Escrito por 15:41 Estratégias

Relatórios: dados consistentes para campanhas inteligentes!

Quantas campanhas você envia por mês? Qual o tamanho da sua base? Algumas empresas usam esses números para justificar o quanto são “eficientes” no e-mail marketing. Mas a realidade é que pouco importa a sua quantidade de disparos ou o tamanho da sua base se você não tiver uma qualidade em suas campanhas.

E qual a melhor forma de descobrir isso? Olhando os relatórios disponíveis na sua plataforma e extraindo todos os dados possíveis que possam gerar novos insights para sua estratégia. No texto de hoje, vamos apresentar algumas métricas que podem ser observadas nos relatórios das suas campanhas para que você potencialize seus resultados. Vamos lá?

Relatórios relacionados à sua base:

Sua base de contatos deve ser uma das suas prioridades. Afinal, uma base bem engajada garante boas taxas de abertura e clique e consequentemente, aumentam sua conversão.
No entanto, se você estiver notando que está recebendo muitos opt-outs, reports spam ou que muitos e-mails estão deixando de ser entregues por erros, tenha atenção! Esses são dados importantes que indicam a saúde da sua lista. Não adianta fazer ótimos assuntos e conteúdos se os disparos não chegam ao remetente.

Os relatórios que mostram esses indicadores são: Análise de erros no envio, taxa de optout e spam, e-mails entregues e reputação por provedores (gmail, hotmail, etc). Se os números estiverem baixo, pode ser um sinal de que talvez sua forma de aquisição de leads esteja errada ou sua frequência de envios esteja fora do comum.

Relatórios relacionados ao assunto:

Um conhecimento importante sobre a taxa de abertura de uma campanha é que ela está diretamente relacionada ao assunto do e-mail, pois é ele que instiga a vontade do remetente de abrir a campanha e saber o que mais tem no e-mail enviado.

Os relatórios que mostram esses indicadores são: Taxa de abertura em relação aos entregues, ranking de assunto mais abertos e fidelidade de abertura.

O ranking de assunto é um relatório que categoriza os assuntos das suas campanhas durante o ano pela maior taxa de abertura. Isso mostra quais assuntos mais impactaram os seus clientes, dando ideia para os próximos disparos.

Já o relatório de fidelidade de abertura permite baixar os contatos dos clientes que abriram seus e-mails mais de uma vez no consolidado de todos os seus envios no mês e fazer ações que valorizem os clientes fiéis com as suas campanhas.

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Relatórios relacionados ao conteúdo:

O conteúdo é o coração do e-mail é onde você vai passar suas informações, conversar com o seu cliente, criar a identidade da sua marca ou tentar realizar conclusão de uma venda. Portanto é aqui que você saberá como foi a interação do seu cliente com a sua peça.

Os relatórios que podemos observar para saber como está o conteúdo são: cliques por link (mostra quantos usuários clicaram nos seus links, revelando os banners ou botões com mais engajamento), mapa de calor do html, clique em relação a abertura, profundidade de clique (número de vezes que um usuário clicou em links no mesmo html, mostrando o quanto seu usuário é engajado nas suas comunicações).

Outros relatórios

Ainda é possível saber no consolidado dos seus envios diários quais são os horários de abertura e clique dos seus clientes. Isso é possível com o relatório por hora do envio, que mostra a hora que seu cliente costuma abrir e clicar nas suas campanhas.

Já o relatório termos mais clicados permite que você associe termos aos links e saiba quais são os mais acessados pela sua base. Você pode dividir os termos por categoria da sua loja ou por banner específicos e posteriormente fazer a comparação de quais deram mais resultado.

Viu só quantas possibilidades de relatórios são possíveis de extrair sobre as suas campanhas? Agora é o momento de definir quais dados você precisa analisar para demostrar o sucesso dos seus disparos e quais pontos você pode mudar para melhorar as suas métricas cada vez mais.

Todos os relatórios citados nesse texto são encontrados na plataforma All iN. Quer saber todos esses dados das suas campanhas e muito mais, mas ainda não é nosso cliente? Envie uma mensagem pra gente.

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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