Entender a jornada do cliente é um fator super importante para a estratégia de marketing de qualquer empresa. Então, prepare-se para conhecer desde os conceitos básicos até as melhores estratégias para proporcionar uma experiência incrível ao seu consumidor nessa jornada omnichannel.
Você saberá responder questões como:
- Como coletar os dados necessários?
- O que fazer com tantas informações?
- Como entender o seu consumidor e mais, como melhorar a experiência dele?
- O que pode melhorar a sua performance?
Confira essas e muitas outras dicas sobre a jornada do cliente.
Conceitos básicos para entender a Jornada do Cliente
Antes de imergir nessa profunda e ampla estratégia, é preciso entender como funciona cada momento pré e pós ação.
Quando falamos em jornada do cliente, rapidamente associamos ao funil de vendas, certo? Mas não é só isso que você precisa entender antes de dar o start em sua estratégia. Vamos começar pelos conceitos básicos?
O funil do marketing
O funil de vendas já é bastante conhecido entre os profissionais de marketing, mas nem sempre é empregado corretamente. Você já sabe como usá-lo?
O funil do marketing ou funil de inbound mostra o percurso que os consumidores devem fazer desde o conhecimento da marca até a fidelização. O ideal é considerarmos 5 etapas:
- Aprendizado e descoberta (Visitantes);
- Reconhecimento do problema (Lead);
- Consideração da solução (Oportunidade);
- Decisão de compra (Cliente);
- Fidelização (Relacionamento).
Em qualquer negócio, é fundamental que você saiba em qual estágio o consumidor está para utilizar a comunicação e a estratégia adequadas ao momento em que ele se encontra.

Dos segmentos de moda aos serviços de streaming, todo consumidor vai atravessar a jornada do cliente.
Cada etapa do funil de vendas pede um cuidado diferente, por isso, você precisa estar atento aos insights que recebe dos consumidores, as ações que ele toma junto à marca e as necessidades, dores e interesses dele para ser assertivo quanto às soluções que a sua marca oferecerá durante a jornada do cliente.
O ciclo de vida do consumidor
Você conhece o ciclo de vida do consumidor?
Um dos desafios dos profissionais de marketing é definir o funil de vendas para acompanhar a jornada do seu cliente, para conseguir aplicar a estratégia é preciso entender o ciclo de vida do seu consumidor.
Como dissemos anteriormente, cada cliente tem suas necessidades, interesses e dores, por isso, é importante entender o estágio em que o seu lead está para ser assertivo na abordagem.
Aqui nós podemos trabalhar os 5 passos do ciclo:
1. Aquisição
Quando o seu cliente está buscando informações e soluções para o seu problema, é hora de ajudá-lo e apresentar as suas soluções. Faça com que ele se lembre da sua marca ao tomar uma decisão.
2. Experimentação
O consumidor já ouviu falar da sua empresa e agora está decidindo qual solução escolher. Que tal proporcionar uma experiência com o seu serviço? Na fase de experimentação, você oferece um “test drive”, com a intenção de fazer o consumidor virar cliente da sua marca.
3. Fidelização
O cliente já escolheu sua marca, agora é hora de fidelizá-lo para que ele continue sempre comprando com você. Pense em estratégias criativas e que agradem verdadeiramente o seu cliente, como programas de fidelidade, por exemplo.
4. Retenção
Em algum momento, o seu cliente diminui as compras e/ou o engajamento que tem com a sua comunicação. É hora de investir em uma campanha de retenção para despertar novamente o interesse dele.
5. Recuperação
Se você não conseguir retê-lo na fase anterior, ele se tornará inativo, mas você ainda pode tentar recuperá-lo. Entenda os motivos dele estar inativo e aja de acordo com o feedback que receber.
É preciso que a sua empresa se organize em torno do cliente e não dela mesma. O foco das ações deve estar sempre na experiência do consumidor. Para isso, é importante lembrar que será necessário fazer um trabalho de coleta de dados muito bem estruturado.
Essas são consideradas as 5 fases do ciclo de vida do consumidor. Se quiser saber mais sobre o conceito, é só clicar aqui.
O que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente é um processo que o consumidor realiza desde que ele começa a notar que tem uma necessidade específica até ter o seu problema resolvido e se tornar fiel à marca que o ajudou nesse processo.
Você já ouviu falar no conceito da jornada do herói? Em poucas palavras, trata-se de uma estrutura de storytelling criada por Joseph Campbell, na obra O Herói de Mil Faces.
Nessa estrutura, o protagonista descobre que tem um problema com o qual precisa lidar. Então, ele encontra um sábio que irá ajudá-lo com o conhecimento e revelar um item mágico capaz de solucionar seus problemas. Soou familiar?

Se você já está inserido no varejo na era digital, já deve ter percebido que o protagonismo do cliente deixou de ser uma tendência e passou a ser regra em negócios de sucesso.
Esse conceito é fundamental para empresas e profissionais de marketing entenderem quais são as necessidades, interesses e dores de seus clientes.
Além disso, a partir dos insights gerados, é possível identificar o que pode ser melhorado, atualizado e alterado ao longo do percurso, proporcionando uma experiência ainda melhor para os consumidores e, consequentemente, melhorar os resultados da marca.
Para entender como fazer o seu lead avançar até o próximo passo da jornada do cliente, é preciso que você esteja atento a todas as ações, pesquisas, cliques e comentários que o seu consumidor faz na web. Isso poderá ajudar a entender melhor o que ele precisa e, principalmente, o que ele espera.
Nesse momento, é imprescindível que você colete a maior quantidade de dados do cliente que você conseguir. Afinal, todos eles ajudarão a criar uma campanha altamente segmentada, que atinja o consumidor de forma assertiva, fazendo com que ele conclua a compra com a sua empresa.
Após a conclusão de uma compra, surge uma oportunidade perfeita para começar a trabalhar a fidelização desse cliente, proporcionando uma experiência satisfatória e aumentando as chances de que ele recomende a sua empresa e volte a comprar com você.
Você deve mapear cada consumidor para conseguir chegar a solução que ele espera encontrar ou, que ainda nem sabe que existe, mas que considerará perfeita quando conhecer.
Ao fazer esse trabalho, você terá insights o suficiente não só para fazer seus consumidores avançarem na jornada de compra, mas também mostrará o quanto são importantes para você.
Daí em diante, o trabalho deve continuar (de forma segmentada) para promover a conclusão da compra e a fidelização, que será excelente para a sua marca.
Como mapear a jornada de compra do consumidor
Certamente você já entendeu a importância de mapear a jornada de compra do seu cliente, mas já sabe por onde começar?
Aqui vamos listar três passos fundamentais para ter sucesso nesse passo a passo:

Antes de definir a jornada do cliente, é preciso voltar uns passos e pensar na estratégia que fará para mapear corretamente esse processo.
1. Definindo personas
O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é saber quem é o público ideal para a sua marca. Por meio de pesquisas e insights que recebe dos seus próprios clientes, é possível mapear um perfil ideal que representa o seu consumidor.
Colete os dados dos consumidores, cruze as informações e atente-se ao que eles têm em comum, como:
- Desejos;
- Necessidades;
- Interesses;
- Problemas.
Para ajudar na visualização, a dica é criar realmente um personagem que represente seu cliente. Para fazer isso, você vai olhar para os dados coletados anteriormente e observar questões como:
- Idade;
- Profissão;
- Sexo;
- Localização;
- Comportamento.
E quaisquer outros detalhes que te ajudem a personificar esse consumidor que, por mais que seja fictício, se assemelha muito ao seu público. Depois, basta entender qual é a linguagem ideal para falar com essa pessoa e os meios de comunicação que ela utiliza.
Com isso, será muito mais fácil compreender o seu público e mapear a jornada do cliente. Para saber um pouco mais, é só conferir aqui.
2. Prazo de conclusão da jornada
Além de mapear a jornada do cliente, também é necessário estipular quanto tempo ela vai durar. Não existe um prazo ideal para seguir, mas você deve avaliar se todas as oportunidades estão descritas e se a jornada não está longa e cansativa demais.
É preciso que o cliente conclua a jornada de compra satisfeito com o retorno sobre o problema que ele tinha. Portanto, encontre um meio termo que seja suficiente, de acordo com o retorno dos seus próprios clientes.
Estude, avalie, faça testes e entenda o que é mais adequado para você e para o seu consumidor. Lembre-se que a jornada do cliente não termina exatamente quando ele converte. Afinal, é preciso que você continue trabalhando com esse consumidor, nutrindo um relacionamento saudável e positivo para ambos.
3. A interação do cliente com o seu produto
Como esse contato acontecerá? Ao definir qual canal, linguagem e estratégia será utilizada para atrair o cliente, você pode mapear o primeiro e os demais contatos.
Ao entender como esses contatos foram estabelecidos ao longo da jornada do cliente, é possível definir qual foi o start da etapa de compra e ainda traçar as medidas necessárias para mantê-lo ao seu lado.
É preciso saber como reagir de acordo com cada passo do cliente e preparar-se para qualquer variável que possa surgir durante o processo.
Impulsionando a jornada do cliente com a coleta de dados
Você já deve ter percebido que não existe uma estratégia de marketing digital eficiente sem uma coleta de dados completa, não é?

Se você trabalha com varejo, já sabe a quantidade de dados que os seus usuários geram quando estão online, mas para otimizar a jornada do cliente é preciso ir além.
Com a jornada do cliente não é diferente. Quanto mais dados você conseguir reunir, segmentar, estudar e principalmente, saber empregar, melhor será a experiência do seu cliente e o resultado da sua marca.
Confira os passos necessários para impulsionar a jornada do cliente com a coleta de dados:
- Reúna todas as informações que conseguir dos seus leads e armazene-as de forma segura e organizada. A partir disso, você deve pensar no que fazer com esses dados e qual será o próximo passo para dar sequência e estruturar a jornada do seu cliente.
- Depois é hora de fazer um bom tratamento de dados, entendê-los, saber o que os seus clientes esperam, onde e como você pode agir.
- Em seguida, é preciso fazer o direcionamento dos dados que foram coletados e tratados. É recomendado que você já saiba o que fazer com todas essas informações, onde empregá-las e o objetivo de tudo isso.
Caso você precise saber mais sobre a coleta de dados e como utilizar essa grande quantidade de informações, clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Por fim, comece a estruturar sua estratégia a partir desse direcionamento de dados. Com isso, você entenderá como cada processo vai funcionar, além de gerar os melhores insights para atingir o seu cliente ideal.
Big Data para o varejo
Falando em marketing digital e coleta de dados, não é possível reunir, tratar e direcionar tantas informações sem contar com uma tecnologia específica para essas atividades; e é nesse cenário que surge o Big Data.
Com as ferramentas adequadas, é possível coletar, armazenar, analisar, interpretar e tratar uma quantidade impressionante de dados em tempo recorde.
O Big Data proporcionou análises de todos os tipos de dados, sejam estruturados ou não estruturados. Em outras palavras, é possível coletar informações provenientes de diferentes fontes, como:
- Posts no Facebook;
- Tweets;
- Geolocalização;
- Vídeos;
- Arquivos em em txt, XML e outros formatos;
- Comportamento nas páginas da internet;
- Áudios.
O que for preciso para estruturar a jornada do cliente e propiciar a melhor experiência para os seus consumidores. Entenda tudo sobre Big Data acessando aqui.
Um olhar Customer Centric!
A cultura customer centric visa o protagonismo do consumidor. Ou seja, campanhas e comunicações para vender o seu produto são criadas pensando no seu público. O seu serviço ou produto é apenas uma sugestão para que esse consumidor procure uma solução para determinada questão.
A ideia do customer-driven marketing, da segmentação de clientes e de observar o comportamento do consumidor veio para ficar e promete movimentar a relação entre o cliente e a marca.
Hoje o relacionamento com o consumidor é o que diferencia a sua marca das outras. Produtos de qualidade, preços competitivos e entrega no prazo não são mais diferenciais. Afinal, a maioria das empresas podem oferecer esse tipo de serviço.
É preciso criar campanhas que realmente atendam o seu consumidor. Mostre para os seus clientes que eles não são apenas números ou vendas, mas que são importantes e a sua empresa está disposta a ajudá-los da melhor maneira possível em suas jornadas.
Para se destacar é preciso ir além, ajudando o protagonista da jornada a conquistar seus objetivos e solucionar seus problemas. Mas como fazer para adotar esse conceito?
Selecione uma equipe que tenha o perfil customer centric, que realmente se importa com o cliente e crie campanhas direcionadas para a sua persona. É importante que os seguintes questionamentos estejam sempre em mente:
- Essa comunicação está de acordo com a persona da empresa?
- Essa campanha fará com que o meu público se identifique?
- O protagonismo na estratégia está sendo, de fato, do meu consumidor?
Lembre-se de manter o foco na segmentação de clientes, ofereça o que o seu lead deseja e no momento mais oportuno para ele. Assim, a sua marca vai se destacar e você poderá trabalhar com a fidelização de clientes.
A fidelização de clientes
A fidelização de clientes consiste no que o bom relacionamento com o seu consumidor pode gerar para a sua empresa.
Até então, apresentamos como a análise do comportamento dos seus clientes, junto ao conteúdo segmentado e personalizado são ótimas dicas para a fidelização. Tudo isso, certamente são passos que você precisa seguir. No entanto, quais são as vantagens concretas disso? E é sobre isso que vamos falar agora.
1. Mais conversão
Uma pesquisa realizada pela Bain & Company, mostra que clientes fiéis gastam, em média, 67% mais do que novos clientes. Esses estudos estimam que é mais fácil concluir um negócio com um cliente fiel, em torno de 60 a 70% mais provável, enquanto que, com um novo cliente, o índice gira entre 5 e 20%.
Em outras palavras, é muito mais fácil converter aqueles consumidores que já tem uma relação com a sua marca.
2. Menos investimento
De acordo com Philip Kotler, um dos grandes nomes na história do marketing, fidelizar um cliente chega a ser 5x mais econômico do que conquistar um novo. Além de diminuir o investimento em publicidade, uma vez que o consumidor já conhece a sua marca.
3. Clientes fiéis ou leais
Trabalhar com a fidelização de clientes pode gerar clientes fiéis ou leais. A diferença entre eles, no entanto, se dá no envolvimento emocional com a sua marca.
Ter clientes fiéis não necessariamente significa ter clientes leais, afinal, um cliente pode usar uma marca durante muito tempo, mas isso não quer dizer que ele não irá testar novos produtos ou mudar o comportamento de compra por algum motivo pessoal.

Quando você trabalha bem com essa etapa da jornada do cliente, tanto o consumidor fiel, quanto o leal, vão comprar, indicar, recomendar, divulgar e até defender a sua marca.
Somente através da fidelização de clientes é possível nutrí-los e manter um bom relacionamento. Ao trabalhar com isso, você está investindo diretamente na credibilidade da sua marca.
O desafio do varejo na era digital
O maior desafio para o varejo ao implementar a jornada do cliente, é mantê-la atualizada. Para isso, além das diversas estratégias, é preciso conhecer as tendências e as ferramentas disponíveis no mercado.
Para alguns varejistas, ainda há alguma dificuldade em se adaptar à tecnologia da era digital. Alguns insistem nas mesmas estratégias, outros têm medo de grandes mudanças.
No entanto, é preciso se arriscar, principalmente quando falamos do cenário digital, em que as coisas acontecem em um piscar de olhos, gerando mudanças como:
- Atualização constante de estratégias;
- O comportamento do consumidor variando de acordo com suas experiências;
- Tendências se tornando obsoletas, sendo rapidamente substituídas.
Além de ser preciso se atualizar constantemente, afinal, seus concorrentes estarão passando pelos mesmos processos.
Ainda assim, as maiores exigências virão sempre dos consumidores. Portanto, para acompanhar a transformação do varejo na era digital, sua empresa não pode deixar de se aprimorar.
É preciso aplicar o conceito de customer-driven marketing, na raiz do customer first, com um marketing completamente direcionado ao cliente.
Entender, respeitar e saber colocar em prática a jornada do cliente é um dos pontos essenciais para se adaptar a essa revolução que acontece constantemente no digital.
Estratégias de marketing para a jornada do cliente
Agora que você já está atualizado sobre o que é a jornada do cliente, como mapeá-la e a importância desse conceito, é hora de entender como aplicá-la em seu negócio.
- Quais estratégias utilizar?
- Qual canal?
- É preciso mais de um meio de comunicação?
- Como coletar e utilizar os insights?
A Jornada do Cliente Omnichannel: o marketing multicanal
Os consumidores estão em todo lugar, então oportunidades não faltam para você encontrá-los e atingi-los. Você já começou a mapear onde encontrar o seu público?
Aqui, a ideia é criar uma estratégia de marketing multicanal para atingir os consumidores. Essa estratégia precisa atuar em várias frentes, respeitando os seguintes itens:
- Linguagem adequada;
- Princípios da marca;
- Adequação a cada canal.
O marketing precisa acompanhar os consumidores e não o contrário. Ele se tornou multicanal porque o consumidor é multicanal. Por isso, é preciso estar onde o seu público está e atendê-lo de acordo com a sua necessidade de forma adequada para cada canal utilizado.
A sua empresa está preparada para essa jornada omnichannel? Confira algumas estratégias que podem te ajudar nesse processo:
1. O2O: Online to Offline
Um dos maiores desafios para quem trabalha com varejo é conseguir integrar o online e offline. Isso não é apenas possível, como já é uma grande realidade para muitas empresas de renome.
O termo O2O tem se destacado cada vez mais dentro das estratégias digitais e está revolucionando o marketing. Mas como isso funciona?
Imagine que um cliente compre um produto online, mas tenha preferência por retirar esse mesmo produto na loja física. Pronto, a sua empresa já está inserida no conceito O2O e essa é apenas uma das possibilidades que a estratégia oferece.
Um outro exemplo, é o cross selling de produtos. O e-commerce pode sugerir que o cliente adicione produtos semelhantes ao que comprou na loja física e vice-versa.
O online to offline ajuda a aumentar suas vendas, divulgar sua marca, possibilita a tão famosa experiência omnichannel aos consumidores multicanal e, principalmente, produz o giro de estoque, fazendo com que as suas vendas não fiquem estagnadas.
E claro, o O2O também está presente na jornada do cliente!
São várias as ações possíveis para complementar essa estratégia de marketing multicanal e vale usar a criatividade para encontrar a que atenda melhor os seus clientes. Listamos alguns exemplos para facilitar o entendimento:
- Na fase de experimentação, você pode disparar e-mails, sms ou push notifications, propondo aos seus clientes que conheçam o seu produto de perto em determinada loja física. É interessante deixá-lo à vontade para tirar suas dúvidas, avaliar e experimentar o produto. Assim, ele poderá ter certeza que é exatamente aquilo que ele precisa;
- Antes da conversão, você também pode oferecer cupons de desconto válidos para compras nas lojas físicas, assim, além de possibilitar que o seu cliente vá até sua loja e conheça mais dos seus produtos, você também aumenta o giro de estoque;
- Já no momento de fidelização, é possível criar um cartão fidelidade que deve ser retirado na loja física, válido apenas para compras no ponto de venda, por exemplo.
Essas são apenas algumas opções do que você pode fazer para integrar o O2O e trabalhar com uma estratégia de marketing multicanal e se atualizar em relação às tendências de marketing para o varejo.
Com isso, é possível aumentar suas possibilidades de vendas, com foco total no giro de estoque! Conheça mais aqui.
2. Social Media
Você está nas redes sociais? O seu cliente e 70,3% da população brasileira estão! Se a sua marca ainda não atua nas redes sociais, está na hora de começar a trabalhar com social media!
Além de conseguir interagir com centenas de pessoas de uma só vez, as redes sociais, como Facebook e Instagram (os mais populosos), permitem a captação de dados do consumidor, tais como:
- Localização;
- Sexo;
- Interesses.
E muitas outras informações que podem ser adquiridas de maneira fácil e rápida.
Utilizando a estratégia de marketing de conteúdo na fase de atração, você consegue mostrar o seu negócio de forma descontraída, despertando o interesse do consumidor, fazendo com que ele se identifique com a sua marca e comece a adentrar na jornada de compra.
3. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais efetivas para atrair clientes e acompanhá-los na jornada do consumidor, trabalhando com o marketing multicanal.

Desenvolver um fluxo de nutrição de e-mails segmentado de acordo com cada etapa da jornada do cliente, pode otimizar todos os processos na experiência do seu consumidor.
O e-mail marketing já é muito utilizado pelos varejistas para aumentar as conversões, melhorar o engajamento e otimizar o ROI, isso porque a estratégia tem baixo custo, consegue atingir milhares de pessoas e possibilita o bom relacionamento com o cliente.
Além de todos os benefícios que listamos até então, com o e-mail marketing é possível promover conteúdos altamente segmentados para atrair os clientes certos, na hora certa e com o que eles esperam. São diversas opções e oportunidades para se comunicar e engajar o seu cliente da melhor forma.
Com uma boa estratégia, você pode disparar e-mails para:
- Apresentar novos produtos;
- Dar boas vindas;
- Ensinar o consumidor sobre assuntos interessantes;
- Atestar as ações do consumidor em seu site.
E principalmente para converter. Além de ser possível trabalhar com a estratégia que é campeã de adeptos, o remarketing multicanal, que visa atingir aqueles clientes que já acessaram o seu conteúdo, visualizaram seus produtos, chegaram até a encher seus carrinhos mas, por algum motivo, não concluíram a compra.
Utilizando o remarketing multicanal com o e-mail marketing, você consegue segmentar pessoas que já se interessaram pela sua marca e possuem chances muito maiores de conversão.
4. Mobile marketing
De acordo com uma pesquisa do FGV, o Brasil tem atualmente 242 milhões de smartphones – sendo mais de 1 por pessoa, sendo que = 90% da população já está conectada à internet.
Você já deve imaginar, mas essa é uma das frentes mais importantes para atuar com o seu marketing multicanal. O mobile marketing deixou de ser algo para o futuro e tornou-se completamente atual. Essa é uma oportunidade de ouro para chegar até os seus clientes.
No que se refere à jornada do cliente, o mobile é uma ótima opção para criar um relacionamento próximo e natural com o consumidor, além de ajudar na hora da fidelização.
Você pode trabalhar, por exemplo, com SMS e Push notifications. Segundo dados divulgados pela All in, 90% das pessoas que recebem um sms, abrem as mensagens em no máximo 3 minutos após o recebimento. E mais, 50% dos consumidores que interagem com a marca via SMS realizam uma compra!
Quer saber outros benefícios?
- As compras através do mobile tem crescido constantemente;
- É possível segmentar o push notification de acordo com a localização do usuário;
- A comunicação é extremamente mais rápida.
Que tal começar a estruturar suas estratégias de sms e push notifications?
5. Anúncios online
Os anúncios online são mais uma opção para ajudar a guiar o cliente na jornada de compra. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa inglesa, GlobalWebIndex, os brasileiros passam mais de 225 minutos conectados.
Ao trabalhar com anúncios online, contamos com benefícios como:
- Impulsionar visitas ao seu site;
- Conseguir rastrear facilmente a fonte do tráfego.
Portanto, nada melhor do que atingi-los enquanto eles navegam no YouTube, nas redes sociais e em diversas outras páginas na web.
6. Vitrines digitais
Já pensou em atrair visitantes para a loja física de um jeito diferente? A vitrine digital extingue aquele modelo antigo de produtos catalogados com valores e etc.
A tendência de vitrine agora conta com painéis de LED que podem ou não ser interativos. Além de mostrar produtos, você pode colocar mensagens, convidar o consumidor a entrar em sua loja, inserir diversas artes e vídeos, por exemplo.
Esse tipo de vitrine normalmente trabalha com recursos como a projeção mapeada, que permite aplicar imagens em ângulos e proporções distintas para que sejam coerentes para quem as vê.
7. Vitrine Web
A vitrine web é um carrossel de imagens utilizado no e-commerce e é mais uma opção que pode ajudar na jornada do cliente omnichannel, além de manter as suas estratégias a estar sempre atualizado nas estratégias de marketing multicanal.
Com a coleta e análise dos dados e um estudo profundo do hábito de compras do seu consumidor, é possível definir quais são as melhores imagens para utilizar no carrossel, fazendo com que a tomada de decisão dos seus clientes seja ainda mais assertiva.
A dica de ouro!
Bastante informação, né? Mas agora que você já sabe tudo sobre a jornada do cliente, como mapeá-la e como aplicar o que encontrar em suas estratégias, temos uma última dica para você!
Uma maneira super eficiente de coletar os dados de seus clientes, organizá-los e implementar em suas campanhas é através de ferramentas de automação de marketing, como a All in!
Trabalhar com uma solução totalmente data-driven e focada em personalização e na experiência do cliente com sua marca vai fazer toda a diferença nos resultados da sua estratégia de marketing. Que tal conhecer mais?
Upon reaching 80% confluence, the cells had been switched to DMEM containing
2% horse serum to initiate differentiation for 4
days, with the medium being refreshed every different day.
After completing rigorous exercise, we measured LG
ranges within the liver and MG ranges in the gastrocnemius muscle.
Moreover, we measured the LA, CK, LDH, BUN, SOD, and MDA levels in the serum
using the required kits, following the manufacturer’s directions.
Hippocampal tissue homogenates were quickly prepared in an ice tub and centrifuged at
12,000 rpm for 10 min at four °C to gather the
supernatant.
Our quest for an efficacious pure MSTN inhibitor in the form of a small molecule or brief
peptide is ongoing. This part will give a brief understanding of screening
natural compounds (Figure 2) and designing quick peptides (Figure 3).
Sulforaphane (SFN), which is present in cruciferous vegetables, is a bioactive isothiocyanate that inhibits the activity of histone deacetylases (HDACs) (Myzak
et al., 2006). SFN considerably reduces MSTN expression in porcine MSCs and might
inhibit HDAC activities and DNA methyltransferase
expression (Fan et al., 2012). This is an open-access article
distributed under the phrases of the Inventive Commons Attribution License (CC BY).
While treating muscle wasting problems has presented quite a few difficulties and demonstrated restricted success, inhibition of MSTN
may provide a extra promising method to deal with other pathologies successfully.
In Distinction To situations like muscular dystrophy, sarcopenia, and most cancers cachexia, weight problems and diabetes correlate with elevated serum levels of MSTN [113].
A study surveying MSTN serum focus in human adults found a optimistic correlation between weight problems and increased MSTN, a
optimistic affiliation with insulin resistance, and a
negative correlation with insulin sensitivity [114].
This cause-and-effect relationship with insulin resistance
is supported by the observed increase in insulin resistance after injection of MSTN in mice [115].
Moreover, in high-fat diet-induced obesity-susceptible C57BL/6 mice, consumption of
high-fat feed led to a rise in MSTN expression, indicating that MSTN might play an important position in mediating obesity [116].
Furthermore, each kind 1 and type 2 diabetes patients were shown to have higher serum MSTN concentrations when compared to wholesome counterparts [117, 118].
The elevated MSTN ranges in obesity, insulin resistance, and diabetes suggest
that MSTN-targeted inhibitors can improve metabolic function and promote weight loss in obese people.
Additional research is required to totally elucidate the interactions between MSTN
inhibition and metabolic disorders. Fatigue has turn into increasingly common and vital with
societal progress and faster pace of life. Fatigue is a complex physiological and biochemical process
that happens when mind or physical strength reaches a certain stage1.
Complete RNA concentration was decided spectrophotometrically (SpectraMax 384 Plus and SoftMax Pro Software, SpectraDrop Micro-Volume Microplate, Molecular Units, San Jose, CA) by optical density (OD)
at 260 nm using an OD260 equal to forty μg/μl.
Reverse-transcription to synthesize cDNA was carried out with
one hundred ng of total RNA template using the qScript Flex cDNA Equipment following producer’s specs (Quantabio, Beverly, MA).
The familiarization session was primarily used to introduce the individuals to
the train protocol and to the exercise and testing instrumentation. The
participants sat on each cycle ergometer to be used for testing and the seat was adjusted
to the appropriate top in order that knee flexion was ~20–25 levels at full extension. The participant cycled towards no resistance
for a brief period to substantiate the right seat top.
MicroRNAs are a class of small non-coding RNAs that play a big function in regulating muscle metabolism, improvement, renewal,
and degeneration [114]. Latest analysis has established that miRNAs
play a role within the control of CKD-triggered muscle loss by
enhancing protein breakdown or hindering myogenesis. Muscle loss in the setting of CKD correlates with a discount in miR-26a,
whereas an elevated level of miR-26a mitigates CKD-triggered muscular atrophy via blocking the
FOXO1 transcription component [31, 115]. A discount in miR-29 levels ends
in the increase of YY1 transcription element operate, due to this fact impeding
myogenesis, whereas an elevated stage of miR-29
mitigates CKD-triggered losing of muscular tissues via
downregulating TGF-β, and YY1 axis proteins [116, 117].
Consequently, it’s unlikely that the constructive effects of elevated protein or vitality intake shall be achieved with out controlling
these factors [14]. Moreover, hormonal medications may depart various adverse results, like androgens which will trigger virilism and/or
worsening of atherosclerosis [133]. The synthetic androgenic agent nandrolone
and the human progress hormone (GH) can enhance lean physique mass.
Nonetheless, employing human GH is dear, and only male sufferers may gain advantage from nandrolone [134].
Conversely, other medications including antioxidant/anti-inflammatory brokers and appetite stimulants may be effective and promising.
C2C12 cells have been additionally cultured in a myogenic differentiation medium supplemented with Ac-MIF1 or Ac-MIF2-NH2 for 3 days.
Two molecules are epimers of every other once they have a minimum
of two asymmetric carbon atoms however differ by configuration at solely one of those carbons.
Primarily, epimers are equivalent molecules with the
identical asymmetric carbon atom (and its bonds) rotated in one other way in house
(see image beneath for reference). To get essentially the most out of the supplement, Enhanced Athlete recommends taking 1-2 capsules per day with food.
The pure muscle constructing supplement is free from artificial
fillers, dyes, chemicals, and deceptive proprietary blends, and is made within the Usa of America.
Curcumin significantly hinders proteolytic routes, including the calcium-dependent calpain, and cathepsin L path, suggesting that curcumin might impede
several proteolytic processes via its immediate influence on muscle catabolism [207].
The difficult condition of the sufferers assessed within the subsequent trial appears to be a confounding variable, attributed to inadequate bioavailability and quick metabolism
[202]. It is necessary to notice that extrapolating the proper curcumin dosage
for individuals from mouse research has proven difficult.
Statistical analyses had been performed by utilizing a separate 2 ×
2 (group × time point) two-way combined mannequin analyses of variance (ANOVA) for every criterion variable.
If a bunch by time level interplay existed, a separate one-way ANOVA
for each group and time level was carried out to find out easy major results.
All statistical procedures have been carried out using the SPSS Statistics 22.zero
software (IBM, Armonk, NY). Individuals warmed-up for 5 min at a piece rate equal to
seventy five Watts on the Velotron cycle ergometer (Racer-Mate,
Seattle, WA).
In the muscle tissue, extra glucose means more energy that enhances performance
and muscle building. It acts on granulosa cells to set off the discharge of
progesterone, minimizing the fluctuations in the menstrual cycle.
Studies centered on follistatin 344 as a possible cancer treatment counsel that it negatively affects sure
cancers such because the prostate, esophagus, and pores and skin (7).
Perhaps, probably the most ground-breaking findings of mice-based studies recommend that follistatin 344 may help in some specific kinds of
cancer treatment. Some myostatin inhibitors have progressed into clinical
growth as summarized in Table 1. There has
been progress in evaluating antimyostatin therapies in animal models of muscle losing
problems. Some applications have progressed into scientific development with preliminary outcomes exhibiting optimistic influence on muscle quantity.
The same investigator collected images throughout every visit
to avoid variability in stress amongst the pictures. These pictures had
been blinded to both group and time, and the CSA of vastus lateralis was analyzed utilizing the Polygon tracing software in ImageJ.
Epicatechin – Epigallocatechin gallate has been proven in research to inhibit the body’s production of
myostatin.
Whereas myostatin inhibitors like peptides and SARMs are gaining reputation, you
could also lower your myostatin ranges naturally by way of meals and dietary supplements.
And whereas the proof is both anecdotal or comes from animal fashions,
these pure options are nonetheless an excellent place to begin. Myostatin, also referred to as growth differentiation factor 8 (GDF-8), is a member of the TGF-beta
superfamily. Whereas that seems like the other of what you’re on the lookout for in your fitness
story, myostatin actually plays an important role in maintaining muscle homeostasis and preventing uncontrolled progress.
Topics were requested to take care of their normal food regimen throughout the study and weren’t allowed to ingest
any dietary complement that contained doubtlessly ergogenic vitamins.
Nevertheless, subjects have been permitted to ingest energy-based sports drinks, vitality bars, and protein powders offered that they
didn’t comprise any ergogenic vitamins. The reason for this was that
many resistance-trained athletes ingest these energy-based dietary supplements as a way to maintain up their really
helpful dietary intake of calories.
As previously talked about, clinical studies of the soluble receptor ramatercept have been prematurely halted because
of important opposed effects, corresponding to nosebleeds, gum bleeding, telangiectasia, and erythema.
These adverse events had been attributed to the unintended cross-inhibition of BMP9 and BMP10, important ligands involved in endothelial
cell function [12]. Future research and growth efforts for MSTN inhibitors ought to prioritize specificity to mitigate off-target results and enhance
efficacy. Two recent studies, performed in mouse models of most cancers cachexia, have examined the consequences of myostatin inhibitors on bodily efficiency and muscle perform, constructing on previous information that confirmed optimistic results on muscle mass
[30,31]. A myostatin antibody in the same model was in a place to utterly abrogate the tumor-induced discount in complete muscle
pressure in varied limb and diaphragm muscle tissue [33▪].
The outcomes of those latest studies are encouraging as the value of
myostatin inhibitors to cancer sufferers exhibiting muscle
losing is in the end to have an result on useful performance by way of elevated muscle function.
Some widespread names for ecdysterone embody ecdisten, ecdysone, isoinokosterone, 20-hdroxyecdysone and β-ecdysterone.
Despite these potential benefits, no research has supported these
claims in human fashions. Another class of MSTN
inhibitors is fusion proteins, typically within the type of soluble activin receptors, which
act as ligand traps by binding MSTN and stopping its additional interactions.
Acceleron, now owned by Merck, first introduced ligand traps to scientific trials
with ramatercept in 2008. Ramatercept is a fusion protein consisting of human IgG linked to the extracellular domain of ActRIIB,
performing as a soluble form of ActRIIB, which binds MSTN and other TGF-β members.
In a section 1 trial involving ladies, whole muscle volume (TMV) was improved by roughly 5.1%
following a single injection of three mg/kg
[62].
Its results are influenced by complicated mechanisms including transcriptional and epigenetic regulation and modulation by extracellular binding proteins.
Due to its actions in selling muscle atrophy and cachexia, myostatin has been investigated
as a promising therapeutic target to counteract muscle mass loss in experimental models and sufferers affected by totally different muscle-wasting circumstances.
Furthermore, growing proof signifies that myostatin, past to regulate
skeletal muscle development, may have a task in many physiologic and pathologic processes,
corresponding to weight problems, insulin resistance, cardiovascular and chronic kidney disease.
People claiming the capability to raise greater weights have
reported improved efficiency in exercises such as bench presses.
Some users have even claimed deadlift enhancements of
as much as 50 pounds while using YK11. Promising to boost absorption of
epicatechin by as a lot as 200 to 600%, Ep1logue by Olympus Labs guarantees to assist enhance circulation to your muscular tissues during your exercises for optimum vascularity, vitality, and
performance. Reviewers have noticed positive effects with a
wide selection of coaching stimuli and rep ranges. There have
been virtually no epicatechin unwanted effects reported in the literature,
so it is thought of a safe supplement for any healthy grownup, together with women. Women, just make
certain you select an epicatechin supplement that is free of any
testosterone boosters. We wish to thank the themes that participated on this research and the laboratory assistants within the Train &
Sport Diet Lab (ESNL) who assisted with data collection and analysis.
When patients have tight muscles, it becomes troublesome to fully tackle subluxations/misalignment.three They often come back reporting, “I don’t appear to carry my adjustment.” Therefore, it is critical to address muscle well being
in sufferers. CocoaVia® makes use of the patented Cocoapro® process that preserves majority of the phytonutrients in cocoa beans.
The results proved that CocoaVia® promotes many well being advantages similar to improved cardiometabolic perform.
Our favourite epicatechin supplement for total well being and longevity isCocoaVia®.
It has the very best amount of cocoa derived pure epicatechin in comparability with different dietary supplements and in addition contains many extra useful compounds from cocoa similar to cocoa flavanols and theobromine.
That additionally provides about 80 mg of epicatechin – one of many highest concentrations amongst pure dietary supplements.
The impact on skeletal muscle growth is amongst the major causes for the massive interest for epicatechin lately.
One examine was in a position to determine that epicatechin from darkish
goodies inhibits myostatin. Low levels of myostatin protein are desirable because it
leads to increased ability to build skeletal muscle mass.
Phenolic compound resveratrol has anti-inflammatory and antioxidant properties that
encourage the production of more antioxidant-related enzymes and activate transcription elements like NRF2
[189]. As a result, it might hinder the degradation of proteins, which is primarily attributable to the angiotensin I
and II routes, and phorbol ester by way of minimizing the expression of MAFbx, MuRF1,
and NF-κB [190]. Furthermore, elevated NRF2 gene expression has been linked to the regulating of pro-inflammatory cytokines,
primarily IL-6 and TNF.
It is a monoclonal antibody with an IgG4 Fc domain designed for sarcopenia
and inclusion physique myositis (IBM) remedy.
Trevogrumab targets MSTN in its mature, latent, and pro-forms with out cross-reactive binding to GDF11 [57].
Apitegromab, developed by Scholar Rock, specifically targets MSTN in its
latent kind by stabilizing its conformation, thereby preventing access to prodomain protease cleavage sites [58, 59].
Apitegromab has proven efficacy in increasing muscle mass and function in mouse models of spinal
muscular atrophy (SMA) [60].
When it comes to attaining remarkable muscle development and strength, science has uncovered some thrilling avenues, and they lead straight to myostatin inhibitors.
Myostatin, the protein responsible for limiting muscle
progress, can be successfully regulated with the assistance of
dietary supplements like Leucine, HMB, and creatine.
Researchers from Auburn University within the United States shed light on this groundbreaking discovery in their examine printed in the
Journal of the International Society of Sports Vitamin.
When administered to a mouse MD model that exhibited
high MSTN mRNA ranges, FS extract reduced these ranges in a dose-dependent manner (Kim et al.,
2015). MSTN is translated as a precursor protein, which undergoes several proteolytic processing occasions that outcome within the formation of active,
mature MSTN (Qian et al., 2015). Initially, the amino(N)-terminal signal sequence is removed by a sign peptidase to kind Pro-MSTN,
and dimerization follows as a outcome of disulfide bond formation close to carboxy(C)-termini.
Subsequently, furin cleaves the dimer at its
proteolytic processing site RXXR website. C-terminus cleavage leads to an N-terminal propeptide with
an N-linked glycosyl group and a receptor-binding area
on the C-terminal. Latent MSTN complex varieties when the N-terminal propeptide binds the C-terminal
area noncovalently through an important peptide sequence,
which prevents MSTN from binding to its receptor. In the
final stage, BMP-1/TLD cleaves the propeptide, which ends up in the discharge of mature MSTN.
Myostatin inhibition did not lead to any measurable increase in Akt activation, which is an upstream regulator
of FoxO transcription factors65,sixty six, nor did
it lead to an increase in p-p70s6K/p70s6K, which indicates increased protein synthesis31.
It is noteworthy that the expression of those proteins was measured within the TA,
which confirmed probably the most robust response to myostatin inhibition. But
in HS, this muscle is subjected to chronic stretch which is hypertrophic in immobilized limbs67.
Evaluating a shortened muscle (e.g., the gastrocnemius) would
have been informative; nonetheless, we now have beforehand
proven similar expression of atrogenes in both the TA and gastrocnemius after 14 days of HS.
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