Empreender atualmente vai muito além de definir um nicho de mercado ou trabalhar uma estratégia ou comunicação direcionada. Além de escolher a melhor plataforma, criar sua loja, controlar estoques e preços e criar processos, é necessário ter cuidado com possíveis fraudes na sua loja virtual.
Pensando nisso, separamos 5 dicas essenciais especialmente preparadas pelos especialistas da Clear Sale para te ajudar a escolher esse serviço da melhor maneira possível.
1 – Sempre peça informações sobre índices de aprovação e chargeback
Para ter segurança em relação ao serviço contrato é importante ficar atento com algumas informações básicas, como:
– Peça referências dos índices de aprovação e reprovação que a empresa atinge no seu segmento;
– Questione sobre a diminuição das taxas de chargeback. Ou seja, o cancelamento de uma compra online realizada através de cartão de débito ou crédito. Fique atento à taxa de aprovação total;
Lembre-se fraude é um evento raro (apesar de custoso), portanto baixas taxas de aprovação podem significar baixa eficiência da análise de prevenção à fraude.
2- Como e com qual agilidade este fornecedor calibra a sua performance?
Fraudadores investigam continuamente novas brechas para atuar, ou seja, conseguem criar rapidamente modelos de transação cada vez mais autênticos. Sendo assim, caso o serviço antifraude não tenha mecanismos para identificar antecipadamente novos comportamentos, o impacto financeiro em seu negócio ganha maior proporção.
Por isso é primordial consultar quais ferramentas ou procedimentos aquele serviço antifraude utiliza para descobrir se a análise que ele oferece está apresentando uma boa performance com curta periodicidade. Como, por exemplo, ter pessoas que analisam manualmente uma amostra de pedidos que o modelo estatístico aprovou automaticamente. Essa prática permitiria antecipar novos comportamentos de ataque.
Caso o fornecedor não tenha preocupações neste quesito, atente-se! Pois, o acumulo de tempo para descobrir ações fraudulentas se transforma em acumulo de perdas para você.
3- Investigue qual é o nível de conhecimento do fornecedor sobre o seu segmento
Para saber se o fornecedor escolhido tem experiência em relação ao seu segmento, peça uma relação de clientes que o mesmo esteja analisando. Dessa forma, você terá uma noção de sua base de dados e também saberá se você é um caso experimental ou não.
Empresas que atuam com vendas de produtos de alto risco, como games, celulares e eletrônicos em geral, devem se preocupar muito com o know how que aquele fornecedor detém, pois poucos erros já podem lhe custar muito caro.
Caso o seu negócio não tenha um tamanho expressivo ou atue com estes segmentos, cuidado! Mínimos detalhes fazem total diferença na hora de fechar o contrato, podendo impactar em grandes perdas futuramente. Sua conta jamais deve ser feita apenas sobre o valor mensal pago ao fornecedor.
4- Socorro, cálculos!
Ao pedir todos os números necessários (que basicamente devem ser os indicadores de perda e reprovação previstos, além do custo total da ferramenta) não saia correndo! Analisar números é muito importante e você não precisa fazer isso sozinho.
Sempre pergunte ao antifraude se ele tem algum simulador de resultados ou pode juntar aqueles números e fazer as contas junto com você. Enxergar todos os pontos que podem lhe dar lucro ou prejuízo, e o resultado desta equação com qualidade, com certeza lhe darão a clareza necessária para visualizar seus possíveis ganhos e perdas não só na hora do acordo, mas sim ao decorrer da relação.
5- E o pós-venda como fica?
Se tem um ponto que geralmente é um dos últimos a serem lembrados quando fechamos um serviço antifraude é o pós-vendas. Saber como será o relacionamento com quem se contrata é essencial, pois se houver qualquer tipo de problema com sistema, serviços prometidos x serviços oferecidos, dúvidas sobre pagamentos, performance de score, qualquer coisa, quem vai te ajudar?
Analise o máximo de pontos possíveis que possam gerar um contato com o SAC ou seu gerente de relacionamento como: quais são os horários de atendimento, eu terei suporte a X ou Y tipo de problema, terei um gerente de relacionamento, caso não tenha: quais serão os canais de atendimento, receberei visitas periódicas para reavaliação de resultados, entre outras.
Sane todas as dúvidas possíveis, pois tempo é dinheiro e resoluções ágeis e de qualidade são essenciais.
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