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Mãe só tem uma, e-mails podem ter vários!

O Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio brasileiro e em 2018, não vai ser diferente. Afinal, de acordo com dados da Fecomercio MG a expectativa é o aumento de 38% no volume de vendas do varejo. Por isso, nós da All iN preparamos esse texto para te auxiliar na criação de campanhas criativas, interessantes e que convertam melhor nessa data!

Mas a primeira pergunta que temos que fazer é: o que os clientes procuram no Dia das Mães? Afinal, será que eu vendo o que eles querem?

Eu diria que nós temos duas respostas para essa pergunta, e vou começar pela mais fácil.O Google fez uma pesquisa em 2017 onde ele levantou quais foram os itens mais comprados no Dia das Mães e a lista foi:

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Nessa lista, você deve ter reparado que tem uma sinalização na TV, pois ela é a grande aposta do varejo esse ano, que tem como principal alvo a Copa do Mundo, afinal, nem só os filhos vão querer ver os jogos em uma TV novinha.

E a resposta número dois e que não é tão lembrada automaticamente pelos clientes, são os presentes relacionados ao setor de serviços, que usando a criatividade podem associar suas vendas ao Dia das Mães ou ao envio de conteúdo (inbound marketing) para a sua base, e lembre os seus clientes que a data está chegando.

A pesquisa do Google ainda aponta que a pesquisa sobre programação (ideias de programas para fazer no dia das mães e que podem ser consideradas um presente) aumentaram em 33% no ano de 2017, ficando em três principais itens: restaurantes, spas e ingressos para teatro.

E além de lembrar os clientes que o Dia das Mães está chegando e oferecer opções de presentes, vale a pena lembrá-los de outras pessoas especiais em suas vidas. É o que fazem 88% das pessoas entrevistadas na pesquisa do Google, que presenteiam também esposas (17%), avós (15%), sogras (14%) e as filhas (5%). Muitas vezes, um simples insight no seu HTML fará com que o seu cliente pense na compra de um presente a mais além do já programado.

E um dos primeiros passos para aplicar essas ideias nas suas campanhas de de e-mail marketing são os assuntos, afinal são eles que chamam atenção para a abertura das suas campanhas. Eu poderia separar os assuntos em 3 categorias: gerais, presentes e emocionais.

Gerais: são assuntos que lembram da data ou avisam o dia limite para compra chegar no dia certo, por exemplo:

– “Preciso te lembrar de uma coisinha!” – Mãe
– Última chance para você não se atrasar para o Dia das Mães

Presentes: esses assuntos mencionam que na sua campanha o cliente encontrará sugestões de presentes para a sua mãe, sem que ele tenha que ficar quebrando a cabeça, por exemplo:

– De um presente inesquecível para a sua Mãe
– Veja o presente mais popular deste ano para o Dia das Mães

Emocionais: esses assuntos mexem com o sentimento dos clientes, conquistam pelo apelo emocional, por exemplo:

-Presentes tão especiais quanto a sua Mãe
-Crie lembranças com a sua Mãe

Suas campanhas precisam ter assuntos chamativos, mas não é só isso que garante a conversão, elas também precisam ter conteúdos interessantes, veja em alguns exemplos de campanhas de Dia das Mães com ideias para aumentar as suas taxas de clique e conversão.

Nessas campanhas, o que é reforçado é a possibilidade de compra de experiências para a sua mãe como viagem, trilha ou ir a um evento cultural.2

Já nessas campanhas o ponto focal é a criação de lembranças com a sua Mãe, serviços ou até produtos que fazem você e a sua mãe passarem momentos juntos e criarem novas memórias.

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Além dessas ideias, a campanha tradicional com sugestão de presentes, podendo até separar pelos estilos de mãe ou o cartão presente, são sempre válidos para os filhos mais tradicionais.

Mas mesmo depois do dia das Mães podem ter os filhos mais esquecidos, atrasadinhos ou que moram longe das Mães e optam por comprar os presentes após a data oficial. Uma pesquisa do mercado americano diz que campanhas de e-mail marketing que possuíam no assunto as palavras “Dia das Mães” na semana seguinte após a data, ainda possuíam altas taxas de abertura e conversão, pois muitos filhos ainda compravam presentes nesse período. Por isso, não deixe de tentar realizar vendas para esse público.

Toda mãe é especial e possui sua particularidade, mas todas as mães querem receber o amor e o carinho dos seus filhos, seja em presentes ou em momentos compartilhados juntos, por isso aproveite essa data para ser o escolhido dos seus clientes e o presente queridinho das Mães.

Confira mais dicas no nosso Webinar de Dia das Mães:  https://www.eventials.com/allinmail/webinar-dia-das-maes-2/

Beijos Mãe 🙂

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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