como “aniversário da loja” ou criar campanhas gerais que não façam menção a data para toda a base, pois isso pode confundir o seu cliente e até gerar um desconforto com descontos diferentes dos anunciados.

Para que os seus e-mail não possuam essa caráter “enganatório”, opte por trabalhar com o e-mail inteligente. Com ele, os anúncios se adaptarão as verdadeiras ofertas e promoções do site, ou seja, se algum produto ou valor é alterado, o e-mail automaticamente será atualizado, evitando que os seus clientes vejam uma informação desatualizada do produto. 

Para além dele, existe também a solução BTG, que possibilita trabalhar com uma estratégia de comunicação diferente em múltiplos canais! 

Lembre-se que a Black Friday é comemorada em apenas um dia e que você pode aproveitar essa data para fazer comunicações especiais por semanas ou até o mês inteiro. Aproveite o poder da data para alavancar suas vendas!

2. Transmita a identidade da campanha em sua arte

Provavelmente você já reconheceu uma certa campanha pela paleta de cores utilizada, não é? Pois bem, com a Black Friday não é diferente. A identidade da mesma é facilmente vista e compreendida em qualquer tipo de comércio, seja ele online ou offline.

Use e abuse de tons escuros e cores de alto contraste, pois além de remeter a agressividade das ofertas e preços apelativos, convidam o cliente a ter uma imersão total e grande proximidade da campanha em sua navegação.

Apresente também os descontos de forma clara e com maior evidência. Afinal, seus consumidores estão em busca da melhor oportunidade para garantir seus produtos e, por isso, vale a pena destacar porcentagens altamente atrativas.

3. Garanta a funcionalidade e usabilidade do seu ambiente

Garantir que seu site esteja desenvolvido de forma correta é, sem dúvidas, um fator primordial para as boas vendas, uma vez que os consumidores procuram por praticidade e agilidade. Por isso:

  • Tenha absoluta certeza da funcionalidade do HTML nos principais provedores, evitando quebras e bugs indesejáveis. Ainda que você possua automações qualificadas para evitar esse tipo de problema, pense na possibilidade do acontecimento, por isso, personalize também a página error 404, por exemplo.
  • Equilibre a quantidade de textos e imagens dentro do HTML, pois além de assegurar uma melhor entregabilidade, irá facilitar o carregamento do conteúdo em conexões mais lentas.
  • Utilize o atributo “Alt” nas imagens, com intuito de descrevê-las em texto caso estejam bloqueadas ou que não sejam baixadas. 
  • Invista no mobile! 71 milhões de brasileiros acessam a internet apenas pelo celular, 49% de todos os emails são abertos em dispositivos móveis (IBM, 2018), e, em 2019, as compras via mobile representaram 55% dos pedidos durante a Black Friday.

4. Imagens e links: o casamento perfeito

De nada adianta ter um html incrível, com o padrão da sua marca, imagens e textos alinhados e em destaque, sem links. Para aumentar o tráfego na sua loja e converter mais, é fundamental que todas as imagens tenham um link de direcionamento

Além disso, é preciso cuidar do tagueamento correto dos links escolhidos. Dessa forma, você poderá atribuir corretamente seus acessos no Analytics, identificando os canais e banners que mais geraram conversões, seja direta ou indiretamente.

5. Traga a sensação de tempo limitado

Estima-se que 60% dos consumidores realizam compras impulsivas, estimulados pelos gatilhos mentais de neuromarketing. Durante as vendas na Black Friday, aposte nesses gatilhos de escassez e urgência, a fim de atingir sua meta de vendas! 

O primeiro gatilho mostra quantos itens estão disponíveis em estoque, o que pode gerar um impulso maior para aquisição do item. Palavras como “restam apenas..” são excelentes para provocar essa sensação. 

O de urgência, por sua vez, cria o feeling de tempo limitado. Frases como:

  •  “Somente 24h”;
  • “só hoje”;
  • “você tem 2 horas”.

São bastante relevantes para estimular as compras e aumentar seu faturamento na Black Friday. Porém, cuide para que não gere ansiedade, ou seja, avise que é somente 24 horas, mas que nesse tempo você estará 100% presente em todo o processo de venda.

 6. Conheça os itens mais vendidos 

Black Friday 2020: 10 dicas para ser campeão de vendas digital

Pesquisas indicam que os interesses variam de acordo com a faixa etária:

  • O público de 19 a 45, está passando mais tempo em casa, portanto, estão procurando por objetos que auxiliam na harmonização e organização do ambiente, como móveis. 
  • Já o público 45+, por ter uma vida mais estruturada e impulsionados pela aceleração da transformação digital, devem dar mais atenção para os artigos de informática e eletrônicos. 

No entanto, num geral, roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e smartphones possuem o maior interesse de compras.

7. Atendimento e suporte ao cliente antes e pós-venda

A Black Friday também é conhecida pelas reclamações, em 2019, segundo o Reclame Aqui, o número chegou a 4.800 queixas no período de 2 dias. 

Para evitar esse tipo de feedback, é fundamental atribuir atenção redobrada no setor de atendimento, principalmente no pós-venda – que também é conhecido por ser carente de cuidados.

Portanto, invista em atendimento, dê suporte aos seus clientes, ajude, ouça-os e sempre foque na solução, para isso, você pode investir em mais pessoas na sua equipe de resolução de problemas ou optar por ajudas tecnológicas humanizadas. Esteja preparado para atender os consumidores na Black Friday 2020.

Além da otimização do atendimento, ofereça ações personalizadas. Sendo assim:

  • Confira o histórico de compras do usuário, oferecendo produtos que chamem sua atenção;
  • Localize abandono de carrinhos avisando sobre uma nova informação sobre o produto em questão;
  • Garanta um pós-venda de qualidade, por meio de gatilhos em multicanais, como E-mail Marketing, Mobile Pus, Web Push e SMS.

Você pode proporcionar tudo isso ao cliente apenas com uma solução, o BTG!

8. Otimize o frete e facilite o pagamento

As vendas da Black Friday são a porta de entrada para o consumidor conhecer a sua marca, sendo esse o momento ideal de fidelizar leads.

Desta forma, ofereça cuidados, facilidade, otimização e praticidade! Considerando que você já adotou as estratégias anteriores, o pós “fecha com chave de ouro” a venda realizada na Black Friday 2020.

Por isso, na hora do pagamento, busque ser o mais transparente e prático possível, deixe claro as formas de pagamento, o frete e prazo de entrega. Tome cuidado com formulários muito extensos, eles podem gerar muito abandono de carrinho!

Com a entrega o cuidado também é redobrado. Além do prazo precisar ser extremamente claro, é preciso atenção na forma que você entrega o produto ao seu cliente. 

Opte por meios de entrega que sejam vantajosos para ambos: viável financeiramente para a empresa e que também entregue os produtos com o cuidado que o cliente espera. 

Não esqueça, esse pode ser o ínicio de um relacionamento duradouro, por isso, é fundamental que todo o processo de compra seja feito com excelência.

 9. Recorra a soluções digitais

Confira algumas opções bastante viáveis para o seu negócio:

E-mail marketing

Segundo um estudo divulgado pela DMA em 2019, para cada R$ 5,25 gasto em email marketing, é possível esperar um retorno médio de R$ 221,61. Além disso, a taxa média de abertura de um email de boas-vindas é de 82%, segundo pesquisa realizada pelo GetResponse em 2017. 

Para implementar ainda mais recursos no e-mail, relatórios mostram que incluir vídeos pode aumentar as taxas de cliques em 300%.

Históricos de vendas

É preciso saber quais são os interesses dos seus clientes, reconhecendo o que já compraram, quais os produtos que visitam em seu site e se já abandonaram carrinho.

Todas essas informações são essenciais para montar o planejamento de vendas para a Black Friday 2020, pois, sabendo o que os usuários procuram, é muito mais fácil realizar promoções e comunicações assertivas.

Vitrines organizadas

Principalmente no dia da black friday, que costuma proporcionar uma quantidade exorbitante de anúncios, os consumidores buscam facilidade e otimização. Portanto, organize seus produtos e crie categorias mais relevantes.

Dica extra

Reforce a divulgação e crie landing pages

Não adianta criar uma super estratégia de vendas para a Black Friday e não divulgá-la, certo? Escolha os canais que o seu público está: e-mail marketing, redes sociais, SMS, WhatsApp, investindo massivamente em divulgação.

Uma boa opção é aliar a estratégia de divulgação a uma landing page específica, assim você consegue medir exatamente o público que procurou pela Black Friday da sua empresa e ter dados bastante relevantes sobre este público.

Você recebeu aqui dicas para potencializar a divulgação e todo processo de venda na Black Friday 2020, portanto, invista no digital e prepare-se para essa importante data e os frutos que ela pode trazer à sua marca.

Para saber mais sobre automação de marketing, confira os demais conteúdos do nosso blog, assim como as soluções que a All iN oferece ao seu negócio!

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