Escrito por 08:05 Comportamento, Marketing Digital

Transformação digital nas empresas e seus impactos!

Imagem de um home branco de terno tocando a tela

O diferencial que virou obrigatório, saiba tudo sobre os impactos da transformação digital nas empresas.

A transformação digital já estava em ascensão no Brasil há algum tempo, entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, esse processo foi extremamente acelerado e tornou-se mandatório para quem quer continuar a vender.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Ericsson, os brasileiros têm utilizado internet fixa quatro horas a mais por dia durante a quarentena, além de 26% terem adotado novas práticas online, durante a quarentena:

  • Aumento no consumo de vídeos (72%);
  • Realização de chamadas de vídeo (61%);
  • Busca por games (42%);
  • Acesso a webcasts (32%);
  • Aumento de 5.069% no tempo utilizado em plataformas de videoconferências como Teams, Zoom e Hangouts;
  • Crescimento também em ferramentas educacionais, que registrou 340%;
  •  Em soluções de saúde, houve alta de 171%;

Todos os setores que estão conectados registraram atividades bem diferentes do que estavam acostumados antes da pandemia. 

Nos serviços de delivery, por exemplo, o gasto cresceu 94% no primeiro semestre de 2020, ou seja, enquanto donos de bares e restaurantes físicos sofreram os impactos negativos da pandemia, quem conseguiu se reinventar e migrar para o online manteve a saúde financeira do negócio estável. 

A transformação digital nas empresas é o presente (e o futuro), mas engana-se quem acha que esse é um processo simples.

O que é a transformação nas empresas?

É possível que quando se fale em “transformação digital nas empresas”, a maioria pense em abrir uma loja online, mas é preciso entender que essa transformação digital que está acontecendo mundialmente vai muito além de entender como ter uma loja virtual.

Por isso, o processo de digitalização é delicado e gradativo, além de mudar o meio pelo qual você vende, existe todo um planejamento que precisa ser feito, muito além de operacional, mas também organizacional, cultural e financeiro.

É preciso estudar, alinhar expectativas, criar planejamentos e cronogramas, testar ferramentas e outras características que vamos discutir ao longo do texto, por ora, é importante continuar essa leitura com um pensamento mais amplo e estratégico sobre essa transformação digital, vamos juntos?

Quais são os impactos da transformação digital?

A crise do novo coronavírus deixou os impactos da transformação digital bem aparentes. Com a rapidez dos acontecimentos e a quantidade de informações disponíveis, foi preciso se reinventar e acompanhar uma tendência que vem se instaurando há tempos.

Grande parte de quem se transformou e acompanhou a digitalização, conseguiu sobreviver a esse cenário. Claro que outras características como planejamento financeiro e gestão de crise foram fundamentais para essa sobrevida, mas o digital, com certeza, foi a salvação de muitos negócios.

Quanto aos impactos, continuamos notando diariamente: empresas que não digitalizam seus processos ficam obsoletas e têm mais problemas para gerenciar; empresas que se digitalizaram têm menos dívidas em atraso, segundo uma pesquisa do Sebrae e FGV. Além de outras dificuldades, como obter e manter clientes com o distanciamento social imposto, período em que muitas lojas físicas tiveram que fechar suas portas.

Ou seja, a transformação digital nas empresas tem salvado negócios de irem à falência, o maior impacto é esse: a saúde da marca.

Mudança no mercado B2B

imagem de duas mãos se apertando

A transformação digital nas empresas transformou o mercado corporativo. Acompanhe as principais mudanças

Sim, a transformação digital também impactou o mercado corporativo. As principais mudanças consistem em automatização, mensuração e previsibilidade.

  • Automatização: Estamos acostumados a pensar em transformação digital, principalmente ligada a automatização, quando falamos em marketing e vendas; mas esse conceito é mais amplo e está sendo aplicado em diversas áreas das empresas, como: financeiro, recursos humanos e sucesso do cliente e também na produção da indústria. Os softwares de gestão muito comumente citados como uma característica da transformação digital tem promovido agilidade e inteligência estratégica;
  • Mensuração: Com as novas ferramentas de gestão, é fundamental mensurar seus resultados e entender os processos, tanto internos, quanto externos. Através desse analytics é possível entender a efetividade da sua estratégia e como o time e os clientes têm recebido sua mensagem e, consequentemente, seu produto e/ou serviço;
  • Previsibilidade: Aliando as estratégias anteriores, é possível prever com mais segurança os resultados do negócios: quais as áreas de sucesso, o que precisa ser reestruturado, alterado ou até cancelado. Essas previsões são mais assertivas de acordo com a quantidade de dados coletados na fase de mensuração, promovendo assim maior estabilidade e segurança para o negócio.

A integração de Lojas Físicas e Virtuais

Passo fundamental para a transformação digital nas empresas: a integração on/off

Sabe quando você compra online e retira na loja física? Isso é parte da integração on/off.

A primeira parte dessa integração é, sem dúvida, um planejamento minucioso e bem estruturado de como esse processo funcionará. É preciso entender quais são as responsabilidades de cada equipe, como essa integração vai acontecer e, principalmente, como o seu cliente se comportará em meio a essa novidade. Se a gente pudesse te dar 5 dicas, sobre essa integração:

1 – Planeje, planeje e planeje mais: observe todas as frentes desse processo, entenda as necessidades, as dores e o que pode se tornar um problema. Seja detalhista e minucioso, avalie cada etapa dessa integração para que ela não se torne um problema por ter sido feita incorretamente.

2 – Invista em soluções digitais: A transformação digital é isso, utilizar as ferramentas disponíveis no mercado para facilitar a sua vida e contribuir com o crescimento da sua empresa. Busque quais são as opções mais adequadas para agregar nesse momento de transição e invista!

3 – Gerencie todas as partes: quando você integra os seus canais, precisa incluir essas frentes em seu gerenciamento. O que você está vendendo online ainda está disponível em seu estoque físico? A promoção offline também vale online? É preciso se atentar a essas questões que podem causar problemas quando mal gerenciadas. Observe seus insumos e o que você tem oferecido aos seus clientes.

4 – Atendimento impecável: Essa é uma característica conhecida das integrações on/off. A sua equipe precisa estar por dentro de tudo que acontece quando um cliente entra na loja ou acessa o site. Imagine que um cliente compra online e combina via chat que retirará o pedido em 2 horas, chega na loja física e o vendedor tenta vender o mesmo produto para aquele cliente que já realizou sua compra. É preciso integrar também o seu atendimento e investir na excelência da experiência do seu consumidor com a marca on ou offline.

5 – Foco no cliente: Não importa qual seja o seu negócio, ramo ou em qual canal você vende, a prioridade é sempre o cliente! Quais canais ele está? O que ele espera da sua marca? É um cliente cross-channel? Você precisa ter essas informações para saber como proceder com cada um deles, sempre focando na melhor experiência possível que a sua marca pode proporcionar.

Automação de processos

Um dos grandes benefícios da transformação digital nas empresas é a automação de processos. Através de diversas ferramentas disponíveis no mercado você consegue otimizar tempo, recursos e equipe para realizar trabalhos que antes eram manuais e demandavam muito de todos os envolvidos.

Hoje existem soluções que gerenciam suas bases, nutrem réguas de relacionamento, avaliam suas ações, recuperam clientes e avaliam todos os resultados obtidos com apenas alguns cliques.

Muitas são as ferramentas disponíveis, basta entender qual funciona melhor para o seu negócio e investir, a automação de processos vai mudar o jeito como você gerencia a empresa e, principalmente, economizará recursos e tempo, proporcionando que esses insumos sejam investidos em outros ambientes, como a experiência do cliente.

 

Relação com o cliente

Imagem de dois homens sentados à mesa, um deles vende um carro e o outro compra

A transformação digital permitiu que a relação com o cliente se tornasse ainda mais assertiva e com mais chances de conversões.

A relação com o cliente também foi atingida pelos impactos da transformação digital, isso porque, como falamos anteriormente, muitos processos podem ser automatizados, fazendo com que a sua equipe dedique mais tempo a atender o seu cliente como ele espera

Além disso, outras características da transformação digital nas empresas, como a integração das lojas físicas e virtuais, dão um novo panorama para o consumidor, tornando a sua relação mais ampla e cheia de possibilidades.

E-mail marketing

O e-mail marketing também é parte da transformação digital, a quantidade de informações disponíveis acerca do tema mostra como essa estratégia também se reinventou e, diferente do que alguns dizem, ainda é muito eficaz.

Desde o assunto do e-mail, todo o conteúdo interno e os objetivos foram otimizados com a transformação digital nas empresas e o mais importante: os resultados obtidos através deste canal. 

Através de ferramentas de automação você tem todos os resultados possíveis sobre o desempenho da sua campanha de e-mail marketing, sendo possível utilizá-lo para entrar em contato com clientes que abandonaram carrinhos, que visitaram seu site mas não compraram e até aqueles que não aparecem em sua loja há algum tempo.

Otimização das vendas

Com a possibilidade de abrir uma loja online, integrar loja física e virtual e com a popularização da internet e das redes sociais, consequentemente, quem conseguiu se adaptar ao digital teve as suas vendas otimizadas.

Isso porque quem tem um comércio online, não depende de um ponto físico (e todos os custos que ele gera) para vender, pode comercializar seus produtos em plataformas grátis ou com baixo custo – quando comparado a um ponto físico , não precisa, necessariamente, de um estoque robusto e pode conquistar cliente através de diversas estratégias que o marketing digital oferece.

Não à toa, o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos cinco primeiros meses de 2020 do que no mesmo período de 2019.

Vitrine

Um dos pontos que ajuda na otimização das vendas online é a possibilidade de expor uma grande quantidade de produtos de uma só vez. Em lojas físicas, você possui uma vitrine que comporta algumas poucas peças, já na internet você pode exibir mais de 10, 15 resultados por vez, além de poder trabalhar com a segmentação, atingindo o consumidor com o produto que ele já procura ou se interessa.

Essa vitrine pode ser personalizada dentro do próprio e-mail marketing, por exemplo. Com os resultados que você obteve através dos seus e-mails marketing, é possível criar um e-mail só com os produtos que o consumidor visitou e colocou no carrinho, por exemplo.

BTG (Behavior Targeting)

A análise comportamental do seu público é fundamental para trabalhar com as ferramentas que já citamos aqui e alavancar as vendas do seu negócio

O Behavior targeting ou BTG é uma estratégia altamente direcionada e que ajuda na conversão dos clientes de maneira assertiva e efetiva, isso porque ele capta o comportamento do usuário dentro do seu site ou app, assim é possível criar uma régua de comunicação para aquele consumidor com o produto que ele procura, no canal que ele utiliza e no momento em que ele precisa.

Impacto na cultura interna empresarial

Imagem de uma sala de reuniões com mulheres sentadas à mesa, discutindo sobre algo

Até mesmo a cultura interna das empresas foram afetadas pela transformação digital, dando mais controle e segurança nos processos.

Além de todos os impactos que a transformação digital nas empresas causa no mundo e, principalmente nos clientes, também é possível observar impactos altamente positivos no ambiente interno da marca. Quando você decide digitalizar seus processos, começa um processo que é delicado e gradativo, mas que trará diversos benefícios ao seu negócio, por exemplo:

  • Maior controle: quando falamos da quantidade de papel para pagar os funcionários de uma empresa, por exemplo, a gente se perde só de pensar, né? Com a transformação digital todos esses processos são digitalizados: financeiros, administrativos, gestão e jurídico. É possível consultar todos esses documentos e realizar ações com apenas cliques, facilitando assim a vida de diversos setores e, principalmente, economizando tempo e recursos.
  • Organização e segurança: tudo é organizado em pastas virtuais, todos os processos têm backup e você não gasta horas para procurar nenhum documento. Com apenas alguns comandos, consegue realizar ações que poderiam demorar horas no físico.
  • Gestão: Principalmente quando falamos em recursos humanos, é preciso automatizar esses processos. Ir além de folhas de pagamento e contratações, já que com ferramentas é possível realizar esses processos de forma muito mais prática, otimizando tempo para cuidar do que realmente importa: a gestão de pessoas.

Os pilares da transformação digital

Muitas são as partes e características da transformação digital nas empresas, como dissemos anteriormente, é preciso pensar além de “como criar uma loja online”, esse é apenas um passo de toda essa mudança. 

Para pensar nessa reinvenção, é preciso levar em consideração em três pilares fundamentais:

Experiência do cliente

É só por causa dele que o seu negócio existe, então todo o processo deve ser pensado para proporcionar a melhor experiência possível ao seu consumidor. Coloque-o no foco das suas estratégias para conseguir guiar uma transformação digital focada.

Automação

Sim, a famosa automação novamente! Ela é considerada um dos pilares da transformação digital porque, além de ajudar na produtividade da empresa, reduz custos e otimiza processos.

Novos modelos de negócio 

Percebeu que desde o início estamos falando em transformação, mudança e reinvenção? Essa é uma das premissas da transformação digital: inovar! Encontrar novos modelos de negócio, novas oportunidades e novos jeitos de encantar o seu cliente, dessa vez, com a ajuda da tecnologia.

Por que investir na transformação digital da sua empresa?

imagem de duas pessoas segurando papéis com dados sobre a transformação digital nas empresas

Investir na transformação digital da sua empresa pode trazer muitos benefícios, acompanhe para saber mais.

Até aqui você já conseguiu notar os benefícios e os motivos para investir na transformação digital?! Se ainda tem dúvidas elencamos alguns que podem fazer a diferença em sua concepção, confira:

Maior competitividade

É fato que as empresas que se adequaram à transformação digital já saíram na frente, em relação às que ainda não conseguiram digitalizar seus processos. Com isso, você tem mais oportunidades, possibilidades e, principalmente, dados para lidar com a concorrência

A transformação digital é o passo inicial para você se reinventar, transformar e inovar e, assim, aumentar a competitividade em relação aos seus concorrentes.

Fidelização dos clientes

No ambiente online é mais fácil comprar, atender e dar suporte, por isso, a importância de manter a excelência no atendimento e estar por dentro das necessidades e dores dos seus consumidores. É importante lembrar que na internet, o consumidor tem infinitas possibilidades, então é preciso cativá-lo para que ele chegue até a sua loja e, depois disso, cuidar dessa relação para que ela mantenha-se saudável.

Integração entre loja física e virtual

A importância desse processo é trabalhar para quebrar as barreiras entre a marca e o consumidor

No digital, a busca é mais fácil, enquanto as trocas são mais comuns de serem feitas na loja física, unindo as facilidades de ambos os canais, você deixará seu consumidor mais satisfeito com tantas facilidades.

Além disso, trabalhando com boas estratégias de marketing digital, você consegue ampliar a visibilidade da sua marca, podendo inclusive, realizar ações que migrem o on e o offline.

Redução de custos

Se você precisava de mais algum benefício para investir na transformação digital, talvez esse seja o que chame mais atenção. Além de proporcionar mais clareza com seus custos, devido a facilidade e praticidade com que os seus documentos são acessados, a transformação digital valoriza o seu negócio e ajuda na redução de custos já que é possível automatizar diversos processos e economizar com insumos, como itens de papelaria, por exemplo.

Esperamos que esse conteúdo sobre a transformação digital nas empresas tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e colabore para implementá-lo, caso seu negócio opte por essa transformação.

E não esqueça, se você precisar de ajuda para realizar uma verdadeira transformação digital em sua empresa, conte com as automações e soluções da AlliN. Vamos juntos transformar e inovar.

 

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Última modificação: 21 de dezembro de 2020
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