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Definir o melhor horário para envio de email é uma questão de análise

Muito tem se falado sobre horários para envio de email marketing no mundo do e-commerce, porém, pouca atenção se tem dado ao planejamento do momento ideal para o envio. Quaisquer ações de relacionamento e comunicação com clientes levam em consideração o melhor horário para sua realização.

Muito tem se falado sobre horários para envio de email marketing no mundo do e-commerce, porém, pouca atenção se tem dado ao planejamento do momento ideal para o envio. Quaisquer ações de relacionamento e comunicação com clientes levam em consideração o melhor horário para sua realização. Esta é uma questão que também deve ser planejada no email marketing de forma que a mensagem seja entregue em um momento oportuno, em que a caixa de emails do destinatário não esteja cheia, evitando a disputa de atenção com os inúmeros emails que chegam diariamente.
A escolha do melhor horário para enviar email marketing é um planejamento complexo e deve estar diretamente ligada à rotina do público alvo e seu comportamento como leitor de emails. Segundo uma pesquisa realizada pela Informz, empresa norte-americana especialista em soluções de email marketing, após analisar 600 milhões de emails enviados por médias e grandes empresas de países como Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, apontou que mensagens enviadas durante período da manhã apresentaram uma taxa média de abertura de 39,2%, à frente daqueles enviados ao meio-dia (33,9%), no final da tarde (32,1%) e à noite (32%), o que faz sentido, segundo a coordenadora de produto da All In Mail – plataforma de email markteting do grupo All in – Any Zamaro. “É pela manhã que os profissionais estão mais disponíveis para acessar seus emails, o que não é uma regra a ser seguida, mas uma dica para que testes sejam realizados. Pois o que deve ser levado em conta é o seguimento em que atua, que tipo de produto está oferecendo e qual é o objetivo do envio de cada mensagem”, ressalta a coordenadora.
Para saber se os emails estão sendo entregues de acordo com a preferência dos consumidores, são necessários testes e comparações de relatórios pós-envio. Algumas empresas de e-commerce possuem rotinas diferenciadas para campanhas, por fazerem parte de segmentos diferentes. Para Any, é importante para a empresa que decide trabalhar com email marketing escolher uma ferramenta de envio que possibilite monitorar diferentes dados. “Dados como horário de abertura, quantos cliques, de onde clicaram (geolocalização) são importantes. Quanto maior o número de relatórios, melhor. Desta forma as empresas conseguem analisar o melhor horário de envio de uma determinada campanha pra uma determinada base”, enfatiza.
Por outro lado, a executiva alerta que, além do horário, as empresas precisam levar a sério o planejamento de suas campanhas. “Sempre aconselhamos nossos clientes a traçarem uma meta e planejarem as ações. O envio de uma campanha não pode ser feito sem planejamento, email marketing sem planejamento resulta em tempo e dinheiro perdido. O planejamento começa pela definição do tipo do email, se será envio comercial, comunicados ou newsletter. Depois é preciso definir o público-alvo da campanha, desenvolver o template do email (o que inclui design e HTML), elaborar um subject atrativo e, uma dica importante, é realizar teste AB para o subject. Um email com subject atrativo gera muito mais aberturas. Com os resultados das primeiras campanhas, é possível planejar as próximas e ajustar algum detalhe”, conta.
Matéria publicada originalmente no Ecommerce News
Leia na íntegra em http://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/definir-o-melhor-horario-para-envio-de-e-mail-e-uma-questao-de-analise-afirma-executiva

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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