Não é novidade que somos constantemente expostos às mídias, mesmo quando não estamos cientes disso. Os meios pelos quais vemos e interagimos com marcas são os mais variados, até mesmo nas atividades mais simples do nosso dia a dia.
Ao acordar, por exemplo, é comum que você desligue o despertador, abra a caixa de e-mails, ou confira rapidamente as redes sociais. Se preferir, pode assistir a um vídeo antes de levantar ou ler suas notícias. Ao longo de todo esse processo, você está exposto ao marketing multicanal.
No exemplo acima, o consumidor comum foi exposto a uma forma indireta de marketing, que o atingiu por diferentes fontes. A partir das ações feitas pelo computador ou celular, o marketing indireto pode impactar de forma interessante, sem sequer parecer publicidade.
É por isso que devemos falar sobre o impacto do marketing multicanal nas vendas e porque é tão importante falar sobre isso, principalmente para empresas que desejam crescer no meio digital.
Quer saber mais sobre a estratégia de marketing multicanal e sobre a maneira mais adequada de aplicá-la ao seu negócio?
Continue lendo!
O que é marketing multicanal
O marketing multicanal é uma estratégia utilizada pelas empresas para interagir direta e indiretamente com os clientes. Ele combina estratégias tradicionais de marketing com as possibilidades que as novas tecnologias oferecem para a área.
Em geral, essa combinação existe para capacitar empresas, possibilitando um maior alcance de clientes em todos os pontos de contato da marca.
Nos termos mais simplistas, o marketing multicanal é uma questão de escolha (do seu cliente).
Certo! Mas como funciona essa interação com o consumidor?
Essa estratégia precisa ser aplicada em diversos pontos de contato convergentes. Mais do que espalhar anúncios e conteúdos em várias plataformas, a ideia de multicanal é sobre fazer com que a sua marca seja percebida em diferentes locais e momentos da jornada de compra do consumidor.
É sobre veicular o anúncio certo no tempo certo, ao mesmo tempo que prepara as redes sociais para receber o consumidor com conteúdo segmentado e até mesmo o uso de estratégias de e-mail marketing para falar com ele diretamente.
Apostando na abordagem de marketing multicanal
Quando falamos em marketing multicanal, já fica claro que sua marca vai se aproveitar de várias plataformas para atingir o seu público-alvo.
Assim, a primeira vantagem dessa abordagem já fica clara, sendo a maior exposição da marca. Quem consegue integrar conteúdos, formatos e canais diferentes, estará em vários lugares ao mesmo tempo, pronto para mostrar o que seu negócio tem de melhor para o consumidor onde quer que ele esteja.
Além disso, o marketing multicanal não funciona apenas na quantidade, mas também oferece qualidade na forma como capta a atenção do consumidor. Isso acontece porque a estratégia é aplicada por meio da segmentação de clientes, possibilitando falar com cada um de forma adequada ao perfil que apresentam.
Ao longo da jornada de compra, o consumidor percorre cada etapa, desde o momento de descoberta, até a compra, e o marketing multicanal funciona de forma integrada para ter disponível a comunicação certa para cada um desses momentos.
O marketing multicanal viabiliza a possibilidade de atrair o consumidor no momento inicial da jornada de compra e guiá-lo, por meio de diversos canais, até a compra.
Não se preocupe se você ainda estiver se perguntando sobre as vantagens de apostar no marketing multicanal. Para facilitar o entendimento, além dos motivos acima, listamos outros benefícios, como:
1. Maior conhecimento sobre o cliente
Se você aumenta o contato com o consumidor e as interações que ele tem com a sua marca, você começa a conhecê-lo mais.
O que queremos dizer com isso? Dados! Quanto mais você interage com o seu cliente, maior será a quantidade de informações obtidas sobre ele. Conhecer bem o seu consumidor faz toda a diferença para oferecer o que ele precisa, quando ele precisa e, consequentemente, convertê-lo mais rapidamente.
2. Credibilidade para a marca e fortalecimento da imagem
A ideia de aparecer em todos os lugares é ser lembrado! Quem é lembrado, não só vende mais como também pode se tornar a referência no mercado.
É por isso que a maior exposição estratégica do marketing multicanal também pode ajudar a fortalecer a imagem da sua marca diante do mercado, dos clientes e até dos concorrentes.
3. Mais chances de fidelizar os clientes
Fidelizar o cliente deve ser o objetivo final de toda estratégia de marketing. A fidelização tem o foco em manter o cliente satisfeito, fazendo com que ele volte a comprar.
Com a abordagem multicanal, você não deixa que o cliente esqueça a sua marca, mesmo depois da compra inicial e ainda passa a interagir com ele por meio de novos canais. Clientes engajados dificilmente deixam de comprar com a sua marca e são mais fáceis de fidelizar.
Além disso, o marketing multicanal estimula a interação necessária para entender melhor o consumidor e ouvir seus feedbacks, melhorando a satisfação geral com o seu serviço ou produto.
Como escolher os canais certos?
Pense rapidamente em todos os canais de marketing que temos disponíveis atualmente. Perdeu as contas não é?
De fato, temos inúmeras possibilidades. Portanto, para executar um bom marketing multicanal, você deve explorar uma série de canais, que vão variar de acordo com o seu público, seu mercado e os objetivos do seu negócio.
Ainda assim, alguns canais são essenciais para quem quer executar corretamente esse tipo de estratégia. Os principais, nesse caso, são:
E-mail marketing
O e-mail pode não parecer, mas é uma mídia muito importante para uma estratégia de marketing multicanal. É por meio dessa ferramenta poderosa que as empresas conseguem criar interações importantes com o consumidor, complementando o trabalho realizado em outros canais que atraíram o público até você.
Campanhas de e-mail marketing chegam diretamente ao seu cliente, estimulando-o a interagir mais e avançar na jornada de compra.
Redes sociais
Já não é necessário relembrar o poder das redes sociais na jornada de compra do consumidor. Inúmeras pesquisas já mostram que essas mídias são usadas para atrair o consumidor, oferecer conteúdo relevante e criar relacionamento com ele.
Em uma pesquisa do Opinion Box sobre o Instagram, por exemplo, 48% dos entrevistados disseram já ter comprado algo que conheceram na rede social. Redes como o Instagram, portanto, se tornam verdadeiras vitrines para sua marca, independentemente do formato e do conteúdo que você escolher utilizar por lá.
É possível usar as mídias sociais para promover conteúdo, educar o consumidor, lançar novidades e, claro, conversar com o cliente ideal, fazendo com que ele avance para a compra, inclusive passando de uma mídia para outra.
SMS e push notification
Os smartphones estão entre os principais meios para chegar até o consumidor – e isso acontece de várias formas. Com o aparelho na palma da mão o tempo inteiro, o nível de engajamento das campanhas disparadas direto para o celular tende a ser favorável.
Nesse cenário, o SMS e as Push Notifications que são geradas via aplicativos, por exemplo, representam bem uma forma de comunicação instantânea e que aproxima o consumidor dos seus objetivos de marketing.
Dicas para colocar em prática a estratégia multicanal
Até aqui você já percebeu a importância do marketing multicanal e conheceu algumas mídias indispensáveis para uma estratégia completa. O que falta, então, é colocar tudo isso em prática.
Algumas dicas para tirar sua estratégia do papel e fazer logo o melhor marketing multicanal para impulsionar seus resultados:
Conheça o seu cliente
Ter uma visão bem definida do cliente é fundamental. Isso porque os clientes de hoje geralmente interagem com sua marca de várias maneiras que envolvem mais de um ponto de contato.
Pesquise, converse e ouça o que seu cliente tem a dizer. Levante os dados pessoais que ele te fornecer, mas também investigue coisas como:
- O comportamento de compra;
- Os hábitos de navegação na internet;
- As mídias onde o cliente está;
- As preferências desse cliente.
É vital que você tenha uma visão completa e entenda como ele se comporta em todos os canais e em todos os pontos de contato. É preciso entender o valor de cada cliente.
Crie interações e experiências consistentes
A experiência do cliente é um dos diferenciais competitivos mais poderosos para as empresas. Além disso, mesmo que a qualidade da experiência do cliente seja importante, a consistência é igualmente essencial.
Seus clientes experimentam sua marca como um todo, sejam as interações deles com você online, em uma loja física e até mesmo por telefone.
Qual é o valor de uma experiência online positiva se a experiência de um cliente na loja for negativa? Se você tratar cada canal como uma entidade distinta, corre o risco dos clientes se virarem contra você.
Integre todos os canais
Ao estabelecer uma plataforma de marketing multicanal, você deverá integrar seus canais mais importantes, aqueles em que seu público realmente estará disponível para interagir.
Aqui, é possível simplificar a criação e a execução de campanhas entre canais, permitindo que os profissionais de marketing elaborem, em essência, uma única campanha que pode ser adaptada para diversos canais.
Com isso, você poderá trabalhar com um timing ideal para alcançar o cliente certo, com uma oferta certa, através do canal e momento certos. Tudo isso enquanto reduz custos e melhora a eficácia e o desempenho de seus esforços de marketing. E lembre-se:
Os canais devem trabalhar em conjunto.
Respeitando o comportamento do usuário, você deverá desenvolver ações e campanhas que usem todas as ferramentas ao seu favor, de forma integrada.
Com as ferramentas certas, já é possível centralizar todo esse trabalho em uma única plataforma, facilitando a gestão dos seus diversos canais, o acompanhamento de suas campanhas, resultados e a coleta de dados!
Ficou com alguma dúvida? Podemos esclarecer quaisquer pontos sobre essas ferramentas e as melhores formas de utilizá-las em sua empresa.