Homem preparado para entender o que são ações de marketing

Escrito por 15:34 Estratégias, Marketing Digital

Ações de marketing: tudo que você precisa saber sobre o tema!

O mundo está conectado, as empresas estão, cada vez mais, migrando para o digital e tornando o online seu grande triunfo na corrida pela relevância e pelo destaque em meio a um mercado amplo e cheio de possibilidades. E é nesse cenário que as ações de marketing também ganharam protagonismo.

Pense em uma marca, qualquer uma… Se alguma empresa veio a sua mente, provavelmente, ela já fez alguma ação de marketing que chamou sua atenção, desde as grandes, até a loja de biquínis do seu bairro – e sabe o mais curioso? 

Você pode nem ter percebido que o que te chamou a atenção foi uma ação de marketing, por isso, preparamos esse conteúdo para te explicar mais sobre essas ações, a importância e algumas dicas para te ajudar nessa construção de criatividade, inovação e resultados. Vamos lá? 😎

O que são ações de marketing online

Gráficos e moedas representando retornos de ações de marketing.

Curioso para entender exatamente o que são ações de marketing? A All iN já resolve isso!

As ações de marketing são estratégias contempladas dentro do seu planejamento de marketing com o objetivo de ampliar a mensagem da sua marca, aumentar o reconhecimento da empresa, gerar engajamento ou até aumentar as conversões – são diversas oportunidades para você se planejar.

Elas podem ser offline ou online e trabalham de forma complementar para atingir o objetivo da marca, por exemplo: estratégias de social media aliada a blogposts, SEO e GoogleAdWords e marketing de conteúdo com Facebook Ads; todas essas são ações de marketing online e que podem trabalhar integradas para contribuir com a marca, os kpis e objetivos desenhados no planejamento de marketing.

Qual a real importância de elaborar ações de marketing?

As ações de marketing, principalmente no mundo online, funcionam como uma das maneiras mais efetivas de criar campanhas de sucesso, conversar com o consumidor e melhorar a percepção da marca para o público.

É através delas que as empresas ampliam suas mensagens e trabalham para entregá-las para os consumidores ideais de forma criativa e efetiva. Quer conferir outros benefícios de trabalhar com ações de marketing? Então anota aí:

  • Amplia a mensagem da marca e melhora a divulgação;
  • Ajuda a fortalecer a imagem da marca;
  • Melhora o relacionamento com os clientes e leads;
  • Gera novos leads e visitantes;
  • Aumenta as chances de conversão e a identificação de novas oportunidades;
  • Permite uma visão mais detalhada do próprio negócio;
  • Ajuda a fidelizar os clientes.

Se você ainda não implementou as ações de marketing em seu negócio, é hora de rever sua estratégia e começar a trabalhar com as melhores práticas do mundo online.

E agora? Como elaborar ações de marketing?

Homem subindo em gráfico demonstrando avanços conquistados com ações de marketing.

Planeje ações de marketing relevantes para sua empresa e seu público e garanta resultados positivos.

Agora que você já conhece os benefícios, quer saber mais sobre como elaborar e implementar as ações de marketing? Então vamos lá, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar nesse processo.

Defina seus objetivos

Antes de elaborar uma ação de marketing, você precisa saber qual o seu objetivo com ela. Você quer aumentar sua presença de marca, gerar engajamento, trabalhar com conversões? É fundamental detalhar o objetivo da campanha, você pode trabalhar, inclusive, com pequenos marcos como submetas. 

Conheça o seu público

Para quem você está fazendo uma ação de marketing? Não dá para atingir uma pessoa que você não conhece, por isso, é fundamental conhecer o seu público-alvo e ter sua persona detalhada para entender o que a atrai, quais suas dores, necessidades, desejos e até mais especificamente, qual linguagem utilizar, quais canais, formatos, etc.

Planeje

O planejamento é item indispensável para quem quer elaborar ações de marketing. Ele é quem vai reunir todas as informações sobre o seu público, objetivos e quais ações te ajudarão a atingir suas metas. Além de ser um documento que ajuda a guiar as ações, o planejamento tem o papel de garantir que todo o time esteja integrado sobre o que e como é preciso fazer antes, durante e depois das ações. Não deixe para depois, invista em um planejamento minucioso!

Monitore

Essa fase também precisa estar explícita no planejamento: como você vai acompanhar se as suas ações estão atingindo os resultados esperados? É mais do que fundamental acompanhar todo o processo de perto, garantindo que não há nada de errado e que se for necessário fazer um ajuste de rota, você conseguirá fazê-lo em tempo hábil. O monitoramento dos resultados é uma das formas mais eficientes para entender a performance das ações.

Esses são 4 pilares essenciais para elaborar ações de marketing, mas você sabe quais as mais populares no mundo digital? Confira e veja quais se adequam melhor ao seu negócio e sua estratégia.

  • SEO: otimize o seu site para que os motores de buscas, como o Google, encontrem ele mais facilmente e facilite a busca dos usuários;
  • Marketing de conteúdo: gere conteúdo de valor para o seu usuário: ensine, inspire, motive, ajude-o com um conteúdo relevante.
  • Blog: aproveite o canal para gerar conteúdos mais densos e atemporais para contribuir com a jornada de aprendizagem dos visitantes;
  • E-mail marketing: engana-se quem pensa que o e-mail marketing não é mais utilizado como ação de marketing. A estratégia ainda contribui muito para a nutrição de contatos e até como forma de divulgação de ações promocionais e de marketing;
  • Redes sociais: as queridinhas do mundo todo. Não dá para falar de digital, sem pensar em redes sociais. Capriche no conteúdo e lembre-se que as redes são sociais, então é mais vantajoso promover interações e engajamento do que vendas nesses canais;
  • Tráfego pago: atraía clientes em potencial de maneira assertiva e eficiente com campanhas direcionadas, de acordo com o seu investimento.

A sua empresa já trabalha com algum tipo de ação de marketing? Qual? Compartilhe com a gente nos comentários. E, se ainda não trabalha, quais dessas você acha que mais se adequa ao momento do seu negócio

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Última modificação: 5 de abril de 2022
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