Escrito por 09:07 Estratégias

Como o carnaval pode influenciar suas campanhas de e-mail marketing?

No Brasil, não é raro ouvirmos que o ano só começa depois do Carnaval, mas se você não gosta de perder tempo, fique atento, pois existem muitas oportunidades para sua empresa lucrar enquanto o clima de festa domina o público.

No Brasil, não é raro ouvirmos que o ano só começa depois do Carnaval, mas se você não gosta de perder tempo, fique atento, pois existem muitas oportunidades para sua empresa lucrar enquanto o clima de festa domina o público.

carnaval

Para alcançar resultados positivos, é preciso ter em mente que tradicionalmente o mês de fevereiro, por si só, simboliza uma retomada da economia já que tanto para o comércio físico quanto para o online janeiro sempre apresenta vendas fracas. Isso porque o primeiro mês do ano vem carregado de tributos, impostos e outros gastos, como IPVA, IPTU, DPVAT, matrículas e materiais escolares. Sem contar os gastos fixos do mês, acrescidos da fatura do cartão de crédito que costuma vir recheada pós-festas de fim de ano!
Após o sufoco de janeiro, o mês de fevereiro costuma surgir como um respiro. O “mês do carnaval” está se firmando como grande oportunidade para que as empresas atraiam os consumidores e é neste momento que os profissionais de e-mail marketing precisam estar a postos, prontos para fazer você vender mais.
Dicas para fazer a festa
Embora o carnaval seja o foco de muitos, uma pesquisa realizada pelo Instituto Sensus com cerca de 2 mil pessoas revelou que 57,4% dos brasileiros não apreciam tanto assim a festa. Esse dado acaba sendo precioso, porque indica outro caminho para explorar: mensagens com o tom “fuja da folia”.
É preciso pensar nesse público que já deve estar cansado das promoções relacionadas à comemoração para oferecer conteúdos diferenciados.. É claro que isso varia de acordo com o seu negócio, mas você pode pensar em disponibilizar alternativas como: descontos em viagens para casais ou grupos em hotéis fazenda, dicas de filmes, Box de seriados, livros, etc.
Ainda pensando nesse público mais caseiro, através da segmentação você pode elencar aquela base de clientes que sempre clica em produtos gourmet por exemplo. Anuncie preços atrativos somados a qualidade. Dê ideias, como uma reunião entre amigos no conforto do lar com um menu especial – um carnaval ao som de outros ritmos e sabores sempre pode se tornar algo memorável.
Mas é claro que não podemos nos esquecer dos foliões. A última dica vai para atingir aquele público que curte passear no feriadão, dançar nos clubes, bronzear-se nas praias ou batucar na avenida. Se você comercializa itens indispensáveis nesta época, como repelentes, protetores solares, perfumes nacionais ou importados e preservativos; instrumentos musicais; lingeries, t-shirts, peças íntimas; ou oferece pacotes de viagem… Não existe momento mais interessante para abordar seus clientes utilizando o e-mail marketing!
Um discurso envolvente com layouts temáticos tanto no site quanto nas mensagens enviadas também pode ajudar. Não se esqueça do remarketing, recurso que poderá auxiliar aqueles que não morderam a “isca” e da tática da contagem regressiva, calculando quantos dias faltam para o Carnaval.
Porém, Não limite-se ao carnaval, fevereiro traz a valiosa oportunidade de reforçar o primeiro contato do ano, que independerá de sazonalidade. Toda época é época de vender – basta saber aproveitar as oportunidades.
Victor Popper é CEO da All In

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Tags:, , Última modificação: 30 de outubro de 2020
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