O e-mail marketing ainda é a estratégia de marketing digital que gera o maior retorno para as empresas. De acordo com a Return Path, empresa líder em email intelligence, a cada 1 dólar investido, as marcas veem voltar para sua conta cerca de 40 dólares.
E-mail marketing, antes de estratégia publicitária ou comunicação em massa como pensávamos antigamente, é uma canal exclusivo de relacionamento entre marcas e clientes. Com os processos de automação, hoje, é possível enviar um e-mail diferente para cada um de seus clientes.
As técnicas de Behavioral Target por exemplo, permitem a criação de envios baseados em comportamento de navegação e abandono de carrinho. Assim, ao detectar as áreas e produtos que geraram maior interesse nos usuários, as empresas conseguem desenvolver estratégias muito mais assertivas, oferecendo a estes usuários exatamente aquilo que eles esperam. E, pelos resultados de uma pesquisa divulgada recentemente pela Marketo, empresa especializada em processos de automação de marketing, as estratégias estão dando certo!
O estudo mostrou que, de acordo com esses consumidores o e-mail marketing, quando bem feito, consegue oferecer oportunidades mais relevantes do que as atualizações em redes sociais ou anúncios e matérias pagas em grandes portais, por exemplo.
Outra característica única do e-mail marketing é a instantaniedade das respostas. Em nenhum outro canal de comunicação é possível perceber as reações e feedbacks do público de maneira tão clara como pelo e-mail.
Instantes após o envio de uma campanha para uma base de contatos segmentada de acordo com interesses e nível de engajamento, já é possível acompanhar as taxas de entrega, abertura, clique, etc. Isso é essencial para determinar o sucesso ou fracasso de uma ação e, para no caso de um fracasso, possibilitar a rápida mudança das estratégias antes de que o prejuízo atinga a imagem e até mesmo as finanças da marca.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail
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Última modificação: 30 de outubro de 2020