Não é novidade que o mercado varejista americano caminha a passos largos quando o assunto é inovação e tendência no marketing digital. Por este motivo, todos os anos, mais e mais profissionais de marketing buscam aumentar sua experiência profissional participando de seminários, feiras e congressos que reúnem os principais players do mercado e apresentam um pouco das estratégias que realmente fizeram a diferença.
Nos últimos anos o segmento da moda/acessórios ganhou posição de destaques dentre as principais palestras destes eventos, sempre apresentando algum tipo de inovação e despertando a curiosidade de todos aqueles que buscam melhores resultados no mundo digital.
Neste artigo iremos listas 3 tópicos que de maneira recorrente tem aparecido em posição de destaque nestes eventos quando o assunto é engajamento e conversão.
Personalização
Marcas que oferecem uma experiência personalizada aos seus clientes tem até 40% mais chance de converter uma venda. E quando falamos em personalização, não se trata apenas de colocar o nome do cliente em suas comunicações, mas sim, oferecer produtos e serviços que o cliente tem maior propensão a compra.
A Stitch Fix´s adotou uma estratégia muito eficiente de personalização, que busca conhecer um pouco mais sobre seus clientes desde o seu primeiro contato. Usando um modelo de Quiz durante o processo de cadastro, o cliente é levado a preencher uma série de informações relevantes sobre seus hábitos de consumo. Com um formato flat e clean, o processo não é percebido como algo chato, muito pelo contrário, o cliente é apresentado a dezenas de possibilidades e combinações que ao longo do caminho formatarão seu estilo.
Outra forma de personalizar a comunicação com o seu cliente se dá através de algoritmos de recomendação, onde dados são coletados com base nos hábitos de navegação e compra do seu cliente, buscando mostrar mais produtos dentro de uma análise preditiva. Você deve levar em consideração e ter informações sobre 4 aspectos básicos – necessidades, gosto, estilo e orçamento. Use todas as informações que você souber do seu cliente e você o ajudará a descobrir novos produtos de interesse.
Conteúdo
O cliente de moda é um dos maiores consumidores de conteúdo no e-commerce, ele é altamente engajado e será o maior defensor da sua marca caso veja relevância no conteúdo apresentado.
Uma solução encontrada pela Giggle foi transformar o seu cliente em principal fonte geradora de conteúdo. A Giggle usa conteúdo gerado pelos seus clientes através do seu site em toda sua comunicação de marketing.
A dinâmica da Giggle é muito simples, ela incentiva o cliente a compartilhar fotos no instagram ou twitter ou adiciona-las diretamente no site, exibindo os produtos adquiridos em uma situação real. Quem não quer ver o seu filho em um site vestindo o pijaminha novo?
Outras empresas já trabalham bem sua estratégia de conteúdo quando colocam dicas ou troca de informações sobre o produto diretamente no site. O Amazon tem atualmente o serviço de Customer Reviews, onde clientes que já compraram um determinado produto são acionados por um possível comprador em busca de novas considerações.
Experiência do Usuário (UX)
A experiência do usuário é fundamental em qualquer site e quando falamos de e-commerce, o valor da experiência pode determinar sucesso ou fracasso. A experiência do seu cliente deve ser integrada, aquilo que você oferece no desktop deve ganhar uma versão mobile, que deve refletir visualmente com sua identidade na loja física.
Lembre-se que não lidamos com usuários específicos, não é possível criar usabilidade pensando no individuo, mas sim em grupos e comportamentos similares. O poder da usabilidade está em sua simplicidade, na clareza que você apresenta seus produtos e na facilidade que você tem em levar o seu cliente até o conteúdo desejado.