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Estratégias para otimizar suas campanhas de Email Marketing

O email marketing é uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento de estratégias comerciais, além disso, proporciona para a empresa um canal de relacionamento com os clientes. Mesmo o email marketing sendo uma ótima ferramenta, é preciso saber usá-la.

*Any Zamaro
O email marketing é uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento de estratégias comerciais, além disso, proporciona para a empresa um canal de relacionamento com os clientes. Mesmo o email marketing sendo uma ótima ferramenta, é preciso saber usá-la.

Uma estratégia bem definida é que garante o sucesso de suas campanhas, por isso fique atento as dicas:
1) Email Personalizado
O email personalizado é aquele que chama o cliente pelo nome, seja no subject e/ou no próprio corpo da mensagem. É uma forma de estabelecer proximidade com os contatos de sua base e, além disso, mostrar que você sabe com quem está falando.
2) Teste ABCDE
Quando o destinatário recebe seu email, é o subject quem vai fazê-lo abrir ou não esta mensagem.  Pensando nisso, a melhor estratégia é o teste ABCDE. Assim,  você pode testar até cinco subjects diferentes antes de fazer o envio final. Definir o subject da sua mensagem é um dos passos mais importantes dentro do processo de criação de uma campanha. Você precisa pensar em todas as possibilidades de um subject atrativo, objetivo e de fácil entendimento pelo destinatário.
3) Segmentação
Além do email personalizado, com o nome do destinatário, outra estratégia é a segmentação! Através dela, você envia emails de conteúdo extremamente relevante para quem recebe. Após segmentar sua lista com base no comportamento de seus contatos, você passa a conhecer suas preferências e assim pode oferecer aquilo que realmente interessa..
Quando o usuário efetuar uma compra através do seu email marketing, mande uma outra mensagem após alguns dias, ofertando ou simplesmente divulgando produtos relacionados àquele que ele comprou anteriormente. A chance deste usuário adquirir um produto complementar à compra anterior é muito grande.
4) Resgate de clientes
É comum, por meio da segmentação, enviar email de acordo com o comportamento da sua base. Através de campanhas de email marketing direcionadas, também é possível resgatar clientes que não compram mais em sua loja virtual, por exemplo. É possível até mesmo estreitar o relacionamento com usuários que não clicam mais em sua peça.
Uma dica para emails com esta finalidade, é oferecer um desconto diferenciado para que o usuário efetue uma compra em seu site. Os usuários tendem a comprar um determinado produto, caso seja oferecido um desconto ou uma oferta especial.
5) Divulgar conteúdo nas Redes Socias
Imagine a seguinte situação: Você envia 1 email para 1 pessoa, esta mesma pessoa clica no ícone de compartilhar seu email no facebook dela, com 500 amigos. Destes 500 amigos, 300 visualizam a postagem e conseguem abrir sua peça de email, via browser. Você pode nem ter pensado nisso, mas acabou de criar um viral! Dezenas, centenas de pessoas compartilhando o conteúdo de seu email marketing nas redes sociais.
Por isso, deixe os ícones das principais redes sociais presentes em sua peça de email, isso facilitará o compartilhamento de sua mensagem.
6)Templates otimizados para Mobile
Segundo a Return Path, 34% dos usuários acessam os emails através de um dispositivo móvel, seja celular ou através de um tablet. Essa afirmação evidencia cada vez mais a importância de disponibilizar uma versão mobile de sua campanha para os usuários.
Neste cenário, você tem duas opções:
A. Segmentar sua base para saber quem abre suas mensagens através de um dispositivo móvel, nesta situação, você deve enviar um email completamente otimizado, com poucas imagens, textos curtos e objetivos, ou seja, a mensagem deve ser passada rapidamente e de forma mais objetiva possível.
B. Disponibilizar em seu template padrão, aquele visualizado pelos usuários via browser, um link “Versão mobile”, e só quando o usuário clicar nesta opção, é que abre a versão otimizada. Desta forma, você consegue atender ás preferências de todos os usuários.
Aproveite essas dicas e mãos à obra!
*Any Zamaro – Coordenadora de produto da All In Mail

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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